sábado, 30 de março de 2013

O QUE O POVO GOSTA

“O poder da TV sobre as pessoas é tão grande que até mesmo quem nela já não trabalha é tratado como se fosse entrar no ar dali a instantes. Eu explico e tiro por mim a experiência. Onde quer que eu vá, tem sempre alguém que já acompanhou meu trabalho no Brasil e pede para que eu analise o momento e o impacto da TV aberta brasileira na vida do público.


Confesso que, no início, sinto-me retraída e até um pouco temerosa de meter a colher num bolo do qual já fiz parte, mas depois vem a sensação de que, com a experiência vivida na telinha por tantos anos, posso perfeitamente fazer uma análise isenta do que vem ocorrendo sob a minha ótica, sem necessariamente ser uma verdade absoluta pra todo mundo.


Dentro do possível, mesmo morando nos EUA, vejo regularmente TVs brasileiras, já que, graças aos satélites, as temos em qualquer lugar do mundo hoje, evidentemente com horários e programação adequados a cada região. Mas, como não vivo muito longe e num fuso horário de pouca diferença, dá perfeitamente para me sentir “em casa” para comentar a programação das emissoras brasileiras.
Confesso, mais uma vez, que não consigo entender a volta dos programas de baixaria, com lavação de roupa suja em público, como se isso representasse realmente um reality show. Só que tudo soa tão falso que nós, telespectadores, nos sentimos enganados, mas não desistimos, vamos até o fim para descobrir qual o limite do ridículo pela busca de audiência.


Nas emissoras que vivem lutando para se manter num nível aceitável nos números no Ibope, existe muita igreja pagando alto por espaços em horário nobre, baixo nível de pseudo justiceiros de butique e apresentadoras buscando credibilidade quando a cultura não passa de um decoreba oportunista dos assuntos do momento. E aí, como buscar a tal vice-liderança que tanto apregoam quando a soma de todas não chega aos pés daquela que chamam de líder?


Pareço pessimista demais analisando a TV aberta de um país que está às vésperas de sediar os mais importantes eventos esportivos do mundo. E talvez os leitores me cobrem uma anáise mais justa, pelo menos , em relação à Globo, que, apesar de tudo, segue mais líder do que nunca, não tanto pela sua competência mas pela incompetência das demais. Parece que estão todas acomodadas em suas posições e dali não pensam em sair.


Li estes dias na internet sobre o encontro do “Vem aí” global. E posso garantir que senti a sensação de um deja vu de décadas, quando ao lançar sua programação a Globo manda um recado, nas entrelinhas, mais ou menos assim: “Este é o mundo real, o que acontece lá fora não interessa. É sob nossa ótica e nosso enfoque que as coisas e tendências devem ser absorvidas e seguidas pelo povo brasileiro. O que interessa são as histórias das nossas novelas, o que realmente importa é a visão política e econômica dos nossos articulistas e os textos pragmáticos e distantes da realidade lidos pelos nossos teleapresentadores”. Pelo menos a mim, essa é a impressão que fica.


Portanto, aos que me pediram para comentar, devo dizer que é difícil falar sobre a mesmice de todos os anos. Nada de novo no front televisivo e a grande novidade é um programa que está no ar há 13 anos, o tal Big Brother Brasil, que mal terminou e já anuncia a realização de teste com candidatos para a próxima edição daqui a um ano.


Mas como dizem que as emissoras fazem o que o povo quer ver, prefiro botar as barbas de molho, embora não as tenha, e sair de fininho. Fui.”
 Magazine Brasil
 Leila Cordeiro, Direto da Redação

CONTAS DE BETI PAVIN REFERENTE AO ANO 2001 NÃO CONSTAM IRREGULARIDADES

Em nota, Executivo da cidade da região metropolitana diz que derrubada pelos vereadores de parecer negativo da própria Câmara às contas de Beti Pavin (PSDB), ocorrida nesta quarta, foi reconhecimento à probidade da gestão anterior da tucana

 

A prefeitura de Colombo negou nesta quinta-feira (28) que haja irregularidades nas contas de Beti Pavin (PSDB) referentes ao ano de 2001, quando ela também era prefeita. O posicionamento, divulgado em nota, foi feito um dia depois de os vereadores da cidade aprovarem um projeto que derruba um parecer do próprio Legislativo, referente a 2001, de desaprovação da prestação de gastos da prefeita. 

 

O que gera dúvida é o tipo de  ação que os advogados de Beti Pavin  irão tomar após ela ter as contas regularizadas pela Câmara de Vereadores, já que a desaprovação da prestação de contas era usada nas ações judiciais que questionam a candidatura dela à prefeitura de Colombo no ano passado. Um dos processos chegou a adiar a posse de Beti por quase dois meses.

 

 Na realidade, a ação pode perder o objeto e o questionamento judicial deixar de existir. Mas até agora não houve atualização nas movimentações dos processos que tramitam na justiça da cidade e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Porém, a Justiça Eleitoral também pode manter as ações, o que deixa a continuidade do mandato dependente de decisões judiciais.

 

O parecer que reprovava a prestação de contas tinha sido feito pela própria Câmara da cidade, conforme reforçou, em nota, a prefeitura, nesta quinta-feira (28). Esse documento, que embasa as ações judiciais contra Beti, foi formulado durante a gestão anterior. O que os vereadores fizeram nesta semana foi anular uma votação que tinha sido feita pela legislatura anterior.

No esclarecimento feito pela prefeitura, a assessoria de imprensa diz que a aprovação feita pelos vereadores de agora foi um “reconhecimento à probidade da gestão da Prefeita Beti Pavin, naquele período, como em outros”. Isso porque, segundo a prefeitura, o Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR), em 2008, acatou um recurso de Beti Pavin e declarou “aprovadas com ressalvas” as contas de 2001.


 Bate boca  e Pizzas 

Pouco mais de dez pessoas promoveram um protesto repudiando a aprovação da proposta relacionada às contas de 2001 da prefeitura na Câmara de Colombo nesta quarta-feira (27). O grupo usou narizes de palhaço, apitos e levaram meia duzia de pizzas para o plenário. Houve bate-boca entre manifestantes e seguranças da Casa e os integrantes dos protestantes acabaram cedendo e fizeram a distribuição da pizza do lado de fora da câmara.

 

sexta-feira, 29 de março de 2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM COLOMBO

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – AUDIÊNCIA PÚBLICA (01/04/2013)

EDITAL DE CONVOCAÇÃO
 A Prefeita do Município de Colombo, Estado do Paraná, atendendo ao disposto no parágrafo único, do artigo 48, da Lei Complementar nº 101/00, de 4 de maio de 2000, TORNA PÚBLICO:

Que será realizada, no Auditório da Regional Administrativa Maracanã, em 01 de abril do corrente, às 18:30 horas, AUDIÊNCIA PÚBLICA, para discussão e elaboração do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2014 e para elaboração do novo Plano Plurianual para o período de2014 a2017, nos termos da legislação vigente.

Colombo, 22 de março de 2013. 
IZABETE CRISTINA PAVIN Prefeita Municipal

PALESTRA MOTIVACIONAL AOS INTEGRANTES DO PROJOVEM DO MUNICÍPIO DE COLOMBO

A prefeitura de Colombo através da Secretaria de Ação Social e Trabalho o programa atende a seis grupos com jovens de 14 a 17 anos pelo CRASrealiza palestra motivacional aos integrantes do PROJOVEM

 

Na quarta-feira (27), cerca de oitenta jovens, de 14 a 17 anos, integrantes dos grupos de trabalhos realizados pelo Programa Projovem, se reuniram no auditório da Regional Maracanã para participar da palestra motivacional e superação “Marketing Pessoal e Trabalho”, com o Orientador Social Joelson Xavier.

De acordo com a Coordenadora Municipal do Programa Eliziane Hennemann Jordão, os trabalhos realizados são divididos em Esporte, lazer, cultura, meio ambiente, cinema, participação cidadã e saúde, direcionados aos seis grupos de jovens que frequentam os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), nas segundas, terças e quartas-feiras, das 13 às 17hs. “Nosso principal objetivo é resgatar a valorização da vida, fazê-los acreditar que existe esperança de um mundo melhor. Depende apenas de nós, de nossas escolhas e projetos”, afirma Eliziane.

Após, a abertura do evento, com uma palavra de “Estimulo e Desempenho Profissional” da Secretária de Ação Social e Trabalho, Maria Silva e Souza, os adolescentes assistiram um vídeo que retrata a superação de vida do Artista Plástico, professor e palestrante Gonçalo Borges. O final da palestra foi marcado por um período de descontração e harmonia vivenciadas pelos jovens presentes na hora de participarem das dinâmicas de grupos. “Nossa principal intenção é resgatar a valorização da vida e motivá-los a escrever uma nova história, mostrar a eles que apesar de já conhecerem muitos problemas na vida, mesmo assim podem superar e recomeçar”, fala o palestrante Joelson Xavier.

Projovem

 Trata-se de um Serviço Sócio Educativo, coordenado pelo Ministério de Desenvolvimento Social em parceria com a Prefeitura Municipal de Colombo, destinados aos jovens de 14 a 17 anos, pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, e também do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil ou vinculados aos Programas e serviços de combate ao abuso e à exploração sexual.

 

A Coordenadora Municipal do Projovem Eliziane Hennemann relata que o principal objetivo do Programa é proporcionar aos adolescentes informações, atividades contra turno, dinâmicas Sócio Educativas e convívio social para favorecê-los com oportunidades de socialização e desenvolvimento de aptidões e senso de responsabilidade social e moral. “Sempre incentivamos nossos jovens aos estudos, para frequentar o Programa o adolescente precisa garantir a freqüência escolar mínima de 85º% para os jovens de 14 anos e de 75% para os jovens de 16 e 17 anos, monitorado pelo Sistema Educacional. E precisa também ter freqüência mínima de 70% nas atividades do Projovem adolescente”, explica a coordenadora Eliziane.

COLOMBO RECEBE PRÊMIO PELO TRABALHO CONTRA TUBERCULOSE

As metas de combate à doença foram atingidas e Colombo tem resultados melhores do que a média estadual

Apenas seis profissionais em todo o estado receberam a homenagem em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no combate à tuberculose

A Secretaria Municipal da Saúde de Colombo recebeu nesta terça-feira (26) uma placa de agradecimento pelo trabalho realizado no combate à tuberculose. O município de Colombo conseguiu atingir 83% de taxa de cura e apenas 2,3 % de taxa de abandono, cuja meta estadual é de 5%. A solenidade aconteceu na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e premiou apenas seis profissionais em todo o Estado. Em 2012, a taxa de abandono do tratamento no Estado do Paraná caiu de 8% (2011) para 5,9% e a taxa de cura subiu de 75% em 2011, para 77% em 2012.

Para a Dra. Silvia Carla Goetten Santos, médica homenageada e responsável pelo Programa de Combate à Tuberculose em Colombo, a conquista não é dela, e sim da equipe, que se esforça. “Esta premiação é fruto do trabalho de toda a equipe, de todos que vestem a camisa, que se esforçam e trabalham em prol do combate à esta doença. Se não fosse por isto, a meta não teria sido atingida. Este prêmio deve servir de estimulo para todos, para que continuem se empenhando neste trabalho realizado”, concluiu a Dra. Silvia.

Durante a premiação, o Secretário da Saúde do Estado, Michele Caputo Neto, falou da importância do trabalho desenvolvido. “Essa alta taxa de cobertura é resultado de um trabalho importante e um avanço que merece ser comemorado. Contudo, ainda há muito que ser feito e nosso objetivo é garantir assistência a 100% dos pacientes”, explicou o secretário durante evento que comemorou o Dia Mundial da Luta Contra a Tuberculose, celebrado no domingo (24/03).

Campanha de Combate à Tuberculose

A Dra Silvia Carla Goetten Santos recebeu da Secretaria da Saúde de Estado a placa que reconhece e incentiva o trabalho feito pela equipe de Saúde do município


Para marcar o Dia Mundial da Luta Contra a Tuberculose, a Secretaria Municipal de Saúde lança nesta segunda-feira (01) a Campanha de Combate à Tuberculose em Colombo. A Campanha terá duração de um mês e vai acontecer em todas as Unidades de Saúde do Município e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

O Programa de Controle da tuberculose já acontece ha 6 anos em Colombo, sempre trabalhou com o objetivo principal de melhorar os índices da doença no município. O atendimento acontece sempre de segunda à sexta no CTA e nas Unidades de Saúde (US). Atuam neste trabalho médicos sanitaristas, enfermeiros, psicólogos, dentistas e técnicos em enfermagem, sempre no sentido de manter toda a família do paciente amparada, para que ele faça o tratamento, que dura em média seis meses, por completo.

Todas as US estão capacitadas para o atendimento de pacientes que queiram fazer os exames e o tratamento. Para os pacientes que são parte do grupo de casos mais complexos, no qual alguns têm tuberculose acompanhada de câncer ou Aids, o CTA realiza um acompanhamento especializado, já que são casos que merecem maior atenção.

ECOCIDADÃO PARANÁ TRARÁ AVANÇOS PARA A RECICLAGEM EM COLOMBO

Parceria entre o Provopar e a Prefeitura vai melhorar as condições de trabalho, saúde e a renda dos catadores

A diretora do Provopar Estadual, Ana Maria Ghignone e a prefeita Beti Pavin conversam sobre o Programa Ecocidadão Paraná


Aconteceu nesta terça-feira (26) a reunião que firmou a parceria entre a Prefeitura de Colombo e o Provopar Estadual (Programa do Voluntariado Paranaense), vinculado à Secretaria da Saúde e Bem-Estar Social do Estado. A reunião contou com representantes dos dois órgãos e a parceria vai trazer para o município o Programa Ecocidadão Paraná, uma ação que trará benefícios tanto aos catadores quanto ao meio ambiente.

Segundo explicou a diretora de Qualificação Profissional e Geração de Renda do Provopar Estadual, Ana Maria Ghignone, o programa atua não somente na parte ambiental, como também na questão cultural e até de saúde, já que o Ecocidadão Paraná auxiliará na forma como os catadores trabalham na coleta e separação do material reciclável.

“O principal objetivo é retirar o catador do trabalho realizado nas ruas e mantê-lo dentro de espaços adequados para a separação do material. Desta forma ele deixa de ser catador e passa a atuar como separador do lixo reciclável, evitando o depósito deste material em casa, melhorando suas condições de trabalho e saúde”, explicou Ana Maria. O acúmulo dos materiais recicláveis em domicílio pode atrair vetores, como ratos, e por consequência causar doenças graves, como a leptospirose.

Início imediato e melhoria de renda

Para evitar este tipo de situação, e melhorar a renda do profissional de reciclagem, a prefeita Beti Pavin determinou o início imediato dos trabalhos de identificação da situação atual do município com relação à reciclagem de materiais. Este levantamento será realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e pelos técnicos do Provopar, para que se identifique a forma mais rápida e eficaz de implementar o Ecocidadão Paraná em Colombo.

“Desta forma nós poderemos assessorar as cooperativas de catadores desde a coleta até a comercialização do material reciclável. Isto vai aumentar a vida útil dos aterros sanitários e possibilitar ainda novas formas do uso industrial do resíduo depositado neste local”, informou a diretora do Provopar. Além disto, o Programa também vai melhorar consideravelmente a qualidade de vida dos trabalhadores que atuam na coleta seletiva de lixo.

Para completar, a diretora Ana Maria em consenso com a prefeita Beti Pavin enfatizaram que a maior preocupação é fazer com que os catadores “deixem de trabalhar de forma isolada e passem a atuar em associações, pois terão melhores condições de trabalho e preço justo para o material coletado”.
Para a reunião estiveram presentes as assessoras do Provopar Estadual e o secretário municipal de Meio Ambiente, José Carlos Moretes do Amaral e equipe.

quinta-feira, 28 de março de 2013

OPERAÇÃO POLICIAL PRENDE 415 PESSOAS EM TODO O ESTADO

A Polícia Civil desencadeou nesta quarta-feira (27/03) mais uma etapa da Operação Liberdade, em todo o Paraná. Quatrocentas e quinze pessoas foram presas. Destas, 194 são suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas e os demais por outros crimes. Foram apreendidos 49 armas de fogo, 59 quilos de maconha, 13 quilos de cocaína e 2,8 quilos de crack. 

A Operação teve a participação de 374 policiais civis da Divisão Policial do Interior (DPI) e da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), além do apoio de policiais militares. “Esta nova etapa da Operação Liberdade demonstra uma Polícia Civil atuante que, em parceria com a Polícia Militar, identificou e tirou das ruas diversos traficantes”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública, Cid Vasques.

“É um golpe muito forte contra os marginais de todo o Estado”, disse o delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius da Costa Michelotto. Segundo o delegado-titular da DPI, Julio Reis, operações como esta que vem sendo feitas desde o início do Programa Paraná Seguro, e têm atingido resultados progressivos. “Eles estão crescendo não só em quantidade, mas principalmente na qualidade das investigações”, disse.

O delegado titular da Denarc, Riad Farhat, disse que as prisões dos pequenos traficantes ajudam em muito no combate aos crimes contra a vida, que são prioridade para o Departamento da Polícia Civil. “Prendendo os pequenos traficantes, estamos evitando que homicídios, comuns nesse meio, aconteçam. Geralmente esses homicídios ocorrem quando há disputa por pontos de drogas e quando há dívidas do usuário”.

TERCEIRA ESTADUAL – Envolvendo todo o Estado, já foram realizadas duas etapas da operação. A primeira delas em 31 de agosto de 2011 prendeu 251 pessoas, além da apreensão de 250 quilos de maconha, 30 quilos de crack, armas e munições. No dia 31 de maio do ano passado, outra etapa estadual da Operação Liberdade prendeu 346 pessoas. Houve apreensão de 298 quilos de drogas e 46 armas.


Números da Operação Liberdade por Subdivisão:

1.º Subdivisão Policial (SDP) - Paranaguá

Prisões - 25

Apreensões de armas de fogo - 1

2.ª Subdivisão Policial (SDP) - Laranjeiras do Sul

Prisões - 10

Apreensões de crianças/adolescentes - 1

Apreensões de a rmas de fogo - 2

3.ª Subdivisão Policial (SDP) - São Mateus do Sul

Prisões - 7

Apreensões de crianças/adolescentes - 3

4.ª Subdivisão Policial (SDP) - União da Vitória

Prisões - 10

Apreensões de crianças/adolescentes - 3

5.ª Subdivisão Policial (SDP) - Pato Branco

Prisões - 11

Apreensões de crianças/adolescentes - 1

6.ª Subdivisão Policial (SDP) - Foz do Iguaçu

Prisões - 56

Apreensões de crianças/adolescentes - 8

Apreensões de armas de fogo - 11

7.ª Subdivisão Policial (SDP) - Umuarama

Prisões - 4

Apreensões de armas de fogo - 2

8.ª Subdivisão Policial (SDP) - Paranavaí

Prisões - 27

Apreensões de criança s/adolescentes - 1

Apreensões de armas de fogo - 2

9.ª Subdivisão Policial (SDP) - Maringá

Prisões - 50

Apreensões de crianças/adolescentes - 3

Apreensões de armas de fogo - 10

10.ª Subdivisão Policial (SDP) - Londrina

Prisões - 15

Apreensões de crianças/adolescentes - 14

11.ª Subdivisão Policial (SDP) - Cornélio Procópio

Prisões - 18

Apreensões de crianças/adolescentes - 1

Apreensões de armas de fogo - 2

12.ª Subdivisão Policial (SDP) - Jacarezinho

Prisões - 29

Apreensões de armas de fogo - 4

13.ª Subdivisão Policial (SDP) - Ponta Grossa

Prisões - 37

Apreensões de crianças/adolescentes - 6

Apreensões de armas de fogo - 2

14.ª Subdivisão Policial ( SDP) - Guarapuava

Prisões - 16

15.ª Subdivisão Policial (SDP) - Cascavel

Prisões - 12

Apreensões de crianças/adolescentes - 3

Apreensões de armas de fogo - 3

16.ª Subdivisão Policial (SDP) - Campo Mourão

Prisões - 38

Apreensões de crianças/adolescentes - 4

Apreensões de armas de fogo - 4

17.ª Subdivisão Policial (SDP) - Apucarana

Prisões - 19

Apreensões de armas de fogo - 2

18.ª Subdivisão Policial (SDP) - Telêmaco Borba

Prisões - 15

Apreensões de armas de fogo - 1

19.ª Subdivisão Policial (SDP) - Francisco Beltrão

Prisões - 4

20.ª Subdivisão Policial (SDP) - Toledo 

Prisões - 12

Apreensões de armas de fogo - 3
GAZETA SANTA CÂNDIDA,JORNAL QUE TEM O QUE FA

terça-feira, 26 de março de 2013

UM HOMEM PRA CHAMAR DE SEU

“Penso que um dos grandes embrulhos ideológicos do pessoal da direita passa pela sua absoluta convicção de que o individual vale mais do que o social. Essa tese despreza o coletivo como agente, mas adora vê-lo como paciente -  alienado e inerte. A direita cultua personalidades, valorizando os “que se fazem por si mesmos”, os “empreendedores”, os “que fazem diferença”. Ela precisa disso para justificar os bilionários, os especuladores, os banqueiros e todos os que, no mundo do capital, são apresentados como pessoas únicas, diferenciadas, até beneméritas. Afinal, o que seria desse bando de empregados sem essa elite de empregadores?

  Na ânsia  de se promover o sucesso  individual a uma categoria paradisíaca, não raro se elevam nulidades à condição de mitos, privilegiando – bem ao gosto dos tempos que correm – narcisismos e egocentrismos,  que fogem do social como o diabo, se existisse, fugiria da cruz... 

Acontece  que os ídolos, esses  super-heróis que povoam os noticiários do cotidiano,  podem ter – e não raro têm , porque  sua natureza é humana – momentos  de “pés de barro”. Aí, é preciso um esforço incrível da turma para desconstruir o que construiu, às vezes com sofismas, meias verdades, manipulações e omissões.  Quem conhece bem a história recente da terra do Super-Homem,  do Batman, do Homem-Aranha, do Homem de Ferro, do Indiana Jones, do Rambo, do Rocky e similares sabe das alianças que o império estadunidense manteve , ao sabor de conveniências econômicas, com diversos ditadores que, não mais que de repente, de grandes líderes mitificados  foram transformados em  agentes do mal. Para ficar apenas em dois exemplos marcantes, é só estudar a trajetória de um Saddam Hussein , de um Bin Laden, e suas ligações com os EUA. 

Quando estava pensando nesse tema, me veio à lembrança uma canção entoada pela Marina (a cantora, não a Silva) e de autoria do Erasmo Carlos, chamada “Mesmo que seja eu”  ( Veja o vídeo ) O contexto da letra da composição nada tem a ver com meu assunto aqui, mas um dos seus versos (“Um homem pra chamar de seu”) me pareceu um bom título para este artigo. 

A direita, nacional ou planetária, precisa sempre de um homem – às vezes uma mulher – para chamar de seu (sua). E é tal essa sua “crença”, que mitifica a torto e a direito. A ironia é que faz isso até para denegrir.  Entre nós, ela  quer que se acredite que o Brasil recente só trilhou os caminhos que trilhou porque um homem cheio de defeitos , mas “carismático”, conduziu os brasileiros. Não acredita em forças sociais. Por isso, atribuiu à Dilma (que não tinha “carisma”) a condição de “poste”, e está se dando mal, pois o que o povo valoriza hoje no país, queiram ou não, é muito mais uma política voltada para o combate às injustiças ,  mesmo com  eventuais desacertos, do que esta ou aquela personalidade.  Os índices de popularidade da Presidenta vêm de um continuado trabalho de muitos e que atende a anseios coletivos, mas nunca do exercício solitário de um comando. 

A direita repete, agora, esse mantra do “poste” no caso da Venezuela. Convenientemente cega diante dos índices de redução das desigualdades naquele país, atribui o “bolivarismo” ao fato de um “populista demagogo” ter empalmado o poder. Para ela, não há conquistas a garantir, o povo é uma abstração, e como Maduro não é um Chávez, será fácil à turma do capital recuperar o comando. Será? É o que vamos ver. Nada como os fatos para contrariar os desejos... 

A “metodologia do endeusamento” adora criar falsos heróis, amplificados pela mídia, para esconder o sistema que os cerca ou que eles representam. É por isso que as eleições na pátria do individualismo, por exemplo, não se definem pelas ideias , mas pelas pessoas. Uma cara simpática, uma família bonita e aparentemente bem constituída, coisas assim elegem  presidentes... E aí está Obama - cheio de aparentes boas intenções, mas imobilizado por forças bem superiores às de um indivíduo - que até agora não foi para frente nem pra trás, muito pelo contrário...    

O caso da eleição do Papa é emblemático. Como não consegue , ou não quer conseguir, enxergar o estrutural, o coletivo, a mídia que representa esse pensamento repercute, amplia e  supervaloriza  os mais simples atos  do novo mito, para muitos um jogo para a plateia alienada,  como ensina a boa e velha demagogia. É como se quisessem impregnar nas mentes a ideia de que, agora sim,  temos (?) Papa... Mas será que um homem (falível ou infalível, não entro nessa) conseguirá, com suas quebras de protocolo, reverter os tortuosos caminhos de uma  Igreja que tem, hoje,  muitos de seus mais altos  representantes envolvidos em diversos pecados capitais?  Implantará a “ficha limpa” no Vaticano?  Estão aí, nesse festival de “malfeitos” que hoje não dá mais para esconder, escândalos de luxúria (pedofilia), ganância (Banco do vaticano), inveja (disputas pelo poder), etc. 

A direita assanhada já tenta emplacar o  novo Papa como “um homem pra chamar de seu”. Imagina-o como contraponto ao  que chama de “governos populistas”. Acho que, para variar, está dando um tiro no pé. O ídolo pode ter os pés de barro. Outros, que ocuparam o seu posto, já tiveram...  Muitas mudanças já se fizeram na Igreja...para deixar tudo igual. E aí se desconstruirá mais um mito.  Mas, por outro lado,  pode ser que o simpático Papa resolva efetivamente fazer com que a Igreja se volte para os pobres do mundo. Se isso acontecer, ele não poderá jamais trilhar o mesmo caminho dos adoradores do mercado, dos especuladores, dos exploradores do povo. E a direita terá que buscar, mais uma vez, um representante para chamar de seu...”


Rodolpho Motta Lima, Direto da Redação


PROJETO DE RICHA PARA INSENÇÃO DO ICMS É APROVADO POR UNANIMIDADE NA ASSEMBLÉIA

A Comissão de Constituição e Justiça, da Assembleia Legislativa, aprovou nesta terça-feira (26), por unanimidade, o substitutivo geral do deputado Ademar Traiano, do projeto de lei do governador Beto Richa que prevê isenção do ICMS sobre o óleo diesel usado no transporte público. Conforme a nova redação, a isenção se amplia a 9 cidades que possuem mais de 150 mil moradores.

Antes restrita ao transporte público de Curitiba, o projeto passa atender as cidades de Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava, São José dos Pinhais e Colombo – as duas últimas já atendidas pelo transporte integrado da capital paranaense.

Beto Richa deu aval à mudança proposta pelos deputados na CCJ. “O entrave que limitava a isenção às cidades com transporte integrado foi superado. Destaco ainda que pela primeira vez na história do Paraná, um governo propõe apoio aos municípios para reduzir o impacto do diesel no preço das tarifas”, disse.

Serão beneficiadas direta ou indiretamente, mais de 6 milhões de pessoas, o que corresponde a 60% da população do Paraná.

68 MUNICÍPIOS RECEBEM EQUIPAMENTOS DE SAÚDE DO GOVERNO RICHA

 
Nesta terça-feira (26), o governador Beto Richa entregou equipamentos para reforçar o atendimento de saúde em 68 cidades paranaenses. Entre os materiais estão 19 conjuntos de aparelhos para estruturação de Unidades de Saúde da Família, 16 aparelhos de raio-x e 200 computadores.

 Os conjuntos são compostos de 65 itens, incluindo consultórios odontológicos, mesas clínicas, balanças, autoclaves, pinças e armários, entre outros equipamentos necessários para garantir atenção adequada aos pacientes. 
Richa afirmou que os novos equipamentos garantem atendimento de mais qualidade nas unidades dos municípios beneficiados, evitando que as pessoas precisem se deslocar para realizar exames e consultas. "O Paraná hoje é um Estado mais saudável”, disse o governador. “Conseguimos alcançar avanços significativos agindo sem medir esforços", afirmou.

GAZETA SANTA CÂNDIDA,JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

MÚSICA E CINEMA NAS '' TERÇAS CULTURAIS '' DO SESC COLOMBO


A programação cultural do Sesc Colombo  nesta próxima terça, dia 26, será em dose dupla. No horário de almoço, o projeto musical “Arroz, feijão e Música” retorna aos palcos da praça de alimentação do Colombo Park Shopping para sua 4ª edição consecutiva. Neste ano, o repertório será dedicado à MPB Instrumental e o primeiro show ficará por conta do Duo Cláudio e Cauê Menadro. Já a noite, o projeto Cineclube Cinesesc exibirá o longa-metragem nacional “Navalha na Carne”, adaptação cinematográfica de 1970 com o astro Jece Valadão. A classificação indicativa deste filme é 18 anos. Para ambos os eventos a participação é gratuita. Maiores informações pelo telefone 3621-8901.


 
Serviço:

Dia 26 de março

Música / Arroz, Feijão e Música

Show de msica instrumental – com“Duo Menandro”

Sinopse: Série de apresentações dedicadas à música brasileira 

em versão instrumental apresentadas durante o horário de almoço na praça de alimentação do Colombo Park Shopping.

Horário: 11h30 às 13h30.

 

Cinema / Cineclube Cinesesc

Filme – “Navalha na carne” (RJ, 1970 , 91 min.)

Sinopse: Adaptação da peça teatral escrita por Plínio Marcos, o filme impressiona pela crueza das situações, pelos 30 minutos inicias sem diálogos e pelas excepcionais atuações de Glauce Rocha, Jece Valadão e Emiliano Queiroz em um duelo verbal passado em um quartinho de pensão. Classificação: 18 anos.

Local: Sesc Colombo – Sala Mltiplas Artes

Horário: 19h30

Local: Sesc Colombo (Rua Dorval Ceccon, 664 – 2 piso do Colombo Park Shopping)

350 PACIENTES SÃO ATENDIDOS EM NOVO MUTIRÃO DA SAÚDE DO MUNICÍPIO DE COLOMBO

Consultas de Endocrinologia e exames de Eletrocardiograma foram realizados no sábado e no domingo

Aconteceu neste final de semana, nos dias 23 e 24, mais um Mutirão da Saúde, realizado pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria da Saúde. O 4° Mutirão faz parte das iniciativas emergenciais que a pasta da Saúde tem feito para reduzir as filas de espera por uma consulta especializada e exames.

Para tanto, nesta ocasião foram agendados 280 Eletrocardiogramas e 80 consultas com Endocrinologista. Os primeiros mutirões da Saúde aconteceram nos meses de janeiro, fevereiro e início de março, e realizaram mais de mil e trezentas consultas nas áreas de Ortopedia, Urologia, Dermatologia e Endocrinologia e ainda exames de Eletrocardiograma, no Centro de Especialidades Odontológicas e Centro Municipal de Especialidades Médicas Alto Maracanã.

O principal objetivo desta força tarefa que está sendo promovida desde janeiro, é diminuir a fila de espera por uma consulta de especialidade, que já chegou a conter mais de 10 mil pessoas, algumas chegaram a esperar mais de dois ano por uma simples consulta.

 Os pacientes que aguardavam na fila puderam realizar o exame de Eletrocardiograma, além de consultas de Endocrinologia

Odontologia em foco

Paralelamente a estas ações, a Prefeitura por meio da Secretaria da Saúde, também está promovendo um mutirão voltado exclusivamente para a Endodontia, que teve início em fevereiro e deve fazer mais de 500 tratamentos de canal até o final deste mês de março. A fila de espera por um tratamento como este já chegou a conter mais de mil pacientes, e hoje está reduzida à, pelo menos, a metade.

A Secretaria de Saúde de Colombo informa que os mutirões devem continuar acontecendo nos próximos meses e pede para que os pacientes que estão aguardando por uma consulta, esperem o contato dos profissionais da saúde agendando o atendimento.

segunda-feira, 25 de março de 2013

CARDÁPIO RESTAURANTE POPULAR DE COLOMBO / - 25/03 A 29/03

 

Restaurante Popular de Colombo

Endereço: Rua Roberto Lambach Falavinha, 216 Bairro: Alto Maracanã

Horário de atendimento: 11h15 as 13h30, de segunda a sexta-feira, sendo 1.000 refeições/dia
Gerenciado pela Secretaria Municipal de Ação Social e Trabalho
Coordenadora Nutricional de Restaurante Popular: nutricionista Ana Paula Benedetti (CRN8 4627) Responsável Técnica da empresa contratada para prestação de serviços: nutricionista Hélen Maria Dalcanale (CRN8 3283)
Cardápio: saudável, nutricionalmente adequado e balanceado, composto por: arroz, feijão, um tipo de carne, um tipo de acompanhamento, salada e sobremesa.

Valor: R$1,25  

(a partir de segunda-feira, 19/11)
Inaugurado em: Junho/2008
Atende ainda entidades beneficentes por meio do Sopa Solidária, realizando a entrega de aproximadamente 300 pratos de sopa/dia para entidades do município inscritas na Provopar.

CARDÁPIO RESTAURANTE POPULAR DE COLOMBO/PR – 25/03 a 29/03

Segunda- feira
Terça- feira
Quarta- feira
Quinta- feira
Sexta- feira
25/03
26/03
27/03
28/03
29/03
Arroz / Feijão
Arroz / Feijão
Arroz / Feijão
Arroz / Feijão
FERIADO
Calabresa acebolada
Madalena de carne
Picadinho a pomodoro
Frango a espanhola
(frango assado ao molho)
Macarrão bolonhesa
Legume sautee
Farofa
Purê de batatas
Salada
Salada
Salada
Salada
Docinho
Fruta
Gelatina
Pudim de chocolate
Cardápio sujeito à alterações
Coordenadora Nutricional do Restaurante Popular: Nutricionista Ana Paula Benedetti (CRN8 4627)Responsável técninca da enpresa contratada para prestação de serviços: Nutricionista Hélen Maria Dalcanale (CRN8 3283)

PREFEITA DE COLOMBO TEM AUDIÊNCIA COM SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO FLÁVIO ARNS

Atenção à educação especial e a construção de novas escolas foram alguns dos assuntos tratados pelas autoridades

Beti Pavin e Aziolê explicam sobre as demandas da educação do município | Foto: João Senechal/PMC

A prefeita de Colombo, Beti Pavin teve uma audiência nesta segunda-feira, 18, com o secretário de Estado da Educação e também vice-governador, Flávio Arns. Atenção a educação especial, reformas, ampliações e a construção de novas escolas, para atender às demandas do município, deram o tom da conversa.

Segundo Beti Pavin, que esteve acompanhada da secretária municipal da Educação, Cultura e Esportes, Aziolê Cavallari Pavin, as questões levadas ao secretário são de grande importância para o melhor funcionamento das instituições e atendimento dos estudantes que moram no município.

“Precisamos buscar juntos soluções para adequar a educação especial que é oferecida por meio da APAE, pensando em ampliar a atual infraestrutura para que possamos atender mais alunos e também resolver o aumento da demanda por vagas na rede estadual em algumas regiões do municípios”, pontuou.

A prefeita informou ao secretário, que Colombo conta com uma fila de espera significativa, tanto para a educação especial quanto para o ensino médio. “Queremos estabelecer esta parceria para tentar minimizar este problema e atender os nossos alunos de forma mais adequada”, afirmou.

Conforme explicou a secretária Aziolê, alguns destes estudantes têm que se deslocar para escolas que ficam longe de onde moram. “Para levar o aluno, o município oferece o transporte escolar, mas se este aluno estudasse perto da sua casa, não precisaria deste serviço, e não gastaríamos tanto com isto. Para não deixar o aluno fora da escola, nós nos desdobramos e atendemos”, informou a secretária da Educação.
A secretária municipal da Educação, Aziolê Cavallari, o secretário de Estado da Educação, Flávio Arns e a prefeita Beti Pavin | Foto: João Senechal/PMC

De acordo com Beti Pavin, o município cresceu muito nos últimos anos e a atual infraestrutura não é suficiente para atender a grande procura. “Em função dos novos loteamentos e condomínios residenciais cresceu a busca por vagas nas instituições. Por conta disso queremos ser parceiros do Estado para ajudar a resolver este problema”, enfatizou a prefeita.

O secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, entendeu a situação do município, e disposto a ajudar solicitou ao município e ao Núcleo Metropolitano da Área Norte um levantamento georeferenciado sobre as escolas e as demandas da região, com o objetivo de analisar os dados e estabelecer uma linha de trabalho para atender a cidade.

PREFEITURA DE COLOMBO RECEBE PROPOSTA DO MUTIRÃO DA CIDADANIA

Programa irá trazer diversos serviços e atividades gratuitas para a população
A prefeita, o vice, o secretário e os assessores do estado conversam sobre o programa

A prefeita de Colombo, Beti Pavin recebeu esta semana o secretário estadual de Relações com a Comunidade, Ubirajara Schreiber para conhecer o Programa de Governo Mutirão da Cidadania. Na ocasião o secretário propôs a realização do evento no próximo mês de abril no município. 
O programa irá trazer serviços de confecção de documentos como identidade, cpf,certidão de nascimento e casamento, carteira de trabalho. Orientações jurídicas, com divórcio consensual, reconhecimento de maternidade e regulamentação de visitas. Também acontecerão a orientação e avaliação física, teste de colesterol, glicemia, urina, saúde bucal, corte de cabelo, emprego, habitação, lazer e cultura, entre outras atividades que acompanham esta prestação de serviços gratuitos.


Segundo a prefeita Beti Pavin, iniciativas como esta, são sempre muito bem vindas. “Recebo com muitas satisfação o programa Mutirão da Cidadania e tudo o que for para beneficiar e atender a nossa população, terão sempre o nosso apoio no que for preciso”, destacou.


De acordo com o secretário de Relações com a Comunidade, Ubirajara Schreiber, o Mutirão da Cidadania – Paraná em Ação serviços, acontecerão em todos os municípios do Estado.


“O objetivo do governo Beto Richa é levar a todas as comunidades do estado a prestação desses serviços gratuitos exercendo assim as políticas públicas melhorando as condições de vida da população”, disse o secretário.


Participaram da reunião o vice prefeito, Ademir Goulart e os assessores da secretaria de estado.

domingo, 24 de março de 2013

A “MULHER MAIS FEIA DO MUNDO” DEPOIS DE 150 ANOS TEM FUNERAL DIGNO

   Julia Pastrana, no auge de    sua    carreira bizarra.
Ela nasceu em 1834, em Sinaloa, estado da região oeste do México. Sua origem étnica era indígena. Seu nome era Julia Pastrana e ficou conhecida como "a mulher macaco" devido a uma condição genética rara: tinha corpo e rosto coberto de pelos sedosos mas não era um caso clássico hipertricose (também conhecida como a síndrome do lobisomem) porque, no caso de Julia, não era somente a presença excessiva de pelos que caracterizava sua estranha aparência. 
Ela também apresentava prognatismo mandibular (mandíbulas proeminentes) e outras deformidades que faziam com que ela parecesse pertencer a alguma espécie, já extinta, precursora do homo sapiens.
 
Aos 20 anos ela foi descoberta pelo norte-americano M. Rates e levada para os Estados Unidos. Apresentou-se como atração pública pela primeira vez no Gothic Hall, em Nova Iorque (em 1854). Pouco depois, passou a ser empresariado por Theodore Lent (também conhecido como Lewis B. Lent).
 
Como atração de teatro de curiosidades, Julia fez inúmeras turnês, por toda a Europa, incluindo a Rússia (tanto no território europeu como no eurasiano) onde se apresentava para um público que pagava para vê-la cantar e dançar. Tinha um timbre de voz meso-soprano. Inteligente, ela mesma costurava suas roupas, falava várias línguas e adorava ler.
 Julia Pastrana, imagem do livro - The Living Races of Mankind, de Hutchinson H.N. Gregory, E. J. W & Lydekker, R.. Hutchinson: London, 1900.
FONTE: [http://es.wikipedia.org/wiki/Julia_Pastrana]
Ela fez muito sucesso. Atraía multidões que faziam fila para conseguir um ingresso para suas apresentações e, consequentemente, ganhou muito dinheiro. Tanto que, em 1857, o próprio Theodor Lent casou-se com ela. Em seguida, o casal mudou-se para a Austria onde Theodor submeteu-a a inúmeros exames médicos enquanto a proibia de sair às ruas durante o dia. 
 Em 1859 Julia engravidou e deu à luz um bebê que herdou todas as suas características físicas. Mas a criança morreu 35 horas depois de nascer. O mesmo aconteceu com Julia que morreu cinco dias depois em decorrência de complicações no parto.
 
Diante da perda de sua fonte de renda, Theodor vendeu os cadáveres, da mulher e do filho a um professor (Sukolov) da Universidade Moscou. O professor mumificou os corpos e os expôs no Instituto Anatômico da Universidade de Moscou. 
 
Ganancioso, Theodor reclamou os corpos de volta para transformá-los em novas atrações circences. A Justiça concedeu a restituição, mas quando Theodor tentou colocar em cartaz suas atrações, foi proibido pelas autoridades russas. Assim, dois anos depois da morte de Julia e do bebê, em 1862, Theodor retornou à Inglaterra onde não havia restrições legais para a exibição das múmias.
 
Pouco tempo depois, Theodor conheceu outra mulher com características semelhantes às de Julia. Seu nome era Zenora. Também com esta o inescrupuloso empresário casou-se e retomou seus "espetáculos" apresentando a segunda esposa como "A irmã de Julia Pastrana" e estabelecendo residência em em St. Petersburg (Rússia). 
 
Porém, em 1880 Theodor começou a sofrer de uma grave enfermidade mental e acabou internado, até o fim de sua vida em um sanatório.Em uma espécie de justiça poética a Senhora Zenora, reclamou o direito as múmias como herança conjugal, tornou-se proprietária  mudando-se para Munique (Alemanha) em 1888. Em 1895 ela vendeu as múmias durante uma convenção circense realizada em Viena, em 1895.
 
Desde então, as múmias desapareceram e somente voltaram a reaparecer na Noruega, em 1921 como propriedade de um certo Mr. Lunds que as incorporou ao seu próprio show denominado "A Câmara dos Horrores". 
 
Essas múmias continuaram sendo exibidas como aberrações até 1970 quando, em uma turnê nos Estados Unidos, um protesto de clamor popular persuadiu as autoridades a proibirem a exploração daqueles cadáveres.
 
Em 1976, vândalos invadiram o local onde as múmias estavam guardadas e mutilaram o corpo do bebê. Em 1979, a múmia de Julia foi roubada mas a polícia conseguiu recuperá-la e concedeu sua custódia ao Instituto Forense de Oslo (Noruega). 
 
Mais tarde, em 1990, a múmia de Julia Pastrana foi localizda no Departamento de Anatomia da Universidade de Oslo. Em 2012, a Universidade comprometeu-se a restituir o corpo de Júlia à sua terra natal: o México. De fato, em 07 de fevereiro de 2013, Julia finalmente foi entregue às autoridades mexicanas. 
 
Depois de uma missa católica na igreja local, o caixão de Pastrana foi levado para o cemitério da aldeia e enterrado com as devidas cerimônias fúnebres.

HOMEM TROCA A MULHER PELO SOGRO EM VILA VELHA

             Oswaldo Nunes e Antonio Novaes.           (Foto: Divulgação)
 

Oswaldo Nunes Bissoli, 37 anos, comerciante e persona non grata na Família Oliveira Lafaiette. O estopim para o ódio se deu a partir da revelação que genro e sogro mantinham relações íntimas em segredo e desejam tornar público o amor que compartilhavam. 




Antonio Novaes Lafaiette, 60 anos, bancário e pai de três filhas surpreendeu amigos e familiares ao abandonar o lar onde viveu por 32 anos para viver com Oswaldo este amor ‘proibido’. Natália Oliveira Lafaiette, 59 anos, aposentada e abandonada está à base de ansiolíticos desde que soube do fato.
As famílias que moram no município de Vila Velha no Espírito Santo nunca suspeitaram que a amizade entre genro e sogro transcendesse os limites fraternais. Ambos durante anos cultuavam o hábito de pescar e por isso viajavam pelos recantos mais belos do Brasil em busca de rios em que pudessem colocar suas varas.
A impactante descoberta se deu quando Oswaldo pediu para seu cunhado A.O.L. 17 anos formatasse seu computador. Curioso o jovem decidiu “conhecer melhor” o computador antes de realizar o serviço. Neste momento ele se depara com uma pasta repleta de fotos íntimas do sigiloso casal.
Karina Oliveira Lafaiette 35 anos, professora e esposa traída, num momento de fúria decidiu enviar as fotos íntimas deles para amigos e familiares do casal e hoje responde a um processo por violação de privacidade. Quem viu as fotos diz que o comerciante possuía uma ‘pequena empresa’ enquanto o seu sogro era detentor de um ‘grande negócio’.
 Jornal Gazeta do Santa Cândida edição Dezembro 2012

Confira,Vídeo reportagem




GAZETA SANTA CÂNDIDA,JORNAL QUE TEM O QUE FALAR