sexta-feira, 12 de abril de 2013

DANIELA MERCURY QUER CASAR EM PORTUGAL

Daniela Mercury, que na semana passada deu dois concertos em Portugal e divulgou publicamente a sua relação homossexual com a jornalista Malu Verçosa, afirmou em entrevista à revista “Visão” que planeia oficializar essa relação em Portugal.
 
Capa do i 
As uniões entre pessoas do mesmo sexo não são reconhecidas no Brasil e a cantora pondera fazer uso da nacionalidade portuguesa, que obteve por via do pai português, para cumprir esse desejo.
 
Apesar de ter trocado alianças com a namorada em Paris, a cerimônia foi apenas simbólica, por isso Daniela Mercury pretende realizar o casamento em Portugal, que legalizou os casamentos homossexuais em 2010.

 iINFORAMAÇÃO - PORTUGAL

 GAZETA SANTA CÂNDIDA,JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

VIÚVA PRESSIONA RICHA POR REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

 O governador Beto Richa foi "emparedado" pela empresária Luciney de Souza, viúva de José Luiz de Souza, proprietário do Depósito São Marcos, assassinado dia 28 de março, durante sua visita à Exposição Agropecuária de Londrina. Assim que desceu do carro, Richa foi abordado por Luciney. 

Ela pediu o apoio de Beto ao projeto de redução da maioridade penal no Brasil, de 18 para 16 anos. "Quero que o senhor vá junto comigo a Brasília (defender o projeto)", disse a viúva.

Ela estava acompanhada por familiares e pelo deputado  estadual Tercílio Turini (PPS). Em resposta, o governador disse que a apoiaria, mas, ao ser questionado se defende a medida, ficou em cima do muro. "Não tenho juízo formado", respondeu. 
 Durante entrevista coletiva na sequência, o governador contou que se solidarizou com a viúva. "Foi um crime que chocou Londrina e o Paraná", afirmou. Ressaltou, no entanto, que a Polícia prendeu e apreendeu todos os participantes no crime. A quadrilha era formada por três menores e três adultos. "Foram três latrocínios neste ano na cidade. E todos os criminosos foram presos", declarou.

Beto afirma que está avaliando a proposta da redução da maioridade penal. "Mas é um assunto polêmico e complexo. A sociedade e o Estado também precisam assumir seu papel de garantir o futuro das crianças", ressaltou. Na conversa com Luciney de Souza, ele havia dito que quer implantar o ensino integral em 100% das escolas do Estado.

Na mesma solenidade, a viúva cercou o prefeito Alexandre Kireeff (PSD) para fazer o mesmo apelo. Kireeff pediu a um assessor para agendar audiência com Luciney de Souza. Questionado se apoia a redução da maioridade penal, o prefeito foi sucinto: "Tenho uma outra proposta. Vamos conversar a respeito", disse.
 Nelson Bortolin - Equipe Folha de Londrina e Gazeta do Santa Cândida
GAZETA SANTA CÂNDIDA,JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

GOOGLE DEIXA UTILIZADORES DECIDIREM O QUE FAZER COM OS DADOS APÓS A MORTE Adilson Moreira www.gazetasantacandida.blogspot.com O sistema permite definir um período de tempo de inatividade, após o qual os dados podem ser apagados ou passados para pessoas escolhidas pelo utilizador.

O sistema permite definir um período de tempo de inatividade, após o qual os dados podem ser apagados ou passados para pessoas escolhidas pelo utilizador. 


                     O legado digital não inclui conteúdo da loja online, como livros e música 


                                                                                   Imagem: Kimihiro Hoshino/AFP
 
O Google criou uma funcionalidade para que os utilizadores possam determinar o que acontece com os dados e o conteúdo que têm nos vários serviços da empresa quando morrerem ou quando, por outra razão, estiverem muito tempo sem aceder à conta.
O sistema permite aos utilizadores definirem um período de tempo de inatividade nos serviços do Google – três, seis, nove ou 12 meses –, após o qual os dados podem ser apagados ou passados para pessoas escolhidas pelo utilizador. Em qualquer dos casos, é enviado um SMS para o número que o utilizador eventualmente tenha associado à conta do Google e um email para os endereços alternativos que tenha indicado.
A conta do Google permite ceder a um leque de serviços: o Gmail, a rede social Google+, a plataforma de blogues Blogger e o sistema de armazenamento e edição de ficheiros Google Drive. Outros serviços, como o motor de busca e o YouTube, podem ser acedidos sem uma conta, mas são personalizados caso o utilizador esteja registrado.
Capa do PúblicoSe tiverem sido designados herdeiros do espólio digital, estes não poderão usar o serviço como se fossem o utilizador, mas têm acesso a alguns conteúdos. A funcionalidade surge numa altura em que a comunicação à distância é quase só digital e, em muitos casos, não há cartas e outros elementos físicos que sejam recordações para amigos e família.
De fora do legado, porém, ficam os livros, música e outros conteúdos comprados na loja online do Google – nestas compras, explicou a empresa, o utilizador compra uma licença para ouvir a música ou para ler o livro, que não é transmissível.
 

quarta-feira, 10 de abril de 2013

RICHA ASSINA ACORDO COM MICROSOFT

Agora há pouco no Rio de Janeiro, o governador Beto Richa assinou acordo com a Microsoft que ofertará ao Paraná programas e conteúdos de capacitação em tecnologia da informação e plataformas de aprendizagem virtual. A cooperação não implica em qualquer custo ao Estado. “O Paraná dá mais um passo na busca da modernidade e inovação. Este protocolo promoverá oportunidade de qualificação aos paranaenses e a uma melhor comunicação entre alunos e 
 professores na rede estadual de ensino”, disse Richa.

 
No Copacabana Palace, Richa participa do Fórum de Líderes de Governo na América Latina e Caribe e ainda fará uma palestra dentro da programação do fórum no painel temático Crescimento Econômico e Cidades, amanhã, às 10h25. “A Microsoft busca a qualificação, promoção e a inovação focada principalmente no público jovem. O mercado requer um profissional qualificado e a parceria tem esse objetivo de prepará-lo para a inserção profissional e para o empreendedorismo”, afirmou o presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA GARANTE VIDA MELHOR PARA 3.171 FAMILIAS DO PARANÁ

O programa do Governo do Estado de regularização fundiária já atendeu 3.171 mil famílias em dois anos. Neste sábado (06), o governador Beto Richa entregou mais 770 títulos de regularização de propriedade para famílias dos jardins Ouro Fino e Jacarandá, em Paranaguá. A ação faz parte do programa Minha Terra Paraná e teve investimentos de R$ 3,8 milhões, por meio de parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O objetivo do programa é reduzir a desigualdade social e conceder mais dignidade e cidadania às famílias. Com a regularização, os proprietários poderão realizar melhorias em suas casas e ter acesso a infraestrutura da região, como saneamento, energia elétrica, pavimentação asfáltica, entre outros. “A titularidade dos imóveis garante à população a tranquilidade de ter seu pedaço de terra. Outras famílias aguardam essa regulamentação e o governo irá continuar trabalhando para atendê-las”, afirmou Richa.


O governador adiantou que, em breve, o Governo irá reconhecer mais de 600 propriedades na Ilha do Mel. “Queremos que a população tenha orgulho de um governo que cuida do seu povo”. Richa reafirmou o compromisso de investir na região litorânea, principalmente os jardins Ouro Fino e Jacarandá, com mais infraestrutura viária, escolas e unidades de saúde.

DESENVOLVIMENTO – De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Jardim Ouro Fino, José Dilson Oliveira, a regularização é um marco histórico para o início do desenvolvimento econômico e social para a região. “Temos muitos problemas de infraestruturas aqui, que serão agora resolvidos com a regularização”, avaliou. Oliveira recebeu a titulação do terreno que vive faz 15 anos.

Francielize de Morais, professora municipal, mora há 20 anos com sua família no Jardim Ouro Fino. Ela recebeu o título de sua propriedade e destacou a luta histórica da população. “É a realização de um sonho, um importante acontecimento que marca minha vida. Agora, posso planejar o futuro e deixar uma herança para minha filha”, disse emocionada. “O governo foi muito sensível com nosso problema e nunca mediu esforços em nos atender”, concluiu.

Vilmar Pereira de Almeida, morador e comerciante do Jardim Ouro Fino, aguardava, com sua família, há uma década a regularização de sua propriedade. “A pessoa só pode dizer que tem uma propriedade quando recebe a titularidade. Agora, temos essa realidade concretizada e iniciamos um novo período para esse bairro”, afirmou. 


 MINHA TERRA PARANÁ - A meta inicial do Governo era regularizar 4 mil propriedades, no entanto o número deve dobrar esse número até o fim de 2014.

“Há muitos anos o Estado não investia em regularização fundiária, o que contribuiu para a manutenção de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em muitos municípios. Com os bons resultados alcançados pelo governo atual, muitos municípios e suas lideranças estão procurando o trabalho de regularização”, disse Amilcar Cabral, presidente do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG).

Para resolver a questão fundiária dos municípios, a solução encontrada pelo Estado foi propor parcerias entre diversos órgãos (Prefeituras, Conselhos Municipais, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Colegiados Territoriais, Defensoria Pública, entre outras entidades). A regularização fundiária é feita em terras públicas, devolutas e particulares.


O processo de regularização é feito pelo ITCG através de levantamentos dominiais, topográficos e ação discriminatória. No mês passado, o governador fez a entrega de 64 títulos em Tibagi (27) e Piraí do Sul (37). Os trabalhos também foram desenvolvidos nos municípios de Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Curiúva, Jaguariaiva, Bocaiuva do Sul, Morretes, Tijucas do Sul, Campo Magro e Imbaú. 


PIONEIRISMO – As ações não se restringem apenas a terras devolutas. Com o apoio do governo do estado e a aplicação de recursos, o Paraná é destaque em todo o país com a regularização fundiária de terras particulares por meio de ações de usucapião coletivas. O trabalho faz parte do Programa Pró-Rural – Renda e Cidadania no Campo, com investimentos de R$ 11 milhões, financiados pelo Banco Mundial.

Um termo de cooperação técnica foi firmado entre o Instituto de Terras, Cartografia e Geociências e a Defensoria Pública do Estado do Paraná. A ação de usucapião é o direito que o cidadão possui de adquirir o imóvel após determinado tempo de ocupação.

Seguindo as metas estabelecidas no termo de cooperação, deverão ser providenciadas o ajuizamento de no mínimo quatro mil ações de usucapião. O ITCG vai prestar assistência técnica e financeira para a regularização formal desses imóveis. Compete ao instituto fornecer para a defensoria o levantamento ocupacional, documentos dos beneficiários, medição e georreferenciamento dos perímetros, com planta e memorial descritivo.


Estiveram presentes do evento o prefeito de Paranaguá, Mario Roque, e os deputados estaduais Alceu Maron, Mauro Morais e Roberto Acioli.

PROFISSIONAIS DEBATEM AÇÕES PARA MELHORAR ATENDIMENTO DOS ALUNOS DA REDE DO MUNICÍPIO DE COLOMBO

Equipes da Saúde e da Educação elaboram o plano de ação que serão aplicados nas escolas e CMEI’s do município

Equipe da Saúde e Educação elaboram estratégias e metas para melhor atender as crianças | Foto: Bruno do Carmo/PMC

Com o objetivo de realizar e aprimorar ações de saúde em parceria com a Secretaria da Educação, Cultura e Esporte para atender as necessidades básicas das crianças da Rede Municipal de Ensino, profissionais da Secretaria Municipal da Saúde se reuniram neste dia 04, no auditório da Regional Maracanã, com representantes de 11 Centros Municipais de Educação Infantil – CMEI’s e 11 escolas municipais que, aderiram ao Programa Saúde na Escola – PSE, do Governo Federal.

De acordo com a coordenadora do programa em Colombo, Denise Almeida Brito Seratto, a solenidade foi o marco para a realização das ações vinculadas ao “Programa de Saúde na Escola” no município.

“Através deste grupo de trabalho intersetorial, o que chamamos GTI, elaboramos estratégias e metas com a intenção de melhor atender nossas crianças. Nesses encontros, nossos profissionais são capacitados e são estabelecidas as diretrizes de funcionamento do programa dentro de nossa realidade”, falou.

A coordenadora de Atenção Básica, Margriet Verburg, lembra que os profissionais da Secretaria da Saúde com estratégias de desempenharem o “Programa Saúde da Família”, irão trabalhar em parceria com educadores sobre vários temas, entre eles se destacam: doenças contagiosas, doenças sexualmente transmissíveis e higiene pessoal.
Saúde na Escola
Da esq p/ dir: Lilian Zgoda, coordenadora das Unidades de Saúde da Família, Margriet Verburg, coordenadora de Atenção Básica, Denise Almeida Brito Seratto, coordenadora do PSE, Erick de Lara de Almeida, diretor da Saúde Bucal | Foto: Bruno do Carmo/PMC

O Programa Saúde na Escola – PSE, é uma parceria desde 2008, entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação e tem a meta de promover a saúde das crianças que freqüentam as escolas públicas brasileiras.

O Programa Saúde na Escola é dividido em quatro blocos. O primeiro prevê uma avaliação das condições de saúde dos alunos, nos aspectos físicos e psicológicos. O segundo aborda a prevenção de doenças, educação sexual e incentivo à atividade física. O terceiro bloco prioriza a capacitação profissional dos jovens.

E o último bloco é uma avaliação da saúde dos estudantes através de pesquisas. “Cada escola é atendida por profissionais das Unidades de Saúde instaladas na mesma área de abrangência. Toda estratégia e metas de trabalho são planejadas pela Equipe de Saúde da Família considerando sempre o calendário escolar e o projeto político – pedagógico da escola”, relata a coordenadora do Programa em Colombo, Denise Seratto.

CONSEG DE COLOMBO FAZ REUNIÃO DE PLANEJAMENTO DO ANO 2013

Policiais Militares, Guarda Municipal e comerciantes debateram as principais necessidades na área de segurança

O Conselho Comunitário de Segurança de Colombo trabalha em rede, começando pela conscientização do papel de cada um no trabalho desenvolvido, orientando sobre a importância da prevenção da violência

Aconteceu nesta quinta-feira (04) uma reunião entre o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e os órgãos de segurança do município, com a participação da Prefeitura Municipal de Colombo. O objetivo foi apresentar o Conseg para a comunidade, suas propostas e formato de trabalho para 2013.

Para a prefeita do município, Beti Pavin, a segurança de Colombo já apresenta melhoras, mas deve contar com o apoio dos colombenses para ser mais efetiva. ”Hoje Colombo já pode contar com o 22° Batalhão da Polícia Militar, com a 1ª CiaPM e com a Guarda Municipal. Assim, com uma maior circulação de viaturas, nós estamos reduzindo os índices de criminalidade. Mas além disto, é preciso atuar em conjunto, mantendo o comportamento preventivo, dificultando a ação criminosa e melhorando a qualidade de vida na nossa cidade, e neste sentido, o Conseg vai auxiliar grandemente,” ressaltou Beti.

O presidente do Conselho, Walter Samuel Petean, se disse confiante e otimista para realizar as atividades. “Nesta reunião nós tivemos uma conversa inicial com os comerciantes, demos algumas orientações e pedimos a colaboração dos colombenses. Logo teremos muitos projetos para melhorar ainda mais a segurança de Colombo, e deixamos o Conselho totalmente aberto para cooperar com a sociedade no sentido de prevenir a violência”, explicou Petean.

Cooperação entre todos

Para a prefeita Beti Pavin, a segurança de Colombo está apresentando melhores índices com a presença da PM e da Guarda Municipal, mas pode melhorar ainda mais através de ações em rede, promovidas pelo Conseg

O Conseg é um órgão apartidário e comunitário reconhecido nas esferas estadual e federal, que trabalha completamente voltado para a prevenção da violência, com base no artigo 144 da Constituição. O artigo garante a segurança pública como dever do Estado, e orienta que, além de ser um direito, é responsabilidade de todos. Segundo o presidente do órgão, a prevenção do crime depende tanto do equipamento de defesa do Estado quanto do comportamento do cidadão.

“As polícias, guardas municipais e outros equipamentos de vigilância fazem a parte que lhes cabe, porém, 50% do trabalho que vai evitar o crime é realizado pelo cidadão, por meio do comportamento seguro, preventivo, que pode ser decisivo no momento da ação violenta, podendo fazer até com que esta ação seja inibida”, detalhou o presidente.

Para ajudar a criar o hábito do comportamento defensivo, o Conseg promove palestras, orientações e presta consultorias. Outros projetos estão em fase de desenvolvimento para auxiliar os cidadãos em parceria com a Polícia Militar e a Guarda Municipal. Além disto, o Conseg desenvolve trabalhos em parceria com os demais conselhos municipais, como o da Saúde, da Educação e Tutelar, entre outros, com intuito de formar uma grande rede de proteção em Colombo.

Para mais informações, os telefones do Conselho de Segurança são 3313 1921, 3313 1612 ou 3313 1984. Quem quiser também pode entrar em contato por email pelo endereço consegpr@hotmail.com.

BETO RICHA LANÇA PROGRAMA PARA MELHORIAS DAS ESTRADAS DA CANA

O governador Beto Richa lançou nesta sexta-feira (5), em São Pedro do Ivaí, o programa Caminhos do Desenvolvimento – Sucroalcooleiro, que vai melhorar a infraestrutura nas estradas rurais entre as áreas de plantio da cana-de-açúcar até as usinas de processamento. 

“Com este programa vamos dar competitividade à produção paranaense. É o governo agindo de forma incisiva na consolidação de um Estado forte e competitivo”, afirmou Beto Richa

Até o final de 2014, serão beneficiados 73 municípios do Noroeste e Norte Pioneiro, cuja produção canavieira tem forte impacto na economia. O programa prevê, nos dois primeiros anos, a recuperação de 1.500 quilômetros de estradas municipais e também a construção de 151 pontes e 49 trincheiras, com um investimento de R$ 300 milhões, numa parceria entre Estado e o setor produtivo.