Movimento da última sexta-feira (14) registrou a presença de aproximadamente 700 pessoas |
3° ato contra o aumento da passagem em Curitiba acontece nesta segund
Além da redução imediata da tarifa dos ônibus, a pauta da manifestação faz referência a opressão e criminalização dos movimentos sociais, a luta pelo passe livre estudantil, a reivindicação de melhorias na mobilidade urbana e repúdio aos gastos do governo federal na Copa do Mundo.
Movimento “Vem para a Janela”
O novo movimento organizado pelo Facebook, titulado de “Vem para a Janela”, faz convite a todos que se posicionam a favor das manifestações, mas tem medo de sair às ruas, a pendurar lençóis brancos nas janelas como símbolo de protesto. De acordo com o texto do evento, a manifestação é uma resposta às autoridades, que dizem que os protestos dos últimos dias são partidários e que não são espontâneos da população. Até o início da tarde deste domingo cerca de 70 mil pessoas confirmaram participação.O movimento reúne grupos como a Organização das Farofadas, Marcha da Maconha, Marcha das Vadias e integrantes de partidos políticos. A manifestação também pretende divulgar a “Farofada pelo Transporte Público”, marcada para o próximo dia 21 de junho.
Manifestações anteriores
Na última sexta-feira (14), cerca de 700 manifestantes protestaram contra o aumento no valor das passagens de ônibus e a violência policial na repressão de protestos em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Os jovens, munidos de apitos, cartazes, narizes de palhaço e baterias, percorreram o centro da cidade.
A primeira manifestação na capital paranaense sobre o aumento das passagens ocorreu na quinta-feira (13) e cerca de 150 pessoas se concentraram na Boca Maldita. Não houve registro de tumultos.
Farofada do Transporte
A 2° Farofada do Transporte está programada para as 18 horas do dia 21 de junho, próxima sexta-feira, e até o começo da tarde deste domingo 19 mil pessoas haviam confirmado presença no evento pelo Facebook. De acordo com informações da página, a mobilização tem como principal queixa a situação do transporte público na capital paranaense.
fonte: Gazeta do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.