sábado, 26 de outubro de 2013

O DESAFIO DA ESQUERDA ( SOBRE OS PROTESTOS DE JUNHO )


Por Fabiano dos Santos

“Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem como querem: não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado”. A frase consta do primeiro parágrafo da clássica obra de Karl Marx, O 18 Brumário de Luís Bonaparte. Segundo o genial analista político alemão, as circunstâncias são essenciais para entender o sentido e efeito das escolhas e os cursos de ação tomados pelos indivíduos e grupos sociais. Circunstâncias podem ser entendidas como um conjunto de fatores que escapam ao desígnio dos agentes da história, isto é, que não dependem de sua vontade, mas que, no entanto, serão determinantes para o resultado final do processo. Processo aqui entendido como conflito, como disputa e alianças entre indivíduos e grupos tendo em vista a defesa de seus interesses, valores, ideias e identidades.

Nada mais importante na atual conjuntura brasileira do que revisitar o ensinamento de Marx contido em sua brilhante análise de conjuntura. Na França revolucionária de meados do século XIX, classes e frações de classes, grupos e facções políticas, cada um agindo na direção de maximizar seus interesses, da conquista de seus ideias e valores mais caros, acabaram por produzir resultado não desejado por ninguém, resultado, ademais, que em nada traria de novo na vida política francesa de então: trouxe sim o retorno do déspota, do estado autoritário e do golpe como instrumento de tomada do poder. Nem o sobrenome do ditador, no caso, encerraria alguma novidade.

Por que o ensinamento é importante para o momento atual, relevante, em suma para se pensar a política brasileira neste início do século XXI? Total esquecimento dos achados mais relevantes da obra política de Marx é o mínimo que se pode dizer sobre a atuação e discurso de boa parte da esquerda brasileira, sobretudo, a partir das manifestações ocorridas em junho do corrente ano. Quando Marx, no 18 Brumário, se refere às “circunstâncias”, fator chave para o sucesso da ação política, tinha duas coisas em mente: correlação de forças e estrutura social. Uma boa estratégia política é aquela que observa seus contendores e possíveis aliados, bem como os recursos com os quais contam, sendo os atores participantes do jogo, assim como seus recursos em boa parte decorrência da estrutura social.

A estrutura social brasileira hoje é fruto do tipo de capitalismo, com forte participação do estado, que temos desenvolvido desde a revolução de 30, com suas transformações e permanências. Seus atores sociais e políticos mais importantes advêm desta trajetória, sendo qualquer agenda minimamente factível de desenvolvimento dependente em alguma medida de um comportamento cooperativo destes. O papel da política democrática, bem como o de suas instituições é exatamente o de servir de mediação dos interesses em conflito de forma a gerar pautas socialmente inclusivas e de expansão econômica, pautas que contem com boas chances de aprovação e realização.

Plausível, portanto, sustentar que a superação dos obstáculos ao crescimento e ao estabelecimento de políticas públicas eficientes de inclusão social depende da criação de contextos de cooperação e explicitação de divergências entre os principais protagonistas de cena econômica e social. É plausível também sustentar que a Constituição de 88 fornece excelentes instrumentos aos governantes para o estabelecimento de tais contextos. Se é assim, a pedagogia política que ficou das manifestações de junho não é boa. Intolerância, grito e depredação são seus instrumentos. Idealismo e voluntarismo, sua inspiração teórica. Decepção e surpresa, a continuar a tergiversação esquerdista, serão seu provável resultado.  

*Fabiano dos Santos é Cientista político, professor e pesquisador do IESP/UERJ

ALMIRANTE TAMANDARÉ COMPLETA 124 ANOS

 No próximo dia 28 de outubro, Almirante Tamandaré comemora mais um ano de emancipação política 

 

A Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré parabeniza todos os tamandareenses na comemoração dos 124 anos de emancipação política do município. No dia 28 de outubro de 1889, nascia a atual Almirante Tamandaré, terra dos minérios e do solo fértil para a agricultura. Comemora este ano, junto com seus 103 mil habitantes, mais um ano de história. 

Cada vez mais desenvolvida, a cidade acolhe pessoas que nasceram aqui, e outras que aqui chegaram construíram família e adotaram o Município como sua cidade do coração. Além disso, cada dia mais empresas escolhem o Município de Almirante Tamandaré para estabelecer seu negócio gerando renda e emprego para a população. 

E é essa confiança que a prefeitura busca a cada dia retribuir para seus moradores e investidores. Com trabalho, dedicação e vontade está realizando sonhos da nossa gente acolhedora, trabalhadora que constrói um município cada vez melhor.

COLOMBO REALIZA 8ª CAMINHADA INTERNACIONAL DA NATUREZA

Circuito que acontece no dia 27, domingo, contemplará a região do Imbuial da Roseira

No próximo dia 27, domingo, acontece a 8ª edição da Caminhada Internacional da Natureza. Moradores de Colombo e região estão convidados para participar do trajeto de aproximadamente 11,1 km e que percorre pontos importantes da cidade.

O evento, que é realizado pela Prefeitura Municipal de Colombo, através da secretaria da Indústria, Comércio e Turismo, é aberto para a participação de pessoas de todas as idades, sendo uma opção divertida para toda a família.

Os participantes irão se concentrar em frente à Igreja Nossa Senhora da Luz, na Rua Vicente Betinardi, 70, no bairro Roseira, onde poderão realizar alongamentos e exercícios antes da saída da caminhada, que acontecerá a partir das 8h30 até as 9h30. Após a largada, os participantes irão se deslocar por quatro postos.

Os postos por onde os visitantes irão passar e apreciar algumas das belezas de Colombo são: 1º: Restaurante e Café Colonial É da Pam; 2º: Chácara Seu João; 3º: Sítio Santa Terezinha e 4º: bifurcação Pedro Taverna, até a chegada que será no mesmo local da concentração, a Igreja Nossa Senhora da Luz.

Antes da saída, a comunidade local estará servindo café da manhã a ser servido a partir da 7h30 até as 9h30 ao custo de R$ 8,00, com bolos, pão caseiro, geleias, café, leite e suco natural, e a boa comida também estará à disposição dos participantes. No almoço, o cardápio terá frango e porco assado, risoto, arroz branco e salada a R$ 20,00, servido a partir das 11h30. Lembrando que tanto o café quanto o almoço é opcional.

As inscrições estão disponíveis através do link – http://colombo.caminhadas.info ou pelo site www.ecobooking.com.br até dia 24/10, na qual já deverá ser reservado o almoço e café da manhã. A organização está solicitando a doação de 1kg de alimento não perecível que será doado a PROVOPAR – Colombo.

PREFEITURA FIRMA CONVÊNIO PARA GESTÃO DO HOSPITAL MATERNIDADE ALTO MARACANÃ

Contrato assinado por meio da Secretária da Saúde visa garantir o acesso dos usuários do sistema municipal

Hospital Maternidade Alto Maracanã possui 40 leitos para atendimentos obstétricos

Com o objetivo de oferecer um atendimento de qualidade, a prefeitura de Colombo firmou convênio com a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba para que esta instituição realize a assistência à saúde aos pacientes do Hospital Maternidade Alto Maracanã (HMAM).

Composto por 40 leitos onde são realizados atendimentos obstétricos, o contrato firmado por meio da Secretária da Saúde visa garantir o acesso dos usuários do sistema municipal em conjunto com as Unidades Ambulatoriais mantidas pelo município.

“É nesta maternidade que nascem as nossas crianças, que são o futuro do município, e por isso, temos a obrigação de oferecer um serviço de qualidade, o qual não medimos esforços para garantir todo suporte necessário para as mamães e seus bebês”, afirmou a prefeita de Colombo, Beti Pavin.

Foto: Bruno do Carmo

NINGUÉM VIU A PESQUISA IBOPE NO JORNAL NACIONAL

Rede Globo decide exibir resultados da pesquisa Ibope que aponta vitória de Dilma em 1º turno apenas na Globonews, de menor audiência

pesquisa ibope jornal nacional
Por que o Jornal Nacional, principal telejornal da Tv aberta do Brasil, omitiu a última pesquisa Ibope para as eleições presidenciais de 2014?
Por que ninguém viu, no principal telejornal do Brasil, os números da última pesquisa Ibope divulgada ontem (24) para a corrida presidencial? A direção de jornalismo da Globo avaliou que era uma notícia menor, que não mereceria nem 30 segundos no Jornal Nacional. O tema só foi abordado na Globonews, voltada para um público bem mais restrito.

Pergunta: teria sido assim se, em vez de vencer em primeiro turno, Dilma caísse na pesquisa?

Abaixo, a notícia divulgada nesta quinta-feira em Pragmatismo Político:

Novo Ibope
Dilma vence em todos os cenários
 
A presidente Dilma Rousseff ganharia as eleições do dia 5 de outubro de 2014 com folga no primeiro turno contra qualquer rival em caso de aspirar a sua reeleição, segundo pesquisa de intenções de voto realizada pelo Ibope e divulgada nesta quinta-feira. Dilma receberia entre 39% e 41% dos votos, mais do que a soma das preferências pelos adversários.

Esta é a primeira pesquisa realizada pelo Ibope desde que a ex-senadora e ex-ministra Marina Silva anunciou sua filiação ao PSB. A legenda ainda não decidiu se lançará Marina ou seu presidente, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
Segundo a pesquisa, Campos receberia 10% dos votos, enquanto Marina Silva, terceira candidata mais votada nas eleições presidenciais de 2010, ficaria 21% dos votos.

O senador Aécio Neves, candidato quase certo do PSDB, a maior força da oposição, receberia entre 13% e 14% dos votos.

Em qualquer caso, Dilma derrotaria qualquer adversário em um hipotético segundo turno. A atual presidente seria reeleita com margens de entre 42% e 47% dos votos, e a rival melhor posicionada seria Marina Silva, que seria a favorita de 29% dos eleitores em um hipotético segundo turno.

A pesquisa tem uma margem de erro de dois pontos percentuais e foi feita entre os dias 17 e 21 de outubro, com perguntas a 2.002 eleitores em 143 municípios de todo o País.

Cenário A:

Dilma Rousseff 41%
Aécio Neves 14%
Eduardo Campos 10%
Dilma 41% – Adversários 24%

Cenário B

Dilma Rousseff 39%
Marina Silva 21%
Aécio Neves 13%
Dilma 39% – Adversários 34%

Cenário C

Dilma Rousseff 40%
José Serra 18%
Eduardo Campos 10%
Dilma 40% – Adversários 28%

Cenário D

Dilma Rousseff 39%
Marina Silva 21%
José Serra 16%
Dilma 39% – Adversários 37%

Pragmatismo Politico, com portal 247

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

RICHA ANUNCIA R$ 240 MILHÕES ÀS CIDADES DO LITORAL DO PARANÁ

 
O governador Beto Richa anunciou neste sábado, 19,  em Matinhos, no litoral do Paraná, R$ 240 milhões para Matinhos e Pontal do Paraná. A maior parte dos recursos (R$ 200 milhões) é para ampliar o sistema de coleta e tratamento de esgoto nas duas cidades. "É o maior volume de investimentos que o Governo do Estado fez no Litoral, região que era lembrada em outros governos apenas no período de veraneio. Aqui também moram pessoas que merecem atenção e melhoria na sua qualidade de vida", disse Beto Richa.

Mais de três mil pessoas acompanharam Richa em Matinhos. A interação do governador com as crianças e com os moradores do litoral podem ser comprovadas pelas fotos do mestre Orlando Kissner.