quarta-feira, 14 de agosto de 2013

PARANÁ VAI REGULAMENTAR ATIVIDADE DE DESPACHANTE

O governador Beto Richa assinou hoje o projeto de lei que moderniza a atividade dos despachantes de trânsito no Paraná. A lei formaliza questões trabalhistas, como férias e licença médica e, também, cria um novo parâmetro para o número de despachantes em cada cidade. O texto foi enviado à Assembleia Legislativa.
 
"Temos uma lei antiga, que precisa ser atualizada, coerente com a realidade”, disse Richa. “Graças a um entendimento com a classe chegamos a este projeto de lei, que propõe melhores condições de trabalho e de segurança a esses profissionais. Desta forma poderão prestar serviço com ainda mais qualidade aos cidadãos”, ressaltou. 

No Estado atuam 850 despachantes, que segundo o Detran são responsáveis por 70% dos processos que chegam ao departamento. 

É UMA ABERRAÇÃO O QUE TEM ACONTECIDO COM O PARANÁ, DIZ SERRA

O ex governador de São Paulo, José Serra, disse nesta quarta-feira, 14, que os paranaenses estão sendo prejudicados pelo governo federal. “É uma distorção, uma aberração na verdade o que tem acontecido no Paraná”. Serra se referia aos repasses de recursos da União ao Estado. O Paraná é o 5º estado que mais arrecada impostos para a federação, porém o 23º quando o assunto é investimentos do governo federal.

“Isso não se justifica. Nem pela importância do Paraná e nem pelo interesse do Brasil. O Paraná tem projetos muito importantes na área da educação, da agricultura, da saúde, pendentes de financiamento. São cerca de R$ 3,5 bilhões que precisam da autorização do governo federal e isto está andando muito devagar”, disse. Serra afirmou que levará adiante o “preconceito” com o Paraná. “Usarei meu twitter, minha coluna no Estadão e a influência com parlamentares. Isto não tem cabimento”, ressaltou.

Serra almoçou com o governador Beto Richa no Palácio Iguaçu e depois concedeu entrevista à imprensa. Richa apresentou a Serra as dificuldades que o governo estadual tem tido para aprovar na união os empréstimos. “Enquanto isso, o Rio Grande do Sul, que é o estado que tem mais dívidas, por exemplo, não tem dificuldade nenhum”, destacou Richa. A agenda de Serra em Curitiba ainda incluiu visita a Pastoral da Criança.

DESAPARECIDOS DURANTE GUERRA DO VIETNÃ SÃO ENCONTRADOS

Pai e filho desaparecidos há 40 anos são encontrados vivendo em floresta. Ho Van Thanh, 82 anos, fugiu com seu filho após uma explosão que matou o resto de sua família
O filho desaparecidos, Ho Van Lang (dir.) Foto: EFE

Autoridades vietnamitas encontraram na última semana um homem e seu filho que estavam desaparecidos há 40 anos. Ho Van Thanh, 82 anos, sumiu durante a Guerra do Vietnã com seu filho bebê, Ho Van Lang, hoje com 41 anos, e os dois viveram desde então em uma floresta na província de Quang Ngai.

Segundo o site vietnamita Tuoitrenews, eles sobreviveram comendo frutas, mandioca e milho, que eles plantavam. Os dois usavam apenas tangas feitas a partir de cascas e tinham construído uma casa em uma árvore.

De acordo com o site, moradores locais que visitaram a floresta alertaram as autoridades sobre a aparição de dois “selvagens” de gestos estranhos.

A polícia então montou um time de busca e, após cinco horas, encontrou pai e filho dentro de uma pequena cabana em cima de galhos de uma grande árvore.

Devido ao isolamento, eles falavam apenas poucas palavras da etnia Kor, minoritária no Vietnã. Eles foram levados para um hospital local, onde receberam tratamento médico.

Após uma investigação, descobriu-se que Thanh vivia uma vida normal na comunidade Tra Kem Hamlet quando, há 40 anos, uma explosão matou sua mulher e dois outros filhos. Ele então teria fugido com a criança sobrevivente, se refugiado na mata e evitado contato com outras pessoas.

Reuters

SAÚDE + 10 É APRESENTADO AO SENADO

 O anteprojeto de lei de iniciativa popular Saúde+10, que destina mais recursos do governo federal para a saúde foi entregue, nesta terça-feira (13), ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). 

A proposta, que tem as assinaturas de mais de 1,8 milhão de pessoas, destina 10% da receita corrente bruta da União ao Sistema Único de Saúde (SUS). A receita corrente bruta é a soma da arrecadação de tributos, impostos, contribuições e outras receitas recebidas pelo governo federal.

Na ocasião, o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho defendeu a transparência e a boa aplicação dos recursos da saúde. O presidente fez referencia, ainda, a recente pesquisa Ibope encomendada pela entidade, que aponta que o tema é o mais lembrado entre os brasileiros, sendo prioritário para 56% dos entrevistados.

As assinaturas foram recolhidas pelo Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública, o Saúde Mais10. Além do Conselho Federal da OAB, o movimento é integrado por mais de 100 entidades, entre elas, o Conselho Nacional de Saúde e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O projeto já havia sido entregue ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, na semana passada.

 De acordo com a Constituição Federal, a sociedade pode apresentar um projeto de lei à Câmara dos Deputados desde que a proposta seja assinada por 1% da população eleitoral distribuídos por pelo menos cinco estados brasileiros. A visita ao presidente do Senado teve como objetivo garantir urgência à proposta na Casa e reforçar a necessidade de mais recursos para o setor.

PREFEITURA REFORMA PRONTO ATENDIMENTO DO OSASCO

Várias obras estão sendo realizadas para garantir uma infraestrutura de qualidade para a população

Telhado do PA, no bairro Osasco está sendo substituído
Começaram na última semana as reformas e manutenções na infraestrutura do prédio onde funciona o Pronto Atendimento (PA) 24 Horas, no bairro Osasco, em Colombo. Em virtude da degradação do telhado, causada pelo desgaste do tempo, a principal melhoria está sendo a substituição de 460 metros de telhas velhas por outras novas de seis milímetros de espessura.

De acordo com o chefe de Divisão e Manutenção de Obras da secretaria municipal de Obras e Viação, Roberto João de Benevictos, a reforma está prevista para ser concluída até esta sexta-feira, dia 16. Ele explica que o problema de infiltração no PA do Osasco, já era considerado crônico, com goteiras em toda a cobertura, causada pelo acúmulo de águas na laje.

“Recebemos muitas reclamações no início do ano, até mesmo os médicos reclamavam da quantidade de goteiras no local. Com a troca de toda a estrutura do telhado, substituindo as telhas deterioradas pela ação do tempo e pela ausência de manutenção, por estas novas telhas, não teremos mais este problema”, garante.

Paralelo a este trabalho, segundo o diretor de obras da secretaria de Obras e Viação, Ítalo Perini Neto, foi realizado também no Pronto Atendimento do Osasco a colocação de uma janela, trocas de lâmpadas com reatores e a reforma e ativação de um banheiro para melhorar o atendimento no consultório médico.

Cobertura do Pronto Atendimento 24H estava deteriorada
O secretário municipal de Obras e Viação, João Maria Rodrigues, lembra que desde os primeiros meses deste ano foram executadas reformas em várias Unidades de Saúde, escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s). “Nossa meta é realizar reformas e manutenções em todos os locais públicos municipais prejudicados pela ação do tempo ou vandalismo e oferecer boas condições de infraestrutura e segurança para a população”, destaca.
Fotos: João Senechal/PMC

AGENTES DA GUARDA FAZEM PALESTRA EM ESCOLA MUNICIPAL

Conversa tratou de assuntos como respeito com os pais, professores e amigos de classe

Alunos da escola municipal Juscelino Kubitschek participam da palestra “Disciplina e Hierarquia”

A Guarda Municipal de Colombo está trabalhando com um novo projeto nas escolas da rede municipal. Com o objetivo de se aproximar das crianças e passar bons exemplos, os agentes iniciaram uma série de palestras intitulada “Disciplina e Hierarquia”.

Para isso, alunos do 4º e 5º anos da escola Juscelino Kubitschek, do bairro Santa Tereza, participaram no dia 12, da palestra que passou conceitos como respeito com os pais, professores e colegas de classe. A conversa contou com a apresentação de slides, fotos e vídeos.

De acordo com o diretor do departamento de Segurança e superintendente da Guarda Municipal, Gilmar dos Santos, os agentes irão realizar palestras em outras escolas do município abordando os mais variados temas. “Estamos visando o bem comum das pessoas”, destacou.
A diretora da escola municipal Juscelino Kubitschek, Marialva Batistão, disse que a palestra foi de extrema importância, pois serviu para melhorar o relacionamento entre alunos, professores e escola.
Guardas municipais de Colombo conversam com as crianças do 4º e 5º anos sobre respeito


Entre os assuntos abordados na palestra estão os cuidados em casa; na escola; no trânsito; o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); maioridade penal; a importância do estudo e do esporte na formação do cidadão e cidadania. A ação faz parte de uma parceria entre a Guarda Municipal e a Secretaria da Educação, Cultura e Esporte.

PRAGMATISMO POLÍTICO NA REVISTA LOCAWEB

Projeto ascendente de Pragmatismo Politico chama a atenção da revista Locaweb, uma das principais publicações na área de web do Brasil

Revista Locaweb

Editor geral de Pragmatismo Político, Luis Soares enfoca seu site em política partidária, direitos humanos, políticas públicas e temas que estejam inseridos na esfera social. “Não adianta boa estrutura e hospedagem sem nada interessante para compartilhar. A dica é: busque, estude, aprenda e se atualize”, analisa.

Originalmente, Soares escrevia em fóruns e iniciou a página em 2009 para dividir textos com colegas e fomentar discussões. “Não pensei em audiência, fiz por gosto”, comenta. O conteúdo repercutia além dos amigos e parte era reproduzido em portais maiores.

“Com o passar dos anos, transferimos a hospedagem gratuita para um servidor próprio. A estrutura é montada em Html5″, descreve. “O maior tráfego vêm das redes sociais, buscas orgânicas e leitores de feed”.

De acordo com Soares, que cita o Ibope, a web é o meio de comunicação que mais cresce no Brasil, mas ainda está longe de aglutinar todo o seu potencial mercadológico. “O governo aplica mais de 70% da verba publicitária em dez empresas de comunicação e milhares dividem os 30% que restam, para não mencionar os que nada recebem. Mesmo com audiência similar ou superior a veículos de peso, Pragmatismo Político e outros sites nunca receberam nada”, explica. “Veículos em constante ascensão não têm incentivo, mas outros em declínio têm. O site tem 3 milhões de visitas mensais, o tráfego cresce a mais de 1000% ao ano, mas não é fácil fechar publicidade”.

Leia abaixo a íntegra da entrevista:

Locaweb: Quais estratégias e dicas para quem quer seguir esse caminho? Que conselhos daria para alguém que quer começar e para quem já tem um site alavancá-lo?

Luis Soares: Quem almeja construir um site ou um blog de modo profissional deve fazê-lo com seriedade e estímulo compatíveis aos esforços que seriam dedicados, por exemplo, a outras profissões convencionais. Se as perspectivas de evolução em qualquer segmento profissional se dão através de empenho, disciplina e disposição para evoluir, com um site não é diferente.

A princípio, é indispensável que o futuro blogueiro considere um nicho específico sobre o qual esteja disposto a abordar, e essa é uma decisão individual. Do que você gosta? Qual é o seu interesse? O que te estimula e desperta curiosidade?

Não há a necessidade de ser especialista em determinado assunto, mas a busca por conhecimento a respeito do conteúdo que será abordado deve ser encarada como uma jornada ininterrupta.

 No Pragmatismo Político tratamos essencialmente de políticas públicas, política partidária profissional, direitos humanos e congêneres. A elaboração da pauta não foi em vão, está diretamente relacionada com minha área acadêmica, que é a de Ciências Sociais com habilitação em política.

 Isso não significa, no entanto, que o academicismo deve nortear as diretrizes de um blog. Ao contrário, a liberdade de criação e de desempenho na internet é capaz de superar as barreiras impostas não só pelo meio acadêmico, mas pela imprensa hegemônica e mercadológica. Isso quer dizer que existem excelentes blogueiros sem curso superior e excelentes acadêmicos com péssimos blogs.

A principal dica para quem está iniciando ou prestes a iniciar é: o conteúdo vem antes e está acima de tudo. É o ponto de partida. O conteúdo é a idealização da ação e sua ausência compromete toda a engrenagem vindoura. De nada servirá uma estrutura bem montada, semanticamente correta e com uma hospedagem razoável, se não há nada de interessante para compartilhar. Leia, estude, busque, se informe e se atualize.

Como começou, evoluiu e está hoje sua página?

Lançava textos de minha autoria em fóruns dispersos da web. O material normalmente gerava debates e tratava-se de um exercício válido, embora desagradável tantas outras vezes em razão de reações agressivas e desprovidas de educação mínima, tudo sob o manto do anonimato. Algum tempo depois resolvi iniciar a página, no segundo semestre de 2009 e com pretensões extremamente reduzidas.

O propósito inicial era compartilhar textos originais com colegas e conhecidos, de variadas vertentes políticas e ideológicas, e, com isso, fomentar discussões internas acerca de filosofia, política e história. Um espaço democrático onde prevalecesse o respeito e a possibilidade de aprendizado mútuo. Em suma, eu queria construir o espaço que, à época, sem sucesso, sempre desejei encontrar na rede mundial de computadores. É curioso, mas no pacote deste desejo não estavam inclusos os elementos ‘audiência’ e ‘referência’.

Algum dia, o escritor uruguaio Eduardo Galeano afirmou, “escrever é como colocar uma mensagem numa garrafa e atirá-la ao mar, a possibilidade de que alguém a encontre e a leia é mínima”. A afirmativa não é desesperançosa para os blogueiros calouros, mas um indicativo para que mantenham os pés no chão e descartem a ideia de que o sucesso virá sem trabalho. É justamente por não compreenderem que blogar é uma tarefa a longo prazo que a maioria dos blogs criados no Brasil têm vida útil de, no máximo, três meses.

Com o passar dos primeiros meses percebi que, mesmo com a estrutura completamente precária da página, o conteúdo era cada vez mais repercutido, inclusive para muito além do grupo inicial de colegas. Alguns textos chegavam a ser republicados em portais renomados.

Transferimos a página de uma hospedagem gratuita para um servidor próprio. Hoje toda a nossa estrutura é montada com base na plataforma wordpress.org em HTML5.

Como atrai visitantes, patrocinadores e parceiros?

Muita atenção para não superestimar alguns métodos de absorção de tráfego e subestimar outros. Precisamente, o blogueiro só compreenderá quais fontes de tráfego deve priorizar após a realização de testes práticos. É quando será capaz de confrontar dados e agir de acordo com as informações obtidas. Para tanto, é imprescindível utilizar a ferramenta Google Analytics.

No nosso projeto, os maiores fluxos de tráfego são oriundos das redes sociais (Facebook, Twitter e Google+), dos mecanismos de busca, dos leitores de conteúdo (feeds) e dos acessos diretos. Não estão também descartados os agregadores de conteúdo e newsletter.

Nenhum blogueiro ou administrador de site deve deixar de criar, já nos primeiros dias, as páginas do site/blog nas principais redes sociais. Essa é uma das formas mais objetivas de se aproximar e fidelizar o leitor. Responda, questione, argumente e seja atencioso.

No que envolve os patrocinadores, o tema é tão vasto que careceria de uma edição exclusiva da revista (Locaweb) para tratar apenas dessa questão. A internet é hoje o meio de comunicação que mais cresce no Brasil – dados do IBOPE. O segmento de mídias digitais cresce assustadoramente ano após ano e fornece um melhor monitoramento dos resultados das campanhas publicitárias, mas essa relevante constatação ainda não foi suficiente para aglutinar todo o potencial mercadológico que a web oferece.

Para se ter uma ideia, o Governo Federal aplica mais de 70% da verba publicitária em apenas dez empresas de comunicação (outras dezenas de milhares dividem os 30% restantes). Tamanha discrepância merece uma discussão aprofundada, sobretudo quando se sabe que a audiência das emissoras de TV aberta no Brasil sofre declínio vertiginoso e aparentemente irreversível, uma realidade também aplicada às emissoras de rádio e empresas de mídia impressa – informações do IBOPE.

Apesar de ter audiência equivalente a muitos desses veículos de comunicação que desfrutam dos investimentos publicitários dos governos (federal, estaduais ou municipais), Pragmatismo Político e outros sites e blogs com forte fluxo de tráfego consolidado nunca receberam um centavo. Alguém precisa responder por que veículos de comunicação em constante ascensão não recebem o mínimo de incentivo, enquanto outros em constante declínio recebem cada vez mais investimento.

Já vive só com o site? Quantas visitas tem? Ganhou prêmios?

Após anos de dedicação, hoje é possível viver só com o site, mas sem incentivos adicionais a capacidade de evolução corre risco concreto de estagnação. E isso vale para qualquer proprietário de site ou de blog.

No nosso caso, temos 3 milhões de visitas únicas por mês, um tráfego qualificado e que cresce a mais de 1000% ao ano, e, ainda assim, normalmente não encontramos facilidade para firmar contratos publicitários com empresas, privadas ou estatais.

Muitos investidores precisam compreender que o crescimento daquele site ou daquele blog patrocinado significa, automaticamente, o crescimento do seu próprio negócio. Isto é, a maior fatia do valor de um patrocínio será utilizada para reinvestir na própria página. Seja na evolução e na manutenção da estrutura, na contratação de novos colaboradores, na execução de novas técnicas, na massificação da propaganda e no investimento em novos meios de tecnologia e de divulgação.

Pragmatismo Político foi premiado por três anos consecutivos (2010, 2011 e 2012) na maior premiação da blogosfera nacional, o TopBlog Brasil, concorrendo sempre com outras dezenas de milhares de sítios, dentre os quais sites de jornalistas de projeção e de senadores da república.

O que estudou e como se atualiza agora?

O blogueiro iniciante e que começa sozinho precisa ocupar parte de seu tempo com leituras que lhe informem sobre as funcionalidades básicas da estrutura de um blog. Existem inúmeros sites e blogs especializados em fornecer dicas e instruções a quem está começando.

As plataformas de hospedagem gratuitas como blogger e wordpress.com disponibilizam templates e mecanismos de edição que facilitam o manuseio até para quem nunca mexeu com programação ou não é familiarizado com a área de informática. Em todo caso, até que o blogueiro não migre para uma hospedagem própria numa plataforma mais complexa, é importante adquirir um conhecimento básico para que porventura faça ajustes adicionais de acordo com suas necessidades. 

Se as coisas caminharem corretamente e o blog alcançar patamares elevados, é aconselhável que contrate algum profissional ou empresa da área de tecnologia (programação e SEO) para a implementação de projetos mais avançados.

No momento, em Pragmatismo Político, sou editor geral, editor de texto e colunista, mas já tive de passar pelos procedimentos inevitáveis mencionados no parágrafo acima.

Me atualizo (ou me sinto atualizado) com tudo que me faça crer ser relevante a ponto de tocar a vida de alguém e causar algum tipo de reflexão positiva ou de gerar uma inquietude que estimule os sensos crítico e elucidativo. Elementos assim podem surgir de maneiras diversas, desde uma denúncia ou de uma história enviada por um leitor, até pelo simples hábito da leitura cotidiana de um jornal, de uma coluna, ou de inúmeros sítios que muito bem representam essa nova forma de fazer comunicação independente na internet.

RENOMADO DIRETOR FILMARÁ DOCUMENTÁRIO SOBRE PEPE MUJICA

Emir Kusturica filmará documentário sobre Pepe Mujica. Produção não terá dinheiro público e expectativa é que obra sobre vida do presidente uruguaio seja exibida após a eleição presidencial de 2014

Documentário sobre Pepe Mujica será filmado por Emir Kusturica (Foto: Divulgação)
O renomado diretor de cinema e músico sérvio Emir Kusturica gravará um documentário cinematográfico sobre a vida do presidente do Uruguai, José Mujica, um ex-guerrilheiro tupamaro de 78 anos. O anúncio foi feito semana passada por fontes oficiais uruguaias.

Segundo o Ministério de Transporte e Obras Públicas do Uruguai, que casualmente administrou o acordo, o projeto se chamará “O presidente do povo” e terá um orçamento de 3 milhões de dólares.

O acordo com o cineasta foi fechado na semana passada na Bélgica, onde Kusturica se reuniu com assessores do ministro uruguaio dessa pasta, Enrique Pintado. Eles conheciam o interesse do diretor pela figura de Mujica, embora as gestões tenham começado há nove meses por iniciativa do próprio cineasta.

O projeto não usará imagens de ficção, mas utilizará imagens de arquivo e diversas reuniões entre o diretor e o presidente do Uruguai. Elas ocorrerão a partir de dezembro.

O filme não receberá patrocínio do Estado uruguaio, pois será financiado por patrocinadores privados brasileiros, uruguaios e argentinos.

Por outro lado, a revista uruguaia Búsqueda publicou nesta quinta-feira que a produtora argentina K&S Films também trabalhará no projeto e já se encontraria recopilando informação de arquivo para Kusturica.

O lançamento do documentário é esperado para dezembro de 2014, quando já se conhecerá o sucessor de Mujica à frente da Presidência uruguaia, já que a eleição se realizará um mês antes.
José “Pepe” Mujica, líder da governista e esquerdista Frente Ampla, é conhecido por seu estilo de vida austero, o que levou a que alguns veículos internacionais se referissem a ele como o presidente “mais pobre do mundo”.

Mujica, que passou vários anos na prisão por atuar na luta armada, a maioria durante a ditadura (1973-1985), vive atualmente em uma humilde chácara perto de Montevidéu com sua esposa, a senadora Lucía Topolansky.

O governante doa cerca de 90% de seu salário presidencial, de cerca de 12 mil dólares mensais (27.450 reais), à construção de moradias sociais.

Entre outros trabalhos, Emir Kusturica, de 58 anos, dirigiu “Maradona by Kusturica” (2008), “Zavet” (2007), “Underground – Mentiras de Guerra” (1995) e “Vida Cigana” (1989).
Por esse último filme, recebeu o prêmio ao melhor diretor do Festival de Cannes, quatro anos depois que outro de seus filmes, “Quando Papai Saiu em Viagem de Negócios” (1985), levou a Palma de Ouro.

Agência EFE

RICHA INSTITUI A SEMANA DE COMBATE À PEDOFILIA

O governador Beto Richa sancionou a lei que institui a Semana Estadual Todos Contra a Pedofilia, que será realizada anualmente, de 13 a 18 de maio. A lei prevê uma série de ações educativas e preventivas contra a violência sexual de crianças e adolescentes. 

A lei foi assinada durante encontro com lideranças, políticas, religiosas e comunitárias. “Queremos conscientizar a população para conter esse tipo de abuso, que acarreta muito sofrimento às crianças. O Estado apoia essa nobre missão e dará toda contribuição necessária para combater a pedofilia”, disse Richa. 

O governador colocou toda estrutura do Estado à disposição da Associação Paranaense Todos Contra a Pedofilia. “Faço questão de sancionar essa lei por entender a relevância do assunto para sociedade”, disse Richa. O movimento iniciou neste ano, com a aprovação de uma legislação municipal de Cascavel. 

ATLETAS DE 13 INDÚSTRIAS PARANAENSES DISPUTAM A FASE NACIONAL DOS JOGOS DO SESI NESTA SEMANA

Esporte
As provas da competição acontecem de 15 a 18 de agosto, no Rio de Janeiro, e reunirão trabalhadores de empresas de todo o Brasil

Trinta e oito industriários de indústrias de várias regiões do Paraná participam nesta semana da etapa nacional dos Jogos do Sesi, na cidade do Rio de Janeiro. A competição começa nesta quinta-feira (15) e segue até domingo (18), reunindo os campeões do sul-brasileiro realizado em Blumenau (SC) em 2012, e os vencedores das outras regiões do Brasil. Ao todo, serão  mais de 1.200 atletas, de 250 empresas, que disputarão as medalhas de ouro, prata e bronze, em 10 modalidades de esporte. 

Considerada a maior e mais tradicional competição esportiva do País, os Jogos do Sesi são uma iniciativa do setor industrial, desenvolvida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), em todo o território nacional. O objetivo é incentivar a prática de esportes e a qualidade de vida dos trabalhadores.

Os atletas paranaenses disputam medalhas nas modalidades de atletismo, natação, tênis, futebol 7 máster e xadrez. Eles representam as empresas WBH Fundição, Eletrosul, Brose do Brasil, Kadesh, Copel, GT Thechnologies, Toshiba, Sanepar, Itaipu Binacional, V.Albiero, Renault do Brasil, Ronconi e Volvo do Brasil.

Para chegar à etapa nacional, as equipes passaram pelas fases municipal, regional, estadual e sul-brasileira e foram as campeãs em suas categorias.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

CHAOWICHE EXPLICA RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS DA CASA PRÓPRIA

O presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, explica para RPCTV como vai funcionar a renegociação com as pessoas que estão inadimplentes com a Cohapar. Quem estiver com parcelas em atraso, é só procurar uma das regionais que estão espalhadas em 13 cidades do estado. Cartas serão enviadas para tentar uma audiência de conciliação. Mounir explica que o valor arrecadado será totalmente investido em política habitacional, pois esse é um compromisso do governador Beto Richa.
               

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

PIRÂMIDES DESCOBERTAS NA BÓSNIA - DATAM DE 12 MIL ANOS AC ?

Pirâmides descobertas na Bósnia - repensando a história......
Inquietante Descobrimento Arqueológico: O Vale das Pirâmides na Bósnia

Parece “inquietante”, porque se tivermos em conta que a primeira civilização humana sobre a Terra foi a Suméria, e estamos falando de 7.000 a.C., então quem construiu a “Pirâmide do Sol” na Bósnia, a mais antiga e maior encontrada até agora e data de 12000 anos? O que aconteceu nos 5000 anos de intervalo?

O Vale das Pirâmides da Bósnia representa o maior complexo de estruturas piramidais no mundo. Ele consiste na Pirâmide do Sol da Bósnia (220m), Pirâmide da Lua (190m), Pirâmide do Dragão (90m), Templo da Mãe Terra e Pirâmide do Amor. O complexo das pirâmides é similar aos do Peru, do México e da Bolívia.

As Pirâmides do Sol, Lua e Dragão formam triângulos equilaterais perfeitos com 2.170m de distância entre seus topos. Todas as pirâmides estão orientadas para o Norte cósmico.

A análise de amostras dos blocos retangulares da pirâmide do Sol da Bósnia confirmaram que eles eram feitos pelo homem, como blocos de concreto de qualidade excepcional. O labirinto subterrâneo tem dezenas de quilômetros de comprimento e consiste de passagens, câmaras e lagos artificiais.

A pirâmide encontrada na Bosnia-Herzegovina é maior e mais perfeitamente orientada do que a Grande Pirâmide do Egito. Situada perto da cidade de Visoko, não só é a primeira pirâmide descoberta da Europa, como o maior vale de pirâmides do mundo. O seu descobridor, o Dr. Semir Osmanagich, também descobriu as pirâmides da Ásia, África, América do Norte, e ilhas como as Mauricio e Tahiti. Além da antiguidade, esta pirâmide recém descoberta, tem o maior complexo de túneis subterrâneos já descobertos.



Com uma altura de 190m, a Pirâmide da Lua é maior que a Pirâmide do Egito (147m). Tem uma combinação de blocos de pedra arenítica, azulejos e capas de argila, utilizada em grandes quantidades. As fontes de matéria prima estão próximas. A argila é usada como aglutinante, por ser à prova de água, temperatura e som.



O desenho dos terraços é único para a ciência. Foi encontrado material orgânico que permitiu confirmar a idade, por meio de análises de radiocarbono realizadas no Instituto de Física de Silesia, em 2011, que confirmam a datação de 10,350 AC + / - 50 anos.



O Instituto de Materiais da Universidade de Zenica confirmou que as placas usadas possuem porosidade e dureza diferentes. As propriedades do concreto, incluindo extrema dureza (mais de 133 MPs) e baixa absorção de água (por volta de 1%), são, de acordo com as instituições cientificas na Bósnia, Itália e França, muito superiores ao concreto moderno. Sob a pirâmide existe um acúmulo de água, por haver conexão com os lagos subterrâneos da região.

A fundação começou os trabalhos na pirâmide da Lua, mais ou menos a 20 km ao norte de Sarajevo, em Julho de 2006. Num local mais ou menos na metade da altura, descobriu-se um terraço pavimentado, sendo que todos os blocos foram cimentados. Esculturas cerâmicas foram descobertas no labirinto subterrâneo com massa de mais de 9000 kg que as fazem as maiores descobertas até hoje no mundo antigo.



A Pirâmide do Sol tem mais de 220m, sendo portanto a mais alta do mundo. Tem uma geometria comum, com três lados conservados: norte, leste e oeste, e está coberta de blocos retangulares. Os blocos que formam a pirâmide pesam entre 7 e 8 t, e há alguns com 23 toneladas.

Segundo o Instituto de Geodesia (2006) a parte norte adapta-se perfeitamente ao Norte Cósmico, com um erro de com um erro de 0 graus, 0 minutos e 12 segundos. As laterais são formatadas com 45 graus. Em 2007 geofísicos alemães confirmaram a existência de passagens internas a partir de radares. Uma equipe de físicos croatas detectou um feixe de energia vindo através do topo da Pirâmide do Sol. O raio do feixe é de 4,5 metros com frequência de 28 kHz. O feixe é continuo e sua força cresce conforme ele vai para cima e para longe da pirâmide. Este fenômeno contradiz as leis conhecidas da física e tecnologia. Parece que os construtores da pirâmide criaram uma máquina de movimento perpetuo muito tempo atrás e esta "máquina de energia" ainda está funcionando. Técnicos italianos localizaram em 2011 fenômenos de ultrassom provenientes da pirâmide.

No labirinto subterrâneo, em 2010, foram descobertas três câmaras e um pequeno lago azul. Triagem de energia mostrou que o nível de ionização é 43 vezes maior que a média de concentração do lado de fora o que torna as câmaras subterrâneas "salas de cura".



Detecções magnéticas adicionais em 2011 confirmaram que os níveis de radiação negativa através das grades de Hartman, Curry e Schneider eram iguais a zero nos tuneis. Não havia radiação técnica (de linhas de força e/ou outra tecnologias) encontradas nos tuneis e nenhuma radiação cósmica. As esculturas cerâmicas estão posicionadas em cima do fluxo de águas subterrâneo e a energia negativa é transformada em positiva. Todos estes experimentos apontam o labirinto subterrâneo como uma das estruturas mais seguras constituídas no subsolo no mundo e faz dele um lugar ideal para o rejuvenescimento e regeneração do corpo.



A sombra da Pirâmide do Sol cobre a Pirâmide da Lua nos meses de verão, antes do pôr do sol, mostrando uma clara relação astronômica entre elas. Esta pirâmide encontra-se coberta pela vegetação, tal como as pirâmides da China, México ou Guatemala. De acordo com estudos realizados, o solo tem aproximadamente 12000 anos.
A equipe de investigação italiana "SB Grupo de Investigación", em colaboração com a Fundação "Parque Arqueológico: Pirâmide Bósnia do Sol" iniciou uma busca subterrânea com instrumentos de geo-radar "Ravne". Foi descoberta uma anomalia a 90 m da entrada, uma estrutura em forma de diamante com várias câmaras.



De acordo com o engenheiro Vinzenco de Gregorio que realizou o exame de geo-radar com imagens em 3D, existem duas câmaras nos primeiros metros abaixo do solo do túnel, com possibilidade da estrutura ter mais 4 m.



Após a segunda Conferência Científica Internacional sobre as Pirâmides do Vale da Bósnia- ICBP 2011, em 9 de setembro de 2011 em Visoko, Bósnia-Herzegovina, recebemos diretamente da Fundação da Pirâmide do Sol, uma declaração oficial com as conclusões do Comitê Científico, composto por vinte e sete investigadores e especialistas de onze países (Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Áustria, Alemanha, Finlândia, Eslovênia, Croácia, Macedônia, Sérbia e Bósnia-Herzegovina).
Foram detectados e medidos inúmeros fenômenos energéticos (campos electromagnéticos, ultrassons, infrassons) nas Pirâmides da Bósnia, assim como no labirinto subterrâneo.



O mais provável sendo que estes fenômenos tenham origem em alguma fonte artificial que deverá ser localizada e estudada. O trabalho arqueológico efetuado no labirinto "Ravne" proporcionou provas da sua origem artificial, devendo ser consideradas construções avançadas. Devido à datação destas pirâmides, sugere-se que a história seja reescrita. É necessária uma continuação das pesquisas no local para confirmar o conteúdo das passagens e câmaras internas.


Por Hiran Luiz Zoccoli

EXPOSIÇÃO REÚNE IMAGENS DAS MAINIFESTAÇÕES POPULARES EM CURITIBA

CULTURA

As recentes manifestações populares que tomaram conta das ruas de todo o país são tema da exposição Curitiba Protesta, que será aberta nesta quinta-feira (15), às 19h, no Memorial de Curitiba. Integram a mostra 60 imagens feitas por fotojornalistas que acompanharam as manifestações, apresentando um recorte visual dos principais momentos dos atos que lotaram ruas e avenidas do centro da capital.
           
  Profissionais da imprensa local, entre eles André Rodrigues, Daniel Castellano, Marco Lima, Joka Madruga, Franklin de Freitas, Brunno Covello, Valquir Aureliano, Henry Milléo, Lineu Filho, Jonathan Campos, Marcos Xreda e Rodrigo Felix Alves apresentam uma visão jornalística e informativa dos fatos. 


 “É a visão de quem esteve na linha de frente dos protestos, de quem acompanhou de perto momentos tranquilos, de paz ou os mais extremos, como o enfrentamento entre manifestantes e policiais, e tinha como missão mediar para a população o que aconteceu”, diz o repórter fotográfico André Rodrigues, um dos organizadores da exposição.

            André conta que a ideia da exposição surgiu entre os fotógrafos durante os manifestos. “Todos nós nos sentimos privilegiados de participar dessa cobertura. Muitos profissionais que sequer estavam pautados pelos seus veículos apareceram para registrar, porque sentiram a importância histórica daqueles acontecimentos”, afirma.

Promovida pela Arfoc-PR (Associação dos Fotógrafos e Repórteres Cinematográficos do Paraná), a mostra poderá ser vista até 3 de novembro, no Salão Brasil (3º andar) do Memorial de Curitiba.

Serviço: 

Exposição Curitiba Protesta
Local: Memorial de Curitiba – Salão Brasil (3º andar)
 – R. Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico
Data: 15 de agosto (abertura às 19h) a 3 de novembro de 2013
Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h;
 sábados e domingos, das 9h às 15h.
Entrada franca

PIRAÇÃO DO PEDREIRO COM UM CARRINHO DE MÃO

           

MONSANTO CONSEGUE A PATENTE DO BRÓCOLOLIS

Do INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS
 
Em junho, o Escritório Europeu de Patentes, em Munique, concedeu uma patente sobre o cultivo convencional de brócolis. Seminis, uma empresa que é de propriedade da Monsanto, recebeu a patente (EP 1597965) do brócolis derivado do melhoramento convencional.
 
 As plantas, que se supõe que tenham as colheitas melhoradas, derivam do cruzamento e seleção tradicional. A patente abrange as plantas, as sementes e a “cabeça de brócolis cortada”.
 


A reportagem é publicada pelo sítio La Radio del Sur, 16-07-2013. A tradução é do Cepat. Além disso, abrange uma “pluralidade de plantas de brócolis… cultivadas em um campo de brócolis.

 “OParlamento Europeu e o Parlamento alemão foram muito críticos com este tipo de patente. Recentemente, dois milhões de assinaturas foram coletadas numa petição em favor da proibição das patentes sobre o cultivo convencional. A organização Não às patentes sobre sementes! está iniciando uma oposição contra esta última patente daMonsanto.

 “Fazemos um chamado para demonstrar oposição contra a patente sobre o brócolis. O Escritório Europeu de Patentes e a Monsanto estão em um caminho de confronto com a sociedade europeia”, disse Christoph Then da organização Não às Patentes sobre Sementes!. “Temos a intenção de transmitir um claro sinal de que não vamos deixar que nossa comida seja monopolizada”.

 Todas as organizações que também estão fazendo exigências aos políticos europeus, motivam para que estes assumam o controle do Escritório Europeu de Patentes, com a finalidade de mudar a interpretação da lei atual de patentes por meio do Conselho de Administração do Escritório Europeu de Patentes, que é o conjunto dos Estados membros. Como se desprende de um documento de trabalho publicado pela Organização Mundial de Alimentos da FAO, a indústria está planejando explorar as patentes sobre o cultivo convencional.

 Segundo os números, as vendas globais de plantas patenteadas, derivadas da reprodução convencional, aumentarão de cerca de 700 milhões de dólares para 3 bilhões de dólares estadunidenses, em 2020. Estes números se baseiam também nas patentes concedidas pelo Escritório Europeu de Patentes. 

As organizações que integram a coalizão Não às Patentes sobre Sementes! estão muito preocupadas com o fato de que este tipo de patente fomentará ainda mais a concentração do mercado, tornando os agricultores e outros atores da cadeia de fornecimento de alimentos ainda mais dependentes de algumas poucas empresas internacionais e, finalmente, reduzindo as opções dos consumidores. 

A coalizão Não às Patentes sobre Sementes! é organizada por Bionext (Países Baixos),Declaração de Berna (Suíça), GeneWatch (Reino Unido), Greenpeace (Alemanha), Misereor (Alemanha), o Fundo de Desenvolvimento (Noruega), Não às Patentes sobre a vida (Alemanha), Rete Semi Rurali (Itália), Rede de Sementes Camponesas (França) e Swissaid (Suíça). 

Todas elas estão pedindo uma revisão da Lei de Patentes Europeia. A coalizão conta com o apoio de várias centenas de outras organizações.

 Fonte: http://laradiodelsur.com

domingo, 11 de agosto de 2013

TEMINAIS RECEBEM MELHORIAS ESTRUTURAIS QUE IRÃO BENEFICIAR A POPULAÇÃO

Reformas e manutenções serão contínuas; conservação funciona com parceria entre poder público e população

Terminal do Maracanã

Desde o começo deste ano, os terminais de ônibus de Colombo, Maracanã, Guaraituba e Roça Grande passaram por reformas na infraestrutura, devido à deterioração, causada pelo desgaste do tempo e também pelo vandalismo, que incapacita o uso das estruturas do local.

As reformas fazem parte das ações da Secretaria Municipal de Obras e Viação, e pretendem contribuir para o embarque e desembarque dos passageiros, além de fornecer melhores instalações para a população.

De acordo com o diretor de obras da secretaria de Obras e Viação, Ítalo Perini Neto, cada terminal possui necessidades específicas, além daquelas comuns a todos. “Os três terminais foram reformados, de acordo com as necessidades mais urgentes de cada um, e essas obras irão continuar, de acordo com a necessidade”, explica.

Terminal do Roça Grande

No terminal Roça Grande, por exemplo, houve a instalação e melhorias na iluminação do local, que era escuro e prejudicava a segurança dos passageiros. Já no Terminal Maracanã foram colocadas novas portas e sanitários nos banheiros, e no Terminal Guaraituba, foi feita a troca de vasos sanitários e iluminação. Além destas medidas específicas, os três terminais passaram por uma manutenção geral.

A participação da população na conservação dos espaços públicos é salientada pelo diretor de Obras. “A conservação e o bom uso dos terminais deve ser apoiado pela população, não pichando ou estragando a estrutura, além de denunciar e, quando necessário, apontar as falhas ao poder público, afinal de contas esses locais funcionam como cartão de visita da nossa cidade”, defende.

Terminal do Guaraituba

Para realizar pedidos de melhorias na infraestrutura de locais públicos, a população pode efetivar as solicitações pessoalmente na sede da Secretaria Municipal de Obras e Viação, na Rua Antônio Francisco Scrok, 337, no Vale Verde. Pelo email: semov@colombo.pr.gov.br ou ainda pelo telefone (41) 3663.2244.

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:

SEMANA DE ALEITAMENTO MATERNO É REALIZADA EM COLOMBO

Prefeitura promove ações, através da secretaria da Saúde, que estimulam o aleitamento materno com o envolvimento de toda a família


A Prefeitura de Colombo, através da Secretaria Municipal da Saúde realizou nesta semana, nas 21 Unidades de Saúde do município, várias ações em comemoração “A Semana Mundial de Aleitamento Materno”. Durante o período aconteceram palestras, oficinas, rodas de conversas com grupo de gestantes e teatro. O intuito foi estimular a amamentação e mostrar a importância desse ato para a mãe e para o bebê.

A campanha foi criada pelo Ministério da Saúde e acontece atualmente em 170 países. No município de Colombo, o tema foi “Apoio a Amamentação: Perto de Mães”. 

Segundo a coordenadora de Ações de Alimentos, Nutrição e Saúde, Eloyse Ceschim, a principal intenção foi incentivar o envolvimento de toda a família no ato da amamentação.


 “Não se trata de algo exclusivo só da mulher, mas é necessário, para que ela e o bebê sintam-se protegidos e confortáveis, que todos ao seu redor se envolvam na hora de amamentar”, declara.



A coordenadora lembra que, de acordo com o Ministério da Saúde o leite materno deve ser o alimento exclusivo do bebê até o sexto mês de vida e de forma complementar até os dois anos.
 

 Com o objetivo de enfatizar esta informação, no dia 07, profissionais da área da saúde apresentaram na Unidade de Saúde da Vila Liberdade, o teatro “Mitos e Verdades Sobre o Aleitamento Materno”.

Profissionais da área da saúde apresentaram na Unidade de Saúde da Vila Liberdade um teatro

Eloyse acrescenta que o leite materno é um dos fatores responsáveis pelo desenvolvimento muscular, neuropsicomotor e da saúde bucal das crianças. Além de reduzir riscos de hemorragia na mãe e auxiliar na prevenção do câncer de colo de útero e câncer de mama. “O organismo da mãe produz o leite na medida exata as necessidades do bebê”, informa.

Proteção

Paralelo a Semana Mundial de Aleitamento Materno a secretaria Municipal da Saúde lançou em Colombo a “Rede de Proteção ao Aleitamento Materno”. O objetivo é divulgar, promover e fortalecer ações relacionadas ao aleitamento materno no município.

Apresentação tratou dos “Mitos e Verdades Sobre o Aleitamento Materno”

As atividades serão promovidas por uma equipe multiprofissional que irá se reunir uma vez ao mês para debater estratégias de divulgação e promover ações de incentivo ao ato da amamentação.

TESTE REPUBLICANO:STF,MENSALÃO E PROPINODUTO TUCANO


STF terá a mesma energia para julgar 
                   o propinoduto tucano? (Foto: ABr)
Cartel bilionário dos trens montado em São Paulo coloca à prova o sentido republicando das instituições e grupos sociais que têm se mobilizado contra a corrupção no último período
 
Às vésperas de o STF reiniciar as sessões sobre a ação penal 470, notícias referentes ao cartel dos trens montado em São Paulo entre 1998 e 2008 colocam à prova o sentido republicano das instituições e grupos sociais que têm se mobilizado contra a corrupção no último período.

Terão a mesma energia ou o ímpeto revelado irá esmorecer, agora que são outros os personagens na berlinda?

Observe-se a equivalência dos dois escândalos. Em um, acusa-se o partido no poder federal de ter desviado algo em torno de R$ 30 milhões para montar um esquema destinado a permanecer no governo em que se encontra há dez anos. No segundo, fala-se em propinas da ordem de R$ 40 milhões para financiar o partido no Executivo estadual paulista há quase duas décadas.


Ao que parece, movido pela convicção de que era necessário aplicar punições exemplares a figuras do PT de modo a desencadear uma onda de renovação moral no país, Joaquim Barbosa conseguiu imprimir ao julgamento do mensalão um sentido de “Operação Mãos Limpas”. Em alguma medida teve êxito, como se pôde ver em junho, com a profusão de bandeiras nacionais nas ruas.
Como os manifestantes são uma faixa da população que dialoga intensamente com os meios de comunicação, cabe observar o comportamento destes nas duas situações.


No caso dos petistas foi evidente, além da farta cobertura, a simpatia ao procedimento radical de Barbosa. Já no que tange ao “affaire” peessedebista, foi preciso que a Folha rompesse, uma semana atrás, um verdadeiro muro de silêncio para que o assunto, praticamente público há anos, alcançasse repercussão em outros veículos importantes do sistema da grande mídia.


Mas tendo furado o bloqueio inicial, como seguirá o acompanhamento de um roteiro que coloca o PSDB em situação dificílima? Exemplo: Geraldo Alckmin afirma que é o primeiro interessado em apurar os fatos, mas bloqueia a criação de CPI na Assembleia Legislativa. Em 2005, a denúncia de Jefferson foi investigada por três CPIs no Congresso Nacional. Será o governador objeto da mesma pressão midiática para aprovar uma?


Se, até o momento, não é explícito o envolvimento direto de altas figuras do PSDB com propinas, registre-se que a tese do domínio do fato, que acabou por prevalecer sob a batuta de Barbosa, prescinde de provas materiais. Basta deduzir que estrutura de tal porte não poderia ser desconhecida pelos que comandavam o aparelho de Estado para propor condenações.


O Movimento Passe Livre já convocou manifestação a respeito do cartel dos transportes para quarta-feira. Estarão lá as bandeiras verde-amarelas?

GAZETA SANTA CÂNDIDA,JORNAL QUE TEM O QUE FALAR

RACHEL SHEHERAZADE É QUEIMADA EM MARCHA DAS VADIAS

Marcha das Vadias’ sai em defesa da mulher em Campina 
  Grande. Boneca representando a âncora Rachel Sheherazade foi queimada por manifestantes

Boneca representando a apresentadora paraibana Rachel Sheherazade foi queimada durante Marcha das Vadias em Campina Grande – PB (Foto: Reprodução/Facebook)

Realizado em seu segundo ano consecutivo, o protesto denominado ‘Marcha das Vadias’ reuniu na manhã deste sábado (10) manifestantes em torno das causas feministas em Campina Grande. Reunindo mais de 200 homens, mulheres, adolescentes e crianças, a ação teve como objetivo atrair atenção para a defesa dos direitos da mulher.

Durante todo o percurso, o grupo também foi acompanhado pelo efetivo da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), que interrompeu o fluxo de veículos nas vias em que seguia a manifestação. Pessoas que transitavam no Centro da cidade também pararam para observar ou dar apoio ao protesto.

Contra a violência doméstica, a favor da livre disposição do corpo, em defesa do aborto e ainda solicitando o julgamento do último acusado do caso que ficou conhecido como ‘estupro coletivo de Queimadas‘ 

(seis homens e três adolescentes já foram sentenciados), os integrantes do protesto seguiram em marcha até o encerramento da passeata na Praça da Bandeira, por volta das 12h30.

“A principal luta é pelo fim da violência contra a mulher, mas todas as pautas do movimento feminista estão incluídas e vários movimentos sociais estão aqui reunidos, para juntar toda a população em torno dessa luta”, afirmou uma das organizadoras Evellyn Lima.

Rachel Sheherazade é queimada

Manifestantes queimaram uma boneca com a imagem de Rachel Sheherazade. A apresentadora do SBT é conhecida por posições conservadoras acerca de temas como política e religião.
com informações da TV Paraíba
GAZETA SANTA CÂNDIDA,JORNAL QUE TEM O QUE FALAR