sábado, 10 de agosto de 2013

DEPUTADO APRESENTARÁ CPI DO PROCESSO CONTRA A GLOBO QUE HAVIA DESAPARECIDO

Deputado apresentará cópia do processo após abertura da CPI
O deputado Protógenes Queiroz (PC do B-SP) afirmou que apresentará uma cópia do processo que apura denúncias de sonegação fiscal contra a Rede Globo. O parlamentar pediu a criação de uma CPI contra a emissora, que é ré em um processo que exige o pagamento de R$ 615 milhões em impostos, juros e multa por suspeita de sonegação fiscal na compra dos direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2002.


O processo, no entanto, desapareceu da Receita no final de 2006. A emissora afirmou que na ocasião "agiu de forma voluntária", fornecendo às autoridades competentes todos os documentos para auxiliar com a "restauração e prosseguimento" da ação.



Segundo o R7, Protógenes diz que existem cópias dos processos e que estão nas mãos do grupo que denunciou a existência de uma investigação contra a emissora e que serão apresentadas assim que forem recolhidas as 171 assinaturas para a abertura de CPI.



O deputado afirma ainda que ele deve terminar de recolher as assinaturas necessárias para protocolar o pedido na Mesa Diretora da Câmara na próxima segunda-feira (12/8). O parlamentar preferiu não divulgar quantos deputados já assinaram a lista para não constrangê-los, mas diz que a adesão aumentou significativamente depois do apoio do PRB. 

 O caso

Após a divulgação de uma suposta sonegação fiscal da Rede Globo na aquisição dos direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2002, a emissora emitiu um comunicado comentando o caso. Veja na íntegra:



"Como é de conhecimento público, a Globo Comunicação e Participações adquiriu os direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2002. Em 16/10/2006, a emissora foi autuada pela Receita Federal, que entendeu que o negócio se deu de maneira a reduzir a carga tributária da aquisição. 



Em 29/11/06, a empresa apresentou sua defesa junto às autoridades, fundada em sua convicção de que não cometeu qualquer irregularidade, tendo apenas escolhido uma forma menos onerosa e mais adequada no momento para realizar o negócio, como é facultado pela legislação brasileira a qualquer contribuinte. 



No dia 21/12/06, a defesa da Globo foi rejeitada pelas autoridades. Alguns dias depois da sessão de julgamento, para sua grande surpresa, foi a Globo informada de que os autos do processo administrativo se extraviaram na Receita Federal. Iniciou-se, então, a restauração dos autos, como ocorre sempre nos casos de extravio de processos. A empresa agiu de forma voluntária, fornecendo às autoridades cópias dos documentos originais, tornando com isso possível a completa restauração e o prosseguimento do processo administrativo. 



Em 11/10/07, a empresa foi intimada da decisão desfavorável, apresentando recurso em 09/11/07. No dia 30/11/09, a Globo tomou a decisão de aderir ao Refis (Programa de Recuperação Fiscal) e realizar o pagamento do tributo nas condições oferecidas a todos os contribuintes pelo Fisco. O pagamento foi realizado no dia 26/11/09, tendo a empresa peticionado às autoridades informando sua desistência do recurso apresentado (o que ocorreu em 04/02/10). 



I
Diante das informações mentirosas que circularam nesta terça-feira, a Globo Comunicação e Participações esclarece que soube, apenas neste dia 09/07, que uma funcionária da Receita Federal foi processada e condenada criminalmente pelo extravio do processo. A Globo Comunicação e Participações não é parte no processo, não conhece a funcionária e não sabe qual foi sua motivação. 



O relato acima contém todas as informações relevantes sobre os fatos em questão que são do conhecimento da empresa. A Globo Comunicação e Participações reitera, ainda, que não tem qualquer dívida em aberto com a Receita. Como ocorre com qualquer grande empresa, a Globo Comunicação e Participações questiona autuações que sofreu, na via administrativa ou na judicial, o que é facultado a todos os contribuintes. 



A Globo Comunicação e Participações reafirma, ainda, acreditar que as autoridades competentes investigarão o vazamento de dados sigilosos. A empresa tomará as medidas judiciais cabíveis contra qualquer acusação falsa que lhe seja dirigida".


Crédito:Agência Brasil

Redação Portal IMPRENSA

SENAI NO PARANÁ OFERECERÁ MAIS DE MIL VAGAS GRATUITAS EM CURSOS TÉCNICOS PELO SISUTEC

 Qualificação Profissional

Inscrições devem ser feitas até o dia 12 de agosto, pela internet. As aulas começam já neste segundo semestre
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no Paraná oferecerá, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), 1.052 vagas em cursos técnicos de nível médio pelo Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec), lançado nessa segunda-feira (05), pelo Ministério da Educação. São 12 cursos distribuídos em 11 unidades do Estado. As aulas começam já neste segundo semestre de 2013.

As inscrições foram abertas ontem (06) e os interessados devem se inscrever através do site
http://sisutec.mec.gov.br até a próxima segunda-feira, dia 12 de agosto. A seleção será feita com base na nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. Os estudantes que obtiverem notas para as vagas nas escolas do Senai terão isenção das taxas de matrícula e mensalidade, além de receberem gratuitamente lanche, vale-transporte, kit escolar e material didático. 
“Além da habilitação técnica, a educação profissional ofertada pelo Senai é voltada à formação integral. Essa metodologia de formação profissional por competência prepara o jovem tanto para o trabalho como para o exercício pleno da cidadania”, observa a gerente de Educação Profissional e Tecnológica do Senai no Paraná, Rosane Lara.

O resultado da primeira chamada do Sisutec em 2013 será divulgado no dia 14 de agosto. Caso o estudante seja aprovado, a matrícula deve ser feita nos dias 15 e 16 de agosto. O resultado da segunda convocação está previsto para 19 de agosto.
Confira os cursos do Senai no Paraná pelo Sisutec:
  
UNIDADE / CURSO
VAGAS
PR---CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ARAUCÁRIA---TÉCNICO EM METALURGIA
30
PR---SENAI  - CIC---TÉCNICO EM ALIMENTOS
64
PR---SENAI  - CIC---TÉCNICO EM BIOTECNOLOGIA
64
PR---SENAI  - CIC---TÉCNICO EM CONTROLE AMBIENTAL
64
PR---SENAI - CASCAVEL---TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES
35
PR---SENAI - CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE AMPÉRE---TÉCNICO EM PRODUÇÃO DE MODA
30
PR---SENAI - CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE PALMAS---TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
35
PR---SENAI - CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE PONTA GROSSA---TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
30
PR---SENAI - CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE PONTA GROSSA---TÉCNICO EM LOGÍSTICA
30
PR---SENAI - CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE RIO NEGRO---TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
60
PR---SENAI - LONDRINA---TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
80
PR---SENAI - LONDRINA---TÉCNICO EM BIOTECNOLOGIA
160
PR---SENAI - LONDRINA---TÉCNICO EM MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA
120
PR---SENAI - NÚCLEO DE ASSESSORIA AS EMPRESAS DE JAGUARIAIVA---TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA
40
PR---SENAI - TOLEDO---TÉCNICO EM ALIMENTOS
40
PR---SENAI - TOLEDO---TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA
40
PR---SENAI - TOLEDO---TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
40
PR---SENAI PINHAIS---TÉCNICO EM LOGÍSTICA
30
PR---SENAI PINHAIS---TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
60
TOTAL
1.052
GAZETA SANTA CÂNDIDA,JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

ELEIÇÕES LIMPAS: PESQUISA OAB/IBOPE REVELA QUE 85% QUEREM REFORMA POLÍTICA


Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (6) pelo presidente do Conselho Federal da OAB revela que 85% dos entrevistados são favoráveis à reforma política, e que 92% dos entrevistados são a favor de projeto de lei nesse sentido por iniciativa popular.
A Ordem encabeça o Comitê de Reforma Política criado em junho junto a diversas instituições da sociedade civil para coletar em todo o País assinaturas em favor do projeto de lei de iniciativa popular.
A pesquisa foi apresentada pelo presidente do Conselho Federal, Marcus Vinicius Furtado. O presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, representou as seccionais da OAB no evento. "Não tenho dúvida de que à medida que aumentar o número de assinaturas o Congresso Nacional sentirá a necessidade de atender a sociedade, com já vem fazendo desde que o povo foi às ruas", afirmou Tibúrcio.
O coordenador do Comitê da Reforma Política em Goiás e secretário-geral da OAB-GO, Julio Meirelles, explica que o projeto de lei proposto pela OAB tem como principais propostas mudanças no financiamento de campanha e no formato da eleição proporcional. "É preciso discutir a eleição dos parlamentares, que sofrem uma grande crise de representatividade", afirmou.
Pesquisa
Quanto ao financiamento de campanha, 78% dos entrevistados se posicionaram contra a participação de empresas nas campanhas. Noventa por cento opinaram pediram punições mais rigorosas contra a prática de caixa-dois.
A pesquisa quis saber, também, qual o melhor modelo para eleger deputados, ficando 56% a favor de mudanças e pela instituição do voto em lista (lista e propostas de candidatos), contra 38% favoráveis à maneira atual, no nome do candidato. Dentre os temas prioritários de propostas, os entrevistados elegeram saúde em primeiro lugar, seguido por educação e controle de gastos do governo.
O Ibope entrevistou 1.500 pessoas em todo o país de 27 a 30 de julho.

GAZETA SANTA CÂNDIDA,JORNAL QUE TEM O QUE FALA

FERNANDA RICHA ANUNCIA A CRIAÇÃO DE 27 CRAS NO PARANÁ

Fernanda Richa (Família e Desenvolvimento Social) anunciou  a construção de 27 novos Cras - estruturas voltadas ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade que vão beneficiar mais de 72,5 mil famílias.
 
 O investimento, do tesouro estadual, será de R$ 14,8 milhões. “A expansão da rede estadual de assistência social é um compromisso do nosso governo. Estamos garantindo um atendimento de qualidade às famílias que necessitam da nossa atenção”, disse Fernanda. 

Fernanda Richa, explica que a escolha dos primeiros 27 Cras, que terão suas obras iniciadas ainda este ano, atende critérios técnicos aprovados pelo Conselho Estadual de Assistência Social. Cada novo Cras terá 206 m² e capacidade de atender 2,5 mil famílias
 

ASSISTÊNCIA SOCIAL É DEBATIDA EM SUA DÉCIMA CONFERÊNCIA EM COLOMBO

Entidades Assistenciais, Poder Público, trabalhadores e Usuários se reúnem para discutir políticas públicas de atendimento no município

Representantes dos diversos setores e entidades do município tiveram participação ativa em todas as discussões nas temáticas propostas

Mais uma vez a Prefeitura de Colombo dá mostra de que a gestão pública deve ser participativa. Ao realizar a X Conferência Municipal de Assistência Social, usuários e profissionais puderam confrontar idéias e apresentar sugestões à Secretaria Municipal da Ação Social e Trabalho para a composição do plano de atuação do setor nos próximos dois anos.

Já nos primeiros momentos do evento, a Secretária Maria da Silva Souza lançou um desafio aos participantes para um aprofundamento verdadeiro nas questões propostas pela Conferência e apresentou dados preocupantes em relação à renda per capta no município, afirmando que mais de 100 mil colombenses, segundo o IBGE, possuem renda mensal inferior 350 reais. Ela fez uma análise do que representa esta situação e os reflexos no atendimento social.

Durante as duas horas de Palestra a Assistente Social Lorena Ferreira Portes discorreu sobre efetivação das políticas públicas do setor

O vice prefeito Ademir Goulart destacou os compromissos da gestão em aprimorar os serviços públicos para suprir as demandas cada vez maior no atendimento social.

Representando a Câmara Municipal o vice presidente Sérgio Pinheiro disse que os vereadores estarão atentos às necessidades de novas legislações para garantir que as deliberações da Conferência sejam realmente efetivadas.

A palestra que tratou do tema Central da Conferência Nacional “Gestão e Financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social/SUAS” foi proferida pela Assistente Social Lorena Ferreira Portes. Ela abordou temas como o Cofinanciamento obrigatório, a Gestão do Sistema, do Trabalho, dos Serviços e dos Benefícios e ainda a Regionalização, foram alguns dos assuntos abordados durante duas horas. Ao final um debate envolveu o público presente que pode expor suas opiniões.

Nos grupos de debates o aprofundamento na realidade local e levantamento das prioridades e propostas

Durante o evento, as apresentações culturais ficaram por conta do Grupo de Dança do projeto Irmão Caçula e também do Grupo de Dança da APAE de Colombo.

No período da tarde a conferência priorizou os debates. Divididos em seis grupos os participantes puderam opinar sobre as propostas que foram levantadas nas Pré-Conferências realizadas nos Centros de Referência da Assistência Social. Após, aconteceu a Plenária Final com a eleição das propostas para apresentação na X Conferência Estadual de Assistência Social.

Ao final foi apresentada a nova composição do Conselho Municipal de Assistência Social

Com o referendo da composição do Conselho Municipal de Assistência Social para a Gestão 2013/2015 e eleição dos delegados que representarão o município em outras etapas da Conferência, foi encerrado o evento às 17 horas.

Fotos: João Le Senechal

COLOMBO TERÁ MÉDICOS DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS

Três novos profissionais atuarão nas Unidades de Saúde que contam com o Programa Saúde da Família

Unidade de Saúde Santa Tereza conta com o Programa Saúde da Família (PSF)
A prefeitura municipal de Colombo, por meio da secretaria da Saúde, assinou termo de adesão junto ao governo federal para receber profissionais da medicina por meio do Programa Mais Médicos. A iniciativa firmada em julho passado irá disponibilizar para o momento, três novos médicos.

Segundo a secretária da Saúde, Dalimar de Lucca Moreira, os profissionais devem iniciar o atendimento na segunda quinzena de setembro. “Estes médicos irão atuar exclusivamente nas unidades de saúde que contam com o Programa Saúde da Família (PSF)”, explicou.

De acordo com Dalimar, uma das exigências do governo para se fazer parte do programa é que estes médicos realizem atendimento somente nas unidades PSF, e ainda o município deve disponibilizar moradia, alimentação e transporte para estes profissionais.

Mais Médicos

Médicos devem iniciar o atendimento na segunda quinzena de setembro

O Programa Mais Médicos faz parte de uma ação para levar mais médicos para regiões onde há escassez ou não existem profissionais. As vagas serão oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros, interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais. No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil aceitará candidaturas de estrangeiros, com a intenção de resolver esse problema, que é emergencial para o país.

Hoje, o Brasil possui 1,8 médicos por mil habitantes. Esse índice é menor do que em outros países, como a Argentina (3,2), Uruguai (3,7), Portugal (3,9) e Espanha (4). Além da carência dos profissionais, o Brasil sofre com uma distribuição desigual de médicos nas regiões – 22 estados possuem número de médicos abaixo da média nacional.

Fotos: Bruno do Carmo

FIFA CONFIRMA FOZ DO IGUAÇU COMO CENTRO DE TREINAMENTO DA COPA 2014

Em ofício ao Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu – Fundo Iguaçu, a Fifa informou que duas das três propostas apresentadas por Foz do Iguaçu para ser centro de treinamento de uma das seleções que vão disputar a Copa do Mundo de 2014 atendem aos requisitos necessários.
 

As estruturas do Flamengo Esporte Clube e do Hotel Iguassu Resort “são compatíveis” para participar do processo de seleção, diz o ofício, assinado por Frederico Nantes, gerente geral de Competição e Serviços às Equipes do Comitê Organizador da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. Já a estrutura do estádio do ABC foi descartada.
 
“Agora, com esse posicionamento oficial, temos tranquilidade para trabalhar nas adequações necessárias, conforme os projetos apresentados à Fifa”, afirma o presidente do Fundo Iguaçu e superintendente de Comunicação Social da Itaipu, Gilmar Piolla, a quem o ofício da Fifa foi endereçado.
 
Como a escolha dos centros de treinamento avalizados pela Fifa é feita pelas seleções, sem nenhuma interferência do Comitê Organizador Local, o trabalho seguinte será despertar o interesse de uma das equipes por Foz do Iguaçu.
 
O secretário municipal de Esportes, Anderson Andrade, diz que tem certeza de que Foz do Iguaçu conseguirá atrair uma das seleções que vêm disputar a Copa do Mundo. “Como a Fifa aprovou dois campos de treinamento, podemos até captar duas seleções”, afirma.
 
Ele considera, ainda, que tão importante quanto essa conquista é o legado que ficará para a cidade, depois da Copa do Mundo. “Teremos dois locais que poderão atrair grandes times para pré-temporadas ou mesmo para amistosos”, afirma.
 
Trunfos da candidatura
Gilmar Piolla lembra que Foz do Iguaçu tem uma série de diferenciais, em relação a outras cidades, para atrair o interesse de uma das 32 seleções. O primeiro deles é a localização estratégica, que permitirá atender seis das 12 chaves que compõem a Copa do Mundo no Brasil.
 
Foz do Iguaçu está a apenas uma hora de voo de Curitiba, Porto Alegre e Cuiabá; está ainda a uma hora e meia de São Paulo e a menos de duas horas do Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.
 
A distância dos locais de treinamento e dos hotéis oferecidos na proposta em relação ao aeroporto também é outra vantagem de Foz do Iguaçu. O estádio do Flamengo, uma das propostas aprovadas pela Fifa, está a dez minutos do aeroporto. A distância é ainda menor no caso do Iguassu Resort.
 
Em relação aos três hotéis, também oferecidos na candidatura de Foz do Iguaçu, todos estão localizados próximo ao aeroporto – o próprio Iguassu Resort, o Bourbon e o Mabu. “Foz do Iguaçu oferece muitas facilidades, bastante segurança e comodidade”, diz o secretário municipal de Esportes, Anderson Andrade.
 
Reforma geral
 
Com a aprovação das duas propostas pela Fifa, do Iguassu Resort e do Flamengo, agora serão desenvolvidos nos dois locais os projetos de arquitetura e engenharia, para reforma dos vestiários, melhorias gerais e adequação dos gramados aos padrões exigidos pela instituição. 
 
Escolhas a partir de dezembro
O sorteio das chaves está previsto para o dia 6 de dezembro, quando as seleções de cada país irão conhecer os locais de jogos e poderão, a partir disso, escolher as cidades onde farão os treinamentos.
 
 Do Blog H2Foz
 
GAZETA SANTA CÂNDIDA,JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

RICHA LIBERA R$ 10,7 MILHÕES PARA SANTA CASA DE PARANAVAÌ

O governador Beto Richa anunciou hoje, em Paranavaí, o reforço no atendimento da saúde no Noroeste. Richa assinou convênio para reforma e ampliação da Santa Casa - investimento R$ 1,1 milhão - e entregou equipamentos, no valor de R$ 670 mil, para a estruturação de um centro de oftalmologia que vai atender as regionais de Paranavaí, Cianorte e Umuarama. 

Beto Richa recebeu os projetos executivos do Hospital Noroeste, que vai criar mais 100 leitos do SUS, 10 leitos de UTI quatro salas cirúrgicas.  Richa garantiu R$ 9 milhões para o inicio das obras. “São investimentos que irão garantir a população do Noroeste um atendimento mais ágil e humano. Saúde é a prioridade é nossa também. 
 
Queremos que a região seja referência no atendimento médico”, disse. Ele entregou, também, uma máquina de lavar industrial para Santa Casa. “Temos dado uma atenção especial para Paranavaí, exemplo disso é a instalação da Unespar. Tudo que tem sido solicitado estamos atendendo”, afirmou Richa.

GAZETA SANTA CÂNDIDA,JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

JUSTIÇA PARA OS MAIS POBRES: PROMULGADA A PEC DAS DEFENSORIAS

Garantir às defensorias públicas a iniciativa de realizar sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Esse foi o objetivo da promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 74, realizada nesta terça-feira (6), em Sessão do Congresso Nacional.

Para o primeiro-vice-presidente do Congresso Nacional, deputado André Vargas (PT-PR), a medida visa aumentar o acesso da população à justiça, “é uma luta antiga, um pleito não só dos defensores públicos, mas de toda a sociedade brasileira. São 520 Defensores, para atender mais de 100 milhões de brasileiros, potenciais usuários da defensoria pública”, comentou. Vargas participou da cerimônia e assinou a promulgação da PEC.

Com a PEC 74, as Defensorias Públicas da União passam a gerir administrativamente suas funções, o que já acontece atualmente nas defensorias estaduais. Com a possibilidade, inclusive de realizar sua proposta orçamentária.

Vargas destaca que a partir da maior autonomia das defensorias públicas, o cidadão menos favorecido financeiramente contará com mais esse recurso na busca dos seus direitos. “Com a autonomia funcional e administrativa, as defensorias poderão garantir o funcionamento e a ampliação do acesso à justiça, principalmente à população mais pobre, que tem os seus direitos mais violados e com menos condições financeiras para viabilizar um bom advogado”.

De acordo com o vice-presidente, a promulgação está inserida em um conjunto de ações que visam garantir mais justiça aos cidadãos, “essa é uma luta no sentido de garantir mais justiça e um estado mais próximo de garantir maior justiça para todos os brasileiros”, comemorou.

VICE-PREFEITO FLAGRADA FAZENDO SEXO DENTRO DA PREFEITURA

Calma minha gente, é na Bélgica! A vice-prefeita de Hoeilaart, Els Uytterhoeven, foi surpreendida e gravada em um vídeo mantendo relações sexuais com um homem na prefeitura da cidade próxima a Bruxelas. Um grupo de jovens percebeu que a luz acesa além do tempo habitual em uma das salas da prefeitura, um castelo do século 15, na noite do último dia 15 de julho. Na ocasião, ao se aproximarem da sala, os jovens presenciaram a cena envolvendo Els Uytterhoeven.

A política liberal, do partido Open Vld, aparece nas imagens, que já circulam pela internet, abraçada a um homem que, segundo o jornal "Het Laatste Nieuws", não é seu marido, mas o presidente de uma associação local. Els Uytterhoeven ainda não se pronunciou e nem fez nenhum comentário à imprensa sobre o episódio, mas deverá se explicar perante os vereadores da prefeitura em breve, informou a imprensa belga.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

ESTUDANTES DO MUNICÍPIO FARÃO '' ABRAÇO COLETIVO'' NA PRAÇA CENTRAL

 CERRO AZUL
 
 Dentro das atividades do Movimento Paraná Sem Corrupção, a Promotoria de Justiça de Cerro Azul (Região Metropolitana de Curitiba) realizará, amanhã (sexta-feira, 09/08), uma mobilização envolvendo os estudantes das escolas públicas do município.

 Segundo o Promotor de Justiça Guilherme de Barros Perini, estão programados dois “abraços coletivos” na praça central de Cerro Azul: o primeiro às 8h30 e o segundo, às 14h30. Cerca de 1,5 mil alunos devem participar do ato contra a corrupção.

            No próximo dia 31 estão programadas novas atividades no município. A programação completa será divulgada em breve.

OBRAS NAS RODOVIAS PEDAGIADAS SOMAM R$ 1,5 BILHÃO

Pepe Richa (Infraestrutura) e Reinhold Stephanes (Casa Civil) apresentaram hoje os avanços das negociações com as concessionárias de rodovias. Richa adiantou que o governo retomou das obras, que somam R$ 1,5 bilhão, e tirou dúvidas sobre aditivos econômicos passados. “Hoje há mais de R$ 300 milhões em obras em andamento, algumas delas, como Medianeira e Matelândia, que estavam fora do contrato e estão sendo executadas”, disse Richa durante encontro com empresários do G7.

“Há uma determinação de governo pela retomada das obras, inclusive com a duplicação do Anel de Integração e a redução de pedágio até 2014. Tudo isto, sem deixar uma conta para outras gestões, como aconteceu ao assumirmos o governo”, disse Stephanes.

Atualmente estão em andamento as obras do Contorno de Mandaguari, duplicação entre Jandaia do Sul/Apucarana, duplicação Medianeira/Matelândia, Contorno de Campo Largo e a duplicação entre Cambé e Warta, na PR 445. Em setembro, vai começar a duplicação da Rodovia do Café, nos trechos Ponta Grossa a ponte do rio Tibagi e também entre Apucarana e Califórnia.

No encontro o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, disse que os empresários do G7 estão dispostos a ajudar o governo. “Queremos ajudar o Paraná a melhorar e a crescer. As obras de infraestrutura são importantes para o setor produtivo”, disse. Além da Ocepar, participaram as diretorias da Fiep, Faep, Fecomércio, Fetranspar, Faciap e ACP.

SENAC COLOMBO CURSO DE AUXILIAR DE PESSOAL E AUXILIAR DE CRÉDITO E COBRANÇA

O Senac Colombo está com inscrições abertas, até o dia 08/08/2013 (quinta-feira), para os cursos profissionalizantes de Auxiliar de Pessoal e Auxiliar de Crédito e Cobrança. 

 Desenvolvido pelo Senac através do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – o curso, além de gratuito, oferece ao aluno uma bolsa auxílio de R$ 2,00 por hora/aula. Para participar, basta acessar o site www.pr.senac.br/pronatec ou procurar a unidade do Senac em Colombo (Rua Dorval Ceccon, 664 – Jardim Fátima – dentro do Colombo Park Shopping).

Os pré-requisitos para inscrição são: idade mínima de 16 anos e Ensino Médio 1ª Série Completa. O cursos têm cerca de dois meses de duração, com o total de 180 horas cada curso e será realizado na unidade do Senac Colombo.

O curso de Auxiliar de Pessoal acontece no período da manhã, das 8h – 12h, com previsão para início dia 12/08/2013. Já o curso de Auxiliar de Crédito e Cobrança acontece no período da tarde, 13h30 – 17h30 e inicia também no dia 12/08/2013.

Mais informações pelo telefone (41) 3621-8900 ou www.pr.senac.br/pronatec .

COLOMBO TERÁ ESPAÇO DO BANCO EMPREENDEDOR

Município quer levar linhas de crédito com juros reduzidos para os empreendedores locais nas áreas do comércio, indústria e serviços

Beti Pavin reúne-se com representantes da Fomento Paraná

A prefeita Beti Pavin esteve reunida com o presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa, e com os diretores de Mercado e Relações Institucionais, Alexandre Teixeira, e de Operações do setor Público, Jurandir de Oliveira para tratar da instalação de um espaço do Banco Empreendedor em Colombo.

O município quer levar linhas de crédito com juros reduzidos para os empreendedores locais nas áreas do comércio, indústria e serviços. Dois agentes de crédito estão inclusive sendo capacitados pela Fomento Paraná.

A prefeita solicitou ainda informações sobre as linhas de financiamento para obras no município, por meio do Sistema de Financiamento aos Municípios e das linhas de crédito com recursos do FGTS, para obras de infraestrutura e mobilidade urbana.

A prefeita e o presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa conversam sobre o espaço do Banco Empreendedor em Colombo

“Precisamos avançar em obras e oferecer condições aos nossos empresários e comerciantes para que ampliem suas instalações ou criem novos pontos, e para isso contamos com o apoio dos nossos parceiros no governo do estado que não tem medido esforços em nos auxiliar”, destacou Beti Pavin. A reunião aconteceu no dia 06, na sede da Agência de Fomento Paraná, em Curitiba.

Fotos: Fomento Paraná

RICHA BUSCA APOIO EM BRASÍLIA

O governador do Paraná, Beto Richa, está em Brasília em busca de apoio aos investimentos no Estado. Richa esperou por mais de um ano por audiência com a presidente Dilma e como não obteve resposta, procurou o vice-presidente Michel Temer, que prontamente o atendeu no Palácio Jaburu. Para Temer, Richa pediu apoio na liberação dos empréstimos internacionais e nos investimentos do PAC 2. Os empréstimos estão represados na Secretaria de Tesouro Nacional.

Richa ainda esteve no Senado com o presidente Renan Calheiros e com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Henrique Alves. Nas duas casas, o governador pediu apoio na liberação de dois empréstimos junto ao BID: US$ 60 milhões para o Família Paranaense e R$ 67 milhões ao Paraná Seguro.

O governador do Paraná foi recebido num café de manhã na casa do senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB,

GAECO POLICIAIS CIVIS DE QUATRO BARRAS SÃO DENUNCIADOS POR TORTURA

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) ofereceu nesta segunda-feira, 5 de agosto, denúncia contra três policiais civis por prática de tortura na Delegacia de Quatro Barras no início deste ano. A acusação foi feita com base em investigação presidida pelo delegado da Corregedoria da Polícia Civil à disposição do Gaeco.


De acordo com a denúncia, no dia 12 de março, os investigadores da Polícia Civil foram acionados para atender o caso de um homem que apresentava quadro de distúrbio psiquiátrico. No local, mesmo sendo avisados por familiares que o homem necessitava de tratamento de saúde, e sem que fossem agredidos por ele, os denunciados “invadiram o terreno da residência da vítima, algemaram-na e a prenderam, colocando-a no interior do camburão da viatura policial e a encaminhando para a Delegacia de Quatro Barras”.


Na Delegacia, sustenta o Gaeco, o homem foi espancado durante aproximadamente 15 minutos pelos policiais civis. Ele foi liberado no mesmo dia e encaminhado, por seus familiares, para um Posto de Saúde em Curitiba, diante das inúmeras lesões constatadas no corpo da vítima, entre elas uma grave lesão na uretra.


O homem, em seguida, foi atendido no Hospital Evangélico, para a realização de procedimento, urgente, de cistostomia, em razão do bloqueio do fluxo urinário causado pelas lesões. Por pelo menos dois meses, afirma o Gaeco, a vítima permaneceu com sonda e impossibilitada de exercer suas ocupações habituais.


Além da tortura, os três policiais estão sendo denunciados pelo Gaeco por abuso de autoridade e por falsidade ideológica, já que "forjaram um auto de resistência" com o objetivo de justificar a detenção e as lesões que causaram na vítima.

JUSTIÇA CRIMINAL CONDENA DOIS EX-DIRETORES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

CASO DIÁRIOS SECRETOS
 
O Juízo da 9ª Vara Criminal de Curitiba condenou dois ex-diretores da Assembleia Legislativa do Paraná a 18 anos de reclusão em um dos processos referentes a funcionários “fantasmas” no Legislativo paranaense. A sentença, de 31 de julho, foi proferida no processo que se refere à família de Daor Afonso Marins de Oliveira, ex-funcionário do Legislativo. 

 Os ex-diretores José Ary Nassiff (Administrativo) e Cláudio Marques da Silva (de Pessoal) foram condenados à mesma pena: 18 anos, 11 meses e 20 dias de reclusão e pagamento de 1093 dias-multa, pela prática dos crimes de formação de quadrilha (art. 288 do Código Penal), peculato (art. 312 do Código Penal) e lavagem de dinheiro (art. 1º, incs. V e VII, da Lei nº 9.613/98).  
 A sentença se refere ao mesmo caso que resultou na condenação de Daor Afonso Marins de Oliveira e outros oito “fantasmas” da Assembleia. 

 Ressarcimento aos cofres públicos - Os acusados também terão de indenizar o erário do dano gerado pelos crimes praticados. A Justiça decretou a perda em favor da União da quantia de R$ 400,5 mil apreendida na residência de Cláudio Marques da Silva. Foi decretada ainda a perda do cargo público de Marques da Silva e a proibição de ambos os réus de exercerem qualquer cargo ou função pública pelo dobro do tempo da pena aplicada.

             Em relação ao réu Daor Afonso Marins de Oliveira, que já havia sido condenado a 15 anos de reclusão em processo desmembrado, recurso apresentado pelo MP-PR foi provido e sua pena foi aumentada para 21 anos, 3 meses e 20 dias de reclusão. A decisão, de 11 de julho, é da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJ-PR).

GAZETA DO SANTA CÂNDIDA EDIÇÃO DE JULHO 2013


 
LEIA E CONFIRA:
GAZETA SANTA CÂNDIDA,JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

HOMOSSEXUALIDADE, A NOVELA AMOR À VIDA E A HOMOFOBIA NO BRASIL

 
 
 
 
Muitos gays, como o personagem rejeitado pelo pai na novela, fingem ser héteros para não sofrer discriminação e preconceito. Eles sofrem de algo que se chama ‘heteronormatividade’

 
 
 
“Na última semana tivemos cenas ontológicas da situação da homossexualidade na televisão brasileira.
 
Parabéns à direção da Rede Globo e da novela Amor à Vida, principalmente Walcyr Carrasco e todas as pessoas envolvidas.
O personagem Félix (Mateus Solano) foi realmente o grande destaque.

Nos meus 30 anos de ativismo pelos direitos humanos LGBT, tenho presenciado muitas situações muito parecidas com a vivenciada pelo personagem Félix. Muitos gays fingindo ser héteros para não sofrer a discriminação e o preconceito reinante em nossa sociedade. Eles e Félix sofrem de algo que se chama “heteronormatividade”.

É um termo usado para descrever situações nas quais orientações sexuais diferentes da heterossexual são marginalizadas, ignoradas ou perseguidas por práticas sociais, crenças ou políticas.

Seu pai, Cezar, representa muito bem o papel do machista homofóbico tradicional, espelhando também os religiosos fundamentalistas, que fala de boca cheia que não tem preconceito, mas contratou uma garota de programa para “curar” seu filho. Culpa a mãe pela educação. Ameaça deserdar, ridiculariza e tudo mais. Infelizmente, isso acontece muito na realidade brasileira.

Na última semana, o município de Três Lagos (MS) foi palco de uma violência pautada na homofobia que assustou o Brasil. Um menino de 16 anos apanhou do pai por ser homossexual. Foi a mãe do menino quem denunciou o marido à Polícia Civil. “Ele bateu na cara do menino, derrubou ele no chão, montou em cima e continuou dando socos e tapas em seu rosto e humilhando, dizendo que gay tem que apanhar mesmo, que é lixo, vagabundo”, contou a mãe à polícia.

A mãe ainda relatou que, para salvar o menino, ela e os outros filhos o levaram para a casa da avó. Mesmo assim, o pai foi até lá e voltou a agredi-lo. “Bateu a cabeça do menino no chão e dizia que estava ‘endemoniado’ e que iria tirar o capeta dele na unha”, contou – bem ao gosto de certos pastores fundamentalistas cujos nomes não citarei.

O próprio pai levou o jovem ao hospital após as agressões. Segundo testemunhas, o pecuarista amarrou uma corda na perna do menino, ameaçou jogá-lo para fora do carro e arrastá-lo pela rua. A mãe do menino pediu medidas protetivas para que o pai não se aproxime dela e do filho.

Este é apenas um caso dos mais de 9.982 violações que a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República divulgou, no mês passado, o Relatório sobre Violência Homofóbica 2012, elaborado a partir de registros do Disque 100, da própria SDH, do Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), e da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde.

O documento aponta um crescimento de 166,9% no total de denúncias sobre violência homofóbica em relação a 2011 – o número de casos denunciados saltou de 1.159 para 3.084. Já o número de violações – cada denúncia pode contar mais de uma violação – subiu de 6.809 para 9.982, o que indica um aumento de 46,6% em relação ao ano anterior.

Também nesta última semana o papa Francisco falou de forma enfática: “Se uma pessoa é gay, procura Deus e tem boa vontade, quem sou eu, por caridade, para julgá-la? O catecismo da Igreja Católica explica isso muito bem. Diz que eles não devem ser discriminados, mas integrados à sociedade. O problema não é ter essa tendência. Não! Devemos ser como irmãos”. Esta linha de pensamento do papa, bem como a discussão da novela, uma das mais assistidas do Brasil, traz a discussão para os lares brasileiros.

Esta realidade tem de ser amenizada, ou melhor, acabar. Para isso, precisamos que a criminalização da homofobia no Brasil seja aprovada – PLC 122 – e que os gestores da educação tenham e efetivem o compromisso de planos e ações para respeito à diversidade do ser humano, inclusive o respeito à diversidade sexual.”