sexta-feira, 4 de outubro de 2013

NA BR-277, VIADUTO DE ACESSO A MORRETES COMEÇA NESTE ANO


O Metro deu em primeira mão. As obras para construir um viaduto no acesso à Morretes, Antonina e Guaraqueçaba, na BR-277, litoral do Estado, vão começar ainda neste ano. O governo do  Estado entrou em um acordo ontem com a Ecovia, concessionária que administra o trecho, para adiantar o projeto, que estava previsto para começar apenas em 2017.

O projeto, com o custo estimado de R$ 14, 6 milhões, é uma antiga reivindicação dos moradores do litoral. Com a sua entrega, prevista para o ano que vem, o atual cruzamento será desativado e serão construídas duas vias
 
marginais (uma no sentido Curitiba, e a outra no sentido Paranaguá), além das trincheiras sobre as pistas. Do custo total da obra, no Km 29 da BR-277, R$ 3 milhões serão aplicados neste ano.

GAZETA SANTA CÂNDIDA,

JANAINA FELLINI É A ATRAÇÃO DO PROGRAMA DOMINGO ONZE E MEIA

CURITIBA CULTURAL
 

O Conservatório de MPB de Curitiba recebe, às 11h30 deste domingo (6), a cantora paranaense Janaina Fellini, que se apresenta no tradicional programa Domingo Onze e Meia.  Apontada como uma das promessas da nova geração da MPB por blogs e sites especializados do Brasil, Itália, França e Bélgica, Janaina Fellini interpreta composições reunidas em seu disco de estreia. A entrada é franca.

Revelando influências das estéticas sonoras de world musicafrobeat e dub, o álbum, que leva o nome da cantora, conta com trabalhos de Felixbravo, Estrela Leminski e Kiko Dinucci, ao lado de nomes como Itamar Assumpção, Junio Barreto e Carlinhos Brown, além das composições de Dú Gomide, principal parceiro de Janaina Fellini e produtor musical do disco.
Lançado pela Musicoteca (www.amusicoteca.com.br), elogiado pela crítica local e nacional, o álbum integra a lista dos melhores do ano do prêmio Defenestrando, organizado pelo blogueiro curitibano Felipe Gollnick, que declarou: “Janaina abraça uma vasta gama de referências distintas, voa e pousa como uma pluma no território da autêntica brasilidade”.

As faixas Oyá e Deserto de Algodão, de Dú Gomide, estão na playlist de rádios da Califórnia (EUA), sendo que o programa Nuances du Brésil, transmitido por 21 rádios em Paris (França), dedicou um especial sobre o trabalho da cantora e o sistema de economia criativa – que envolveu 72 pessoas, sem apoio de leis – utilizado para a realização do projeto.

Janaina Fellini também é um dos nomes do projeto Levada Oi Futuro, que apresenta os destaques da nova geração de artistas da música brasileira. O show que a cantora realizou em Ipanema, no Rio de Janeiro, mereceu a apreciação do jornalista belga Daniel Achedijean: "No palco, o espetáculo cresce pelo potente impacto instrumental, que ganha arranjos funks e jazzísticos, e o carisma de Janaina, cuja poderosa interpretação – dosada e de uma precisão impecável – deveria colocá-la no cenário internacional”. 
Serviço:

Programa Domingo Onze e Meia, com show de Janaina Fellini.
Data e horário: dia 6 de outubro de 2013 (domingo), às 11h30.
Local: Conservatório de MPB de Curitiba
 (Rua Mateus Leme, 66 – Setor Histórico):
Informações: (41) 3321-2855
Entrada franca

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

OUTUBRO ROSA COMPARTILHE NESTA CAMPANHA


 Outubro Rosa: mês será marcado por conscientização do câncer de mama
Congresso Nacional, em Brasília, ficará rosa para chamar atenção para prevenção nesta terça

                                                                                                                            Do R7
Em Brasília, outros monumentos serão iluminados por iniciativa do Governo do Distrito Federal Gustavo Lima / Acervo da Câmara dos Deputados / Banco de Conteúdo
 
O Outubro Rosa é o mês de conscientização e combate do câncer de mama. De acordo com  dados mais recentes do Inca (Instituto Nacional de Câncer), em 2010, 12.705 mulheres morreram de câncer de mama.

O movimento que dura o mês inteiro busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.

O nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas, e instituições públicas.

Iniciado na década de 90, nos Estados Unidos, vários Estados tinham ações isoladas de realizações de mamografia e de detecção do câncer de mama no mês de outubro.

Amamentação auxilia na prevenção do câncer de mama

Em 2008, o Outubro Rosa chegou ao Brasil por iniciativa da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama). O movimento prevê ações durante todo o mês em várias cidades do País.

Congresso Nacional ficará rosa

Nesta terça-feira (1º), o Congresso Nacional terá uma iluminação na cor rosa em referência à campanha Acenda sua Consciência. O evento é uma iniciativa da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em parceria com a Procuradoria da Mulher do Senado Federal e acontece às 18h.

Em Brasília, outros monumentos serão iluminados por iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) e do Governo Federal. Além disso, haverá uma programação especial com exposições, campanhas e bate-papos sobre o câncer de mama. 

MAIS DE 90% DA PRODUÇÃO DE MORANGOS EM COLOMBO É ORGÂNICA

Produtores da região fazem parte do Circuito Italiano de Turismo Rural e esperam aumentar o índice de visitação em 2013

Em Colombo, mais de 90% da produção de morangos é orgânica, o que garante a sustentabilidade da região e a qualidade do produto

A produção de morangos orgânicos é um dos grandes atrativos de Colombo, e convida muitos turistas que vêm em busca do sabor e da qualidade da fruta oferecida pela agricultura familiar. Os morangos, além de saborosos, são grandes, chegando a pesar 60 gramas, um único fruto, e rendem deliciosas receitas. Uma das principais vantagens de consumir o produto orgânico, é a qualidade dos nutrientes que ele fornece ao funcionamento do organismo humano.

Para o secretário da Agricultura e Abastecimento, Márcio Toniolo, garantir a qualidade é o principal objetivo. “Em todo o município, mais de 90% dos produtores utilizam o sistema orgânico de cultivo, o que garante muito mais qualidade no fruto oferecido ao visitante, com um sabor especial. Além disto, com a produção orgânica se garante a sustentabilidade e a qualidade do solo no município, já que o uso de insumos orgânicos impede que este, os lençóis freáticos e as nascentes do município sejam contaminadas”, explicou.

O turismo rural

As chácaras produtoras do morango orgânico em Colombo fazem parte do Circuito Italiano de Turismo Rural, e nesta época de alta na produção da fruta, a expectativa é também um aumento na visitação, em relação ao último ano. Segundo o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Antônio Ricardo Milgioransa, o morango é agora o atrativo principal, para uma agricultura que tem muitos outros produtos.

As chácaras produtoras fazem parte do Circuito Italiano de Turismo Rural e lá o visitante pode colher a fruta pessoalmente nas estufas

“A agricultura familiar em Colombo, e o Circuito Italiano de Turismo Rural, garantem a este visitante um leque de produtos naturais e até processados, mas todos feitos com o carinho da produção orgânica. Quem vem pelo morango, prova o vinho, a geleia e o licor, e leva para presentear. Assim cada vez mais nós vamos ampliando o público e o desenvolvimento do setor turístico no município”, lembrou o secretário.

As chácaras que produzem o morango orgânico estão abertas à visitação, podendo ser feita com horário agendado e o turista pode até colher o morango na hora. Assim, ele fica conhecendo as instalações e acaba fazendo amizade com os produtores da região.
Além do morango, o Circuito oferece ao turista outras frutas e os produtos feitos a partir delas, como as geleias, os licores e o vinho

Serviço:


Empreendimentos produtores de morangos orgânicos integrantes do Circuito Italiano de Turismo Rural:

Chácara Engenho Verde

Diariamente das 13h às 17h
Rua Rafael Francisco Greca,163 – Santa Gema
Telefone: 3656-3888

Chácara Morango Natural

Diariamente das 9h às 18h
Rua José Strapasson, 560 – Santa Gema
Telefone: 3656-4066
Fotos: Bruno do Carmo/PMC

VOLKS ESCOLHE PARANÁ PARA PRODUZIR NOVO GOLF, ANUNCIA RICHA

Hoje, na inauguração da fábrica Paccar em Ponta Grossa, o governador Beto Richa confirmou que na próxima segunda-feira, 7, a Volkswagen formaliza durante encontro no Palácio Iguaçu a ampliação da unidade em São José dos Pinhais. Com investimento de R$ 670 milhões, a Volks vai produzir o novo Golf no Paraná.

A Volkswagen é a segunda marca alemã a confirma investimentos no Paraná. No mês passado, a Audi anunciou a instalação de uma planta para produzir dois carros no Estado: Audi A3 sedan e o compacto Q3. A linha também ficará em São José dos Pinhais.

Nesta semana, duas empresas do setor automotivo estão iniciando as operações no Paranál. A Paccar apresentou hoje o primeiro caminhão DAF produzido pela companhia em Ponta Grossa. A empresa norte-americana  investiu R$ 450 milhões na planta e criou 500 empregos diretos para a fabricação de veículos para transporte pesado de longa distância. 

A japonesa Sumitomo inaugura amanhã uma unidade em Fazenda Rio Grande, A empresa vai produzir pneus da marca Dunlop - um investimento de R$ 560 milhões na fábrica paranaense, a primeira da multinacional na América Latina. Em plena capacidade, serão produzidos diariamente 15 mil pneus. Até 2016, a empresa deve empregar 1,5 mil pessoas.

OUTUBRO ROSA EM COLOMBO

Projeto tem como objetivo alertar as mulheres sobre os cuidados com a saúde, principalmente a prevenção do câncer de mama
 

O início do mês de outubro marca também a intensificação das ações da Campanha Outubro Rosa, iniciativa que pretende alertar as mulheres sobre o diagnóstico e prevenção ao câncer de mama. Durante todo mês serão realizadas diversas atividades educativas e informativas nas unidades de saúde de Colombo, voltadas principalmente para mulheres a partir de 35 anos. De acordo com dados mais recentes do Inca (Instituto Nacional de Câncer), em 2010, 12.705 mulheres morreram de câncer de mama.

A preocupação com os cuidados, a importância de manter a saúde em dia e a qualidade dos serviços ofertados para as moradoras de Colombo, são citados pela secretária da Saúde, Dalimar de Lucca Moreira. “É de extrema relevância que o município ofereça este tipo de serviço, pois o desconhecimento pode acarretar em problemas graves, como o câncer de mama, 2º lugar em quantidade de ocorrências,” explica.
                  
Unidade de Saúde da Mulher onde será realizado o Dia D da Campanha Outubro Rosa

Além das atividades nas unidades de saúde, serão feitas ações nas empresas do município, com enfoque nas funcionárias, que muitas vezes devido a extensa jornada de trabalho, deixam a saúde um pouco de lado. A primeira ação será realizada na quinta-feira, dia 17, às 13h30, na empresa Embrapa Florestas, situada às margens da Estrada da Ribeira. Lá acontecerá uma palestra sobre prevenção e cuidados contra o câncer de mama presidida pela coordenadora da Saúde da Mulher de Colombo, Meire Elen Aparecida da Silva.

Já na manhã de sexta-feira, 18, será montado um estande de informações em uma empresa do transporte coletivo, no bairro Atuba. E na tarde do dia 25, sexta-feira, será realizado o dia D, na Unidade de Saúde da Mulher, localizado no bairro Vila Augusta. Neste dia estarão concentradas o maior número de ações, com palestras sobre câncer de mama e do colo de útero, além de informações sobre hábitos alimentares saudáveis e prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST’s. Ainda estará disponível um espaço para a beleza, para incentivar também os cuidados estéticos.

De acordo com a coordenadora da Saúde da Mulher de Colombo, Meire Elen Aparecida da Silva, os cuidados contra as doenças que atingem a população feminina precisam ser mostrados e debatidos. “A questão do auto exame, por exemplo, é algo desconhecido para muitas mulheres e que se pode realizar um diagnóstico precoce. Outro ponto relevante é o consumo de álcool, que vem crescendo muito entre as mulheres e que pode ocasionar o aumento das chances deste tipo de câncer”, destaca.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento popular internacional de prevenção ao câncer de mama, que traz um laço cor rosa como símbolo, o “Outubro Rosa” foi lançado há 23 anos, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, durante a primeira Corrida pela Cura, realizada na cidade de Nova York, nos EUA. Desde então, a campanha vem estimulando a participação da população, de empresas e entidades em ações direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.

Além dos laços rosa que enfeitam cidades de todo o mundo, no mês de outubro, monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, recebem iluminação em rosa, no sentido de sensibilizar cada vez mais a população. Corridas, desfiles de moda com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche, estão entre as ações do Outubro Rosa.

No Brasil, o primeiro ato da campanha ocorreu no dia 2 de outubro de 2002, com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. A iniciativa partiu de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, tendo o apoio de uma empresa europeia de cosméticos.

A ação da Prefeitura Municipal, será realizada através da Coordenação da Saúde da Mulher, departamento da Secretaria Municipal da Saúde.

Foto: João Senechal/PMC