segunda-feira, 5 de agosto de 2013

2ª CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE DISCUTE POLÍTICAS DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM COLOMBO


                    Promotoria do Meio Ambiente
                   Dr.Sant Clair Honorato Santos
Dr Sant Clair  Honorato Santos, procurador de justiça e coordenador das promotorias de proteção do meio ambiente proferiu  palestra do tema central, sobre Resíduos sólidos.


A 2ª Conferência do Meio Ambiente de Colombo reuniu representantes de organizações não governamentais, de associações de moradores, da iniciativa privada e do poder público no dia 31 de julho, nas dependências do Centro de Eventos do Bosque da Uva, o local escolhido, um dos símbolos de preservação ambiental da cidade de Colombo.


 Durante todo o dia representantes das entidades da sociedade civil, empresários e da Prefeitura Municipal, Debateram além do temário sobre resíduos sólidos, também os eixos temáticos; “Produção e consumo sustentáveis”, “Redução de impactos ambientais”, “Geração de emprego, trabalho e renda” e “Educação ambiental”.


Na abertura da Conferência, o secretário Municipal do Meio Ambiente, José Carlos Moretes do Amaral, destacou que uma cidade é apenas uma célula de um planeta que precisa ser cuidado e declarou que sua equipe está aberta ao diálogo e muito atenta para o cumprimento dos compromissos que cada cidadão, empresa ou estabelecimento de ensino deve ter com o meio ambiente.




Na solenidade de abertura, o vereador presidente da Câmara Municipal, José Renato Strapasson, declarou em nome de todos os vereadores o compromisso de encaminhar com prioridade as leis que tratem das questões ambientais.

Professora Jucélia e alunos da Escola 
Municipal Pres.Castelo Branco




Ao discursar, o vice-prefeito Ademir Goulart, reafirmou a determinação da gestão municipal em cuidar da cidade em todos os seus aspectos afirmando a atenção com o meio ambiente e a busca de soluções para o destino do lixo tem sido diário.


Dr.Sant Clair, promoveu entre os participantes, momentos de reflexão sobre as responsabilidades em uma cadeia produtiva que se não cuidada, leva ao meio ambiente problemas alarmantes e que precisam de medidas   urgentes que paralisem o que classificou como o caos no meio ambiente:

 “Nós não temos uma boa estratégia de tratamento de resíduos sólidos e não  somente Curitiba e região metropolitana, mas o Brasil inteiro e o pior, é que alguns lugares falam em queimar o lixo”; “a embalagem tetra Park é proibida em alguns países porque quem coloca produto no mercado tem que dar destinação adequada como diz a lei atual, isso gera custo, motivo porque as empresas não fazem”; “devemos ter mudança de hábitos na hora de comprar, consciência para não gerar o mínimo possível de lixo” comentou o procurador.

Estudantes da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, juntos com a professora Jucélia também partiparam do evento. 

Na ocasião, a Conferência Municipal elegeu 50 delegados entre os participantes inscritos representando setores da sociedade colombense e que já no dia seguinte, participaram da Conferência Macrorregional de Meio Ambiente realizada na cidade de Ponta Grossa. Neste evento, foram escolhidos os delegados que participarão da IV Conferência Estadual de Meio Ambiente do Paraná.

CONFIRA VÍDEO: 

                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.