sexta-feira, 3 de maio de 2013

DIA DO TRABALHADOR DE COLOMBO FOI A MAIOR FESTA JÁ REALIZADA PARA O SERVIDOR MUNICIPAL

Festa do Trabalhador da Assemco atrai o servidor e seus familiares
Foram arrecadados mais de três toneladas de alimentos que serão doados para a Pastoral Social da Igreja Católica e também para o Provopar 
Almoço no pavilhão de eventos atraiu os servidores na comemoração do Dia do Trabalho

Com o apoio da Prefeitura de Colombo, a Festa do Trabalhador da Associação dos Servidores Municipais de Colombo – Assemco, movimentou a família do servidor municipal.  Durante todo este dia 1º (quarta-feira), os funcionários puderam contar com diversas atrações, como shows e brincadeiras para as crianças além de uma boa comida. 

Considerada a maior festa já realizada para o servidor municipal, o evento que aconteceu no Parque Municipal da Uva, e teve a presença de aproximadamente 6.500 pessoas, arrecadou mais de três toneladas de alimentos que serão repassados para a Pastoral Social da Igreja Católica e também para o Provopar Colombo.

Foram arrecadadas 3 toneladas de alimentos que serão entregues para instituições do município

A festa ofereceu, desde cedo até o início da noite, uma variedade de prêmios por parte da Assemco e ainda por parte da parceria com a Força Sindical do Paraná, por meio do “1º de maio solidário”, que unificou os dois eventos. Por conta disso, uma geladeira saiu para o município de Colombo.

A presidente da Assemco, Irene Tosin destacou que o evento foi um sucesso e que os servidores e seus familiares presentes no Parque da Uva, saíram satisfeitos. “Procuramos oferecer um dia bom e diferente para o servidor, e acho que alcançamos o nosso objetivo. Todos puderam aproveitar um pouquinho de cada coisa que estava montada no Parque”, enumerou Irene.

 Por todo o Parque da Uva, tinham atrações e brincadeiras para as crianças, destaque para os brinquedos infláveis, cama elástica, piscina de bolinha que caíram no gosto da criançada, como também os shows com artistas variados e ainda o apetitoso churrasco e lanches variados. 

Aconteceram também atividades esportivas como o torneio de futsal e torneio de Truco.
Estiveram presentes na festa a prefeita Beti Pavin, que também é servidora de carreira de Colombo desde 1977, o vice Ademir Goulart, secretários municipais, diretores de departamentos, vereadores, servidores e seus familiares.

   
   
   
    
   

Fotos: João Senechal e Bruno do Carmo/PMC

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE COLOMBO

Alunos da rede municipal de Colombo recebem kits escolares Cerca de 26 mil estudantes das 83 unidades de ensino da cidade serão beneficiados
Prefeita Beti Pavin faz a entrega dos kits escolares

Kit escolar é composto por 23 itens
A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Esporte está distribuindo cerca de 26 mil  kits de materiais  escolares  para os  alunos que freqüentam as 83 Unidades de Ensino,  entre elas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil – CMEI’s das regiões urbana e rural.

Para tanto, os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Padre Jones de Tíbola, no Jardim Cristina, tiveram esta semana, o material entregue pela prefeita Beti Pavin. “Entre as prioridades da nossa administração, está a educação das nossas crianças, e elas terão uma atenção especial, por isso corremos contra o tempo para entregarmos o mais rápido possível os kits escolares”, afirmou a prefeita.

Todas as 44 escolas municipais e os 39 Centros de Educação Infantil, somando 83 unidades municipais de ensino fundamental e infantil receberão os kits, que são compostos por 23 itens: mochila, estojo (penal), apontador, seis cadernos, cola, lápis, lápis de cor, pasta plástica, régua, massa de modelar, tinta guache, pincel escolar, papel sulfite, giz de cera, tesouras e três canetas.

Segundo a secretária da Educação, Cultura e Esporte, Aziolê Maria Cavallari Pavin, os estudantes receberam os materiais de acordo com a idade e série que estudam. A secretária anunciou ainda que, na próxima semana, a distribuição será finalizada com a entrega dos kits de materiais escolares para as quatro escolas rurais que pertencem ao município.

Aluna recebe kit que é acompanhado de estojo e mochila

O próximo trabalho, de acordo com Aziolê, será a entrega dos uniformes escolares, previsto para a segunda quinzena do mês de maio. “Pretendemos melhorar cada dia mais a educação em Colombo, por isto estamos investindo em nossos alunos e na qualidade de ensino. Vamos nos empenhar ao máximo para desenvolvermos políticas públicas e ações que venham ao encontro das necessidades de nossas crianças e jovens”, destacou a secretária da Educação.

Participaram da entrega a prefeita Beti Pavin, o vice Ademir Goulart, a secretária da Educação, Aziolê Cavallari Pavin, diretoras de departamento, diretora da escola, professoras e os alunos.



Estudantes e autoridades na entrega do kit escolar

CENTRO DE ARTES E ESPORTES UNIFICADOS DE COLOMBO

A licitação da nova praça aconteceu nesta quinta-feira (02) na Escola Municipal Heitor Villa Lobos

Projeto prevê a construção de dois edifícios multi uso com quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada

Acontece nesta quinta-feira (02) a licitação da nova Praça CEU, ou Centro de Artes e Esportes Unificados de Colombo. A Prefeitura de Colombo, através da Secretaria Municipal de Planejamento, está estudando as adequações quanto à implantação e o orçamento da obra. A licitação, com data marcada para este dia 02 de maio, acontece na Escola Municipal Heitor Villa Lobos, às 19h.

Para a prefeita Beti Pavin, incentivar a convivência e o lazer é o mesmo que garantir o fortalecimento da família. “No lugar de ir cada um para um local diferente fazer suas atividades, a família poderá suprir todas as suas necessidades num mesmo lugar, com espaço para todas as idades. É o incentivo ao fortalecimento da família colombense e da cidadania de cada um, ao mesmo tempo”, destacou

A implantação da praça se dará com recursos da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que contemplam o Eixo Comunidade Cidadã, que engloba equipamentos sociais de saúde, educação e segurança pública, além da contrapartida da prefeitura, explicou o secretário do Planejamento, Angelo Betinardi.
A Praça
Colombenses também terão, no Centro de Artes e Esportes Unificados, o acesso a biblioteca, telecentro e a um auditório com capacidade para 60 pessoas

O modelo adotado para ser implantado em Colombo será composto por 2 edifícios multiuso, dispostos numa praça de esportes e lazer contendo: CRAS, salas multiuso, biblioteca, telecentro, auditório com 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada. A praça será localizada na região do Jardim Eucaliptos, com pelo menos 3 mil m² de área, e o projeto é concebido conforme padrões estabelecidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 
 
O objetivo dos CEUs é integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social. A conclusão da obra está prevista para o 1° semestre de 2014.

POSSE DE 46 NOVOS PROMOTORES SUBSTITUTOS

O Ministério Público do Paraná irá empossar, no dia 6 de maio, segunda-feira, 46 novos promotores substitutos. A solenidade de posse será realizada às 19h30, no auditório Poty Lazarotto, do Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico), em Curitiba.

O resultado do concurso para ingresso na carreira do MP-PR foi homologado nesta terça-feira, 30 de abril. Dos mais de dois mil participantes, foram aprovados, ao final, 52 candidatos. Tomam posse, no dia 6, os 46 primeiros colocados.

Confira a lista dos promotores que serão empossados e as comarcas em que deverão atuar:

Thiago Saldanha Macorati - Guaratuba
Juliano Marcondes Paganini - Rio Branco Do Sul
Heric Stilben - Antonina
Roberta de Almeida Said - Jacarezinho
Paulo Augusto Koslovski - Irati
Gabriela Cunha Melo Prados - Lapa
Rafael de Sampaio Cavichioli - Corbélia
Willian Rafael Scholz - Chopinzinho
Bruno Monteiro de Castro Brandão - São Mateus Do Sul
Lincoln Luiz Pereira - Castro
Nicole Pilagallo da Silva Mader Gonçalves - Irati
Carlos Henrique Soares Monteiro - Jandaia Do Sul
Daniel Pedro Lourenço - Cornélio Procópio
Bruno Rodrigues da Silva - Jaguariaíva
Alexandre Ribas Paiva - Prudentópolis
Alfredo Andreazza Dal Lago - Dois Vizinhos
Laryssa Camargo Honorato Santos - Telêmaco Borba
Marcelo Salomão Czelusniak - Telêmaco Borba
Guilherme Gomes Pedrosa Schimin - Ibaiti
Dúnia Serpa Rampazzo - Astorga
André Luiz de Araújo - Medianeira
Cláudia Luíza da Rosa Tomelin - Wenceslau Braz
Ana Cristina Teixeira de Araujo - Peabiru
Eduardo Garcia Branco - Marechal Cândido Rondon
José Júlio de Araujo Cleto Neto - Assaí
Diogo de Assis Russo - Loanda
Élder Teodorovicz - Pitanga
Diego André Coqueiro Barros - Santo Antonio Da Platina
Jose Augusto Marcondes Bernardes Gil - Bandeirantes
Letícia Alves - Assis Chateaubriand
Ana Claudia Luvizotto Bergo - Cornélio Procópio
Raphael da Silva Duarte - Santo Antonio Do Sudoeste
Rosangela Rodrigues de Oliveira - Iporã
Francisco Ilidio Hernandes Lopes - Porecatu
Ramires Hoffmann Lolli - Colorado
Daniel Eulálio Caram Farah - Guaíra
Thiago Kruppa Miara - Andirá
Juliana Schasiepen - Laranjeiras Do Sul
Felipe Lisboa Barcelos - Palmas
Hugo Napole Leone Cunha - Ivaiporã
Jackson Xavier Ribeiro - Realeza
Renato dos Santos Sant´Anna - Cruzeiro Do Oeste
Pedro Marco Brandão Carvalho - Goioerê
Mariana Gomes Ribeiro - Loanda
Oseas Vogler - Laranjeiras Do Sul
Bruno Ishimoto - Bela Vista Do Paraíso

MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARANÁ RECOMENDA DISPONIBILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES EM PORTAIS PÚBLICOS

 PONTA GROSSA  

A 12ª Promotoria de Justiça de Ponta Grossa (Campos Gerais) expediu recomendação administrativa para que a Prefeitura e a Câmara Municipal de Ponta Grossa disponibilizem e aperfeiçoem a página do “Portal da Transparência” em suas páginas oficiais na internet, no prazo de 60 dias.

De acordo com a recomendação, as informações que estão disponíveis nas páginas oficiais do Legislativo e do Executivo Municipal dificultam o controle da gestão pública. O promotor de Justiça Marcio Pinheiro Dantas Motta destaca que “a transparência acerca das informações alusivas à gestão administrativa, financeira e orçamentária constitui-se em instrumento fundamental ao exercício do controle social”.

A Promotoria se baseia na Lei Complementar 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), que estabelece a obrigatoriedade de divulgação de dados orçamentários e financeiros, entre receitas e despesas, como instrumento de transparência na gestão fiscal. A lei também determina que as informações devem se tornar públicas no prazo de um ano para a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios com mais de 100 mil habitantes.

A recomendação também cita a Lei de Acesso à Informação (12527/2011), que determina que órgãos e entidades públicas divulguem, de modo objetivo e de fácil compreensão, informações públicas na internet, independentemente de requerimento.
 
GAZETA SANTA CÂNDIDA,JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

OS EMOS COMO UMA TRIBO

Franja, piercings e tênis coloridos são alguns elementos da estética emo

Franja, piercings e tênis coloridos são alguns elementos da estética emo. Além disso, a tribo dos emos possui raízes musicais no emocore, gênero que mistura som pesado e letras românticas.
  
Olhos pintados com lápis preto, cobertos com franjas, adereços como cintos de grandes fivelas e tênis coloridos, além de piercings no rosto e roupas de cor predominantemente escura (embora existam os que prefiram outras cores) são alguns dos elementos utilizados pelos emos, que tentam expressar um estilo próprio que se tornou comum nos centros urbanos na última década. Obviamente, tal grupo não nasceu apenas como um estilo ou certo modismo. 
Originalmente, surgiram na década de 1980, nos Estados Unidos, tendo em suas raízes um gosto pelo rock e pelo punk, mas mais precisamente pelo chamado emocore, um gênero de música que mistura hardcore (de tom mais agressivo) com letras românticas.

Até se chegar ao tipo de música que realmente caracteriza o gosto dos emos atualmente, várias transformações ocorreram, distanciando-os cada vez mais do rock e do punk de trinta anos atrás. 

Dentre as primeiras bandas que produziriam um som emocore estariam Rites of Spring e Embrace, passando na década de 1990 por bandas como Jimmy Eat World e Dashboard Confessional, até chegar mais recentemente à Fall Out Boy, Panic! at the Disco e My Chemical Romance. 

No Brasil, bandas como NXZero, Fresno e  Restart seriam alguns exemplos desse gênero, o qual aqui teria chegado após o ano 2000. Contudo, é válido observar que muitas dessas bandas, ao que parece, não necessariamente se autorreferenciariam como fazendo parte do gênero emo, uma vez que haveria algo de pejorativo em tal classificação ou rótulo, desvirtuando o que tais bandas acreditariam ser realmente seu estilo musical.

Grosso modo, os emos são um tipo de grupo social informal (estes são constituídos por indivíduos que de algum modo comungam de uma visão de mundo, de um gosto por uma alternativa de comportamento). 
 
Consideram-se pessoas altamente emotivas e sensíveis às letras das músicas de sua preferência, as quais têm como temática a melancolia, a tristeza, problemas que envolvem a temática do amor, da rejeição do outro (como da própria família). Porém, é válido dizer que muitos entre os que aderem a esse grupo assim não o fazem apenas pelo gosto musical em comum, mas em grande medida pela identidade ou empatia a esse modo de vida, de comportamento, enfim, pela própria moda no tocante à vestimenta.

Quase que absolutamente, trata-se de grupos compostos por adolescentes e, dessa forma, pode-se compreender que a adesão e a procura de um “estilo” estão ligadas certamente ao momento da vida em que se busca construir uma identidade, lutando-se pela autoafirmação. Nesse sentido, talvez esse aspecto da transição na formação da personalidade (entre a infância e a idade adulta) possa explicar a mistura de símbolos do estilo punk com outros de certo aspecto infantil, como se vê na mescla entre roupas escuras e estampas de personagens infantis, além dos colares de contas coloridas, dos bottons, dos chaveiros e mochilas, dos bichos de pelúcia, etc.

Outro aspecto curioso no comportamento dos emos está na questão da sexualidade, a qual dentro desses grupos pode se manifestar de várias formas para além da heterossexualidade. Aliás, parte do preconceito que sofrem se dá por conta do já existente preconceito contra homossexuais e bissexuais, uma vez que esses tipos de sexualidade são bastante comuns entre os emos. 
 
A própria emotividade e a sensibilidade tão características desse grupo vão na contramão de uma expectativa social, por exemplo,  com relação a um comportamento masculino de um adolescente homem, o qual, pelo senso comum, deveria ser mais agressivo e não emotivo. Dessa forma, têm-se condições para se criar estereótipos, os quais certamente apenas servem para corroborar preconceitos de toda natureza.

Buscando-se aqui traduzir uma leitura imparcial, não se trata de criticar ou fazer apologia a essa tribo urbana, mas sim de compreender que os emos, enquanto grupo, veem em seu comportamento – assim como em outras épocas outros jovens também o faziam – uma forma de “transgredir” uma norma ou expectativa construída pela sociedade. Por isso, ao se falar de novas tribos urbanas ou de grupos em geral que constituem minorias, é preciso considerar que a intolerância da sociedade com os “diferentes” fica expressa nos atos de violência, sejam em termos físicos ou psicológicos. Assim, um curioso fenômeno social pode ser percebido no fato de que essa mesma sociedade urbana/industrial, ao passo que cria os mais diferentes grupos sociais – como os emos –, não se mostra suficientemente capaz de lidar com eles.

Paulo Silvino Ribeiro
Colaborador Brasil Escola
Bacharel em Ciências Sociais pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas
Mestre em Sociologia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Doutorando em Sociologia pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

segunda-feira, 29 de abril de 2013

BETI PAVIN RECEBE VISITA DE REPRESENTANTE DE GRUPO ESCOTEIRO

Grupo em Colombo conta com mais de 50 participantes

Prefeita Beti Pavin e o representante escoteiro, Carlos Costa

A prefeita Beti Pavin, recebeu no dia 23 de Abril, a visita de cortesia do representante do grupo escoteiro Cristóvão Colombo, Carlos Costa. Na ocasião, ele deu detalhes do trabalho do grupo e ainda dos eventos que irão realizar. “A prefeitura está aberta para boas iniciativas, e o movimento de escotismo é exemplar”, destacou Beti Pavin. 

O grupo em Colombo conta com mais de 50 participantes e utiliza as dependências do Parque Municipal da Uva para o desenvolvimento de suas atividades e ações. Para tanto, irá realizar no próximo dia 11, a partir das 17h, um cachorro quente beneficente.

SISTEMA DE MONITORAMENTO SERÁ AMPLIADO EM COLOMBO

Processo está em fase de estudo e, ao término, 60 novas câmeras serão instaladas no município

Representantes do Departamento de Segurança de Colombo e da Polícia Militar se reuniram para discutir a ampliação do sistema

Aconteceu nesta quarta-feira (24), no 22° Batalhão da Polícia Militar (BPM), a reunião que apresentou a ampliação do sistema de monitoramento de Colombo. O objetivo do encontro foi apresentar para a Polícia, o sistema que pretende trazer 60 novas câmeras para auxiliar no trabalho de segurança do município.

Estiveram presentes na reunião o diretor do departamento de Segurança de Colombo, Gilmar Gonçalves dos Santos, o chefe da Divisão de Segurança, Cézar Pinheiro, o major Gonçalves e o major Ribas do 22° BPM.

Para o diretor Gilmar dos Santos, o sistema de monitoramento presente hoje, composto por 27 câmeras, é referência para os demais municípios da Região Metropolitana, e ainda vai melhorar bastante com a futura chegada das outras 60. “O município de Colombo tem um índice de manutenção e funcionamento deste sistema que se tornou referência para outras cidades, e agora nós vamos expandir, melhorando o trabalho já realizado tanto pela Guarda Municipal quanto pela Polícia Militar do Paraná, que também vai contar com o trabalho de monitoramento”, explicou.

Parceria pela segurança

Colombo conta hoje com 27 câmeras, número que será elevado para 87, depois a implantação dos novos equipamentos nas vias públicas

A parceria que se forma entre a Polícia Militar e o Departamento de Monitoramento tem início já no levantamento dos pontos críticos, designados para a instalação das novas câmeras. A PM irá fazer, segundo dados gerados pelo trabalho realizado, a identificação dos locais onde acontece o maior número de ocorrências. Depois de indicados, estes locais serão estudados em conjunto com os representantes do setor e da Prefeitura de Colombo. Posteriormente a identificação, o processo se finalizará com a implantação dos equipamentos, que terão capacidade de reconhecimento de rostos, mesmo que estejam a uma distância média de 400 metros da câmera.

Para o Major Gonçalves, do 22° BPM, contar com o apoio do sistema de monitoramento será de grande valor para o trabalho da Polícia Militar. “Uma comissão foi criada dentro do Batalhão para estudar os locais onda há maior incidência de ocorrências.

O trabalho realizado pelo sistema vai atuar inibindo atos infracionais, auxiliando bastante na realização do policiamento e reduzindo as ocorrências. Além disto, a presença de câmeras e do sistema de monitoramento dá maior sensação de segurança ao cidadão” destacou o major.
Fotos: Bruno do Carmo/PMC

PREFEITURA APOIA FESTA DO TRABALHADOR DA ASSEMCO

Evento está sendo considerado o maior já realizado para o servidor municipal

Com o apoio da Prefeitura de Colombo, acontece neste dia 01 de maio (quarta-feira), Dia do Trabalho, a festa comemorativa para os servidores de Colombo, promovida pela Associação dos Servidores Municipais de Colombo – Assemco.

Considerada a maior festa já realiza para o servidor municipal, o evento acontece no Parque da Uva, a partir das 10h30 e vai até as 18h. Durante todo o dia, os colaboradores e seus familiares, que também estão convidados, poderão se divertir e concorrer a muitos prêmios.

Entre as muitas novidades para este ano, está a parceria com a Força Sindical do Paraná, por meio do “1º de maio solidário”, que unifica os dois eventos, o da força e o da Assemco, durante os sorteios da festa, que é tradicionalmente realizada no Centro Cívico, em Curitiba.





“Os servidores municipais de Colombo, estarão em conexão, a partir das 15 horas, com a festa da Força Sindical participando dos sorteios de cinco automóveis, dez motos, dez geladeiras, dez televisores e dez computadores”, anunciou a presidente da Assemco, Irene Tosin.
A presidente lembra que estes prêmios não são exclusivos para Colombo, pois terão outros 15 municípios integrantes. Para participar, o servidor deverá trocar um quilo de alimento (menos sal) por um cupom. Quem desejar obter mais que um cupom, poderá fazer com equivalência por quilo de alimentos.

Irene Tosin destaca que os tradicionais sorteios de prêmios das festas da Assemco serão realizados normalmente durante todo o dia.  Muitas outras atrações também estão sendo preparadas. Entre elas, as atividades esportivas e culturais para os associados e familiares, o tradicional churrasco, e os shows de Denis e Silvinho às 13h30, Disco Rock Band às 15h e Álvaro e Daniel às 16h30.

Com relação ao almoço, a presidente esclarece que cada servidor receberá um ticket gratuitamente, que contempla um churrasco completo com acompanhamentos e bebidas. Para os que desejarem adquirir outros, a Assemco estará vendendo almoços adicionais aos servidores a preço de custo, ou seja, o servidor leva a família, ganha um almoço e compra os demais a preço de custo.

Serviço:

Festa do Dia do Trabalho
Data: 1º de maio (quarta-feira)
Endereço: Parque Municipal da Uva – rua Marechal Floriano Peixoto, 8771 – Centro
Horário: das 10h30 às 18h