Projeto ascendente de Pragmatismo Politico chama a atenção
da revista Locaweb, uma das principais publicações na área de web do
Brasil
Revista Locaweb
Editor geral de Pragmatismo Político, Luis Soares enfoca seu site em
política partidária, direitos humanos, políticas públicas e temas que
estejam inseridos na esfera social. “Não adianta boa estrutura e
hospedagem sem nada interessante para compartilhar. A dica é: busque,
estude, aprenda e se atualize”, analisa.
Originalmente, Soares escrevia em fóruns e iniciou a página em 2009
para dividir textos com colegas e fomentar discussões. “Não pensei em
audiência, fiz por gosto”, comenta. O conteúdo repercutia além dos
amigos e parte era reproduzido em portais maiores.
“Com o passar dos anos, transferimos a hospedagem gratuita para um
servidor próprio. A estrutura é montada em Html5″, descreve. “O maior
tráfego vêm das redes sociais, buscas orgânicas e leitores de feed”.
De acordo com Soares, que cita o Ibope, a web é o meio de comunicação
que mais cresce no Brasil, mas ainda está longe de aglutinar todo o seu
potencial mercadológico. “O governo aplica mais de 70% da verba publicitária em dez empresas de comunicação
e milhares dividem os 30% que restam, para não mencionar os que nada
recebem. Mesmo com audiência similar ou superior a veículos de peso, Pragmatismo Político
e outros sites nunca receberam nada”, explica. “Veículos em constante
ascensão não têm incentivo, mas outros em declínio têm. O site tem 3
milhões de visitas mensais, o tráfego cresce a mais de 1000% ao ano, mas
não é fácil fechar publicidade”.
Leia abaixo a íntegra da entrevista:
Locaweb:
Quais estratégias e dicas para quem quer seguir esse caminho? Que
conselhos daria para alguém que quer começar e para quem já tem um site
alavancá-lo?
Luis Soares: Quem
almeja construir um site ou um blog de modo profissional deve fazê-lo
com seriedade e estímulo compatíveis aos esforços que seriam dedicados,
por exemplo, a outras profissões convencionais. Se as perspectivas de
evolução em qualquer segmento profissional se dão através de empenho,
disciplina e disposição para evoluir, com um site não é diferente.
A princípio, é indispensável que o futuro blogueiro considere um
nicho específico sobre o qual esteja disposto a abordar, e essa é uma
decisão individual. Do que você gosta? Qual é o seu interesse? O que te
estimula e desperta curiosidade?
Não há a necessidade de ser especialista em determinado assunto, mas a
busca por conhecimento a respeito do conteúdo que será abordado deve
ser encarada como uma jornada ininterrupta.
No Pragmatismo Político
tratamos essencialmente de políticas públicas, política partidária
profissional, direitos humanos e congêneres. A elaboração da pauta não
foi em vão, está diretamente relacionada com minha área acadêmica, que é
a de Ciências Sociais com habilitação em política.
Isso não significa,
no entanto, que o academicismo deve nortear as diretrizes de um blog. Ao
contrário, a liberdade de criação e de desempenho na internet é capaz
de superar as barreiras impostas não só pelo meio acadêmico, mas pela
imprensa hegemônica e mercadológica. Isso quer dizer que existem
excelentes blogueiros sem curso superior e excelentes acadêmicos com
péssimos blogs.
A principal dica para quem está iniciando ou prestes a iniciar é: o
conteúdo vem antes e está acima de tudo. É o ponto de partida. O
conteúdo é a idealização da ação e sua ausência compromete toda a
engrenagem vindoura. De nada servirá uma estrutura bem montada,
semanticamente correta e com uma hospedagem razoável, se não há nada de
interessante para compartilhar. Leia, estude, busque, se informe e se
atualize.
Como começou, evoluiu e está hoje sua página?
Lançava textos de minha autoria em fóruns dispersos da web. O
material normalmente gerava debates e tratava-se de um exercício válido,
embora desagradável tantas outras vezes em razão de reações agressivas e
desprovidas de educação mínima, tudo sob o manto do anonimato. Algum
tempo depois resolvi iniciar a página, no segundo semestre de 2009 e com
pretensões extremamente reduzidas.
O propósito inicial era compartilhar textos originais com colegas e
conhecidos, de variadas vertentes políticas e ideológicas, e, com isso,
fomentar discussões internas acerca de filosofia, política e história.
Um espaço democrático onde prevalecesse o respeito e a possibilidade de
aprendizado mútuo. Em suma, eu queria construir o espaço que, à época,
sem sucesso, sempre desejei encontrar na rede mundial de computadores. É
curioso, mas no pacote deste desejo não estavam inclusos os elementos
‘audiência’ e ‘referência’.
Algum dia, o escritor uruguaio Eduardo Galeano afirmou, “escrever é
como colocar uma mensagem numa garrafa e atirá-la ao mar, a
possibilidade de que alguém a encontre e a leia é mínima”. A afirmativa
não é desesperançosa para os blogueiros calouros, mas um indicativo para
que mantenham os pés no chão e descartem a ideia de que o sucesso virá
sem trabalho. É justamente por não compreenderem que blogar é uma tarefa a longo prazo que a maioria dos blogs criados no Brasil têm vida útil de, no máximo, três meses.
Com o passar dos primeiros meses percebi que, mesmo com a estrutura
completamente precária da página, o conteúdo era cada vez mais
repercutido, inclusive para muito além do grupo inicial de colegas.
Alguns textos chegavam a ser republicados em portais renomados.
Transferimos a página de uma hospedagem gratuita para um servidor
próprio. Hoje toda a nossa estrutura é montada com base na plataforma
wordpress.org em HTML5.
Como atrai visitantes, patrocinadores e parceiros?
Muita atenção para não superestimar alguns métodos de absorção de
tráfego e subestimar outros. Precisamente, o blogueiro só compreenderá
quais fontes de tráfego deve priorizar após a realização de testes
práticos. É quando será capaz de confrontar dados e agir de acordo com
as informações obtidas. Para tanto, é imprescindível utilizar a
ferramenta Google Analytics.
No nosso projeto, os maiores fluxos de tráfego são oriundos das redes
sociais (Facebook, Twitter e Google+), dos mecanismos de busca, dos
leitores de conteúdo (feeds) e dos acessos diretos. Não estão também
descartados os agregadores de conteúdo e newsletter.
Nenhum blogueiro ou administrador de site deve deixar de criar, já
nos primeiros dias, as páginas do site/blog nas principais redes
sociais. Essa é uma das formas mais objetivas de se aproximar e
fidelizar o leitor. Responda, questione, argumente e seja atencioso.
No que envolve os patrocinadores, o tema é tão vasto que careceria de uma edição exclusiva da revista (Locaweb)
para tratar apenas dessa questão. A internet é hoje o meio de
comunicação que mais cresce no Brasil – dados do IBOPE. O segmento de
mídias digitais cresce assustadoramente ano após ano e fornece um melhor
monitoramento dos resultados das campanhas publicitárias, mas essa
relevante constatação ainda não foi suficiente para aglutinar todo o
potencial mercadológico que a web oferece.
Para se ter uma ideia, o Governo Federal aplica mais de 70% da verba
publicitária em apenas dez empresas de comunicação (outras dezenas de
milhares dividem os 30% restantes). Tamanha discrepância merece uma
discussão aprofundada, sobretudo quando se sabe que a audiência das
emissoras de TV aberta no Brasil sofre declínio vertiginoso e
aparentemente irreversível, uma realidade também aplicada às emissoras
de rádio e empresas de mídia impressa – informações do IBOPE.
Apesar de ter audiência equivalente a muitos desses veículos de
comunicação que desfrutam dos investimentos publicitários dos governos
(federal, estaduais ou municipais), Pragmatismo Político e outros sites e
blogs com forte fluxo de tráfego consolidado nunca receberam um
centavo. Alguém precisa responder por que veículos de comunicação em
constante ascensão não recebem o mínimo de incentivo, enquanto outros em
constante declínio recebem cada vez mais investimento.
Já vive só com o site? Quantas visitas tem? Ganhou prêmios?
Após anos de dedicação, hoje é possível viver só com o site, mas sem
incentivos adicionais a capacidade de evolução corre risco concreto de
estagnação. E isso vale para qualquer proprietário de site ou de blog.
No nosso caso, temos 3 milhões de visitas únicas por mês, um tráfego
qualificado e que cresce a mais de 1000% ao ano, e, ainda assim,
normalmente não encontramos facilidade para firmar contratos
publicitários com empresas, privadas ou estatais.
Muitos investidores precisam compreender que o crescimento daquele
site ou daquele blog patrocinado significa, automaticamente, o
crescimento do seu próprio negócio. Isto é, a maior fatia do valor de um
patrocínio será utilizada para reinvestir na própria página. Seja na
evolução e na manutenção da estrutura, na contratação de novos
colaboradores, na execução de novas técnicas, na massificação da
propaganda e no investimento em novos meios de tecnologia e de
divulgação.
Pragmatismo Político foi premiado por três anos consecutivos (2010,
2011 e 2012) na maior premiação da blogosfera nacional, o TopBlog
Brasil, concorrendo sempre com outras dezenas de milhares de sítios,
dentre os quais sites de jornalistas de projeção e de senadores da
república.
O que estudou e como se atualiza agora?
O blogueiro iniciante e que começa sozinho precisa ocupar parte de
seu tempo com leituras que lhe informem sobre as funcionalidades básicas
da estrutura de um blog. Existem inúmeros sites e blogs especializados
em fornecer dicas e instruções a quem está começando.
As plataformas de hospedagem gratuitas como blogger e wordpress.com
disponibilizam templates e mecanismos de edição que facilitam o manuseio
até para quem nunca mexeu com programação ou não é familiarizado com a
área de informática. Em todo caso, até que o blogueiro não migre para
uma hospedagem própria numa plataforma mais complexa, é importante
adquirir um conhecimento básico para que porventura faça ajustes
adicionais de acordo com suas necessidades.
Se as coisas caminharem
corretamente e o blog alcançar patamares elevados, é aconselhável que
contrate algum profissional ou empresa da área de tecnologia
(programação e SEO) para a implementação de projetos mais avançados.
No momento, em Pragmatismo Político, sou editor geral, editor de
texto e colunista, mas já tive de passar pelos procedimentos inevitáveis
mencionados no parágrafo acima.
Me atualizo (ou me sinto atualizado) com tudo que me faça
crer ser relevante a ponto de tocar a vida de alguém e causar algum tipo
de reflexão positiva ou de gerar uma inquietude que estimule os sensos
crítico e elucidativo. Elementos assim podem surgir de maneiras
diversas, desde uma denúncia ou de uma história enviada por um leitor,
até pelo simples hábito da leitura cotidiana de um jornal, de uma
coluna, ou de inúmeros sítios que muito bem representam essa nova forma
de fazer comunicação independente na internet.