segunda-feira, 2 de setembro de 2013

JOVENS CONHECEM PRÁTICAS E TÉCNICAS ECOLÓGICAS DO MUNICÍPIO

Colombo é sede da V Jornada Nacional do Jovem Rural que pretende reforçar a importância da agricultura familiar

Secretário Marcio Toniolo explica a importância da presença dos jovens na agricultura familiar

Mais de 300 jovens de 22 estados do país participam da V Jornada Nacional do Jovem Rural, em Colombo, que este ano tem com tema: os novos caminhos para a agricultura familiar. Estes jovens foram divididos em grupos para a realização das atividades, que contou com uma vasta programação, com palestras, apresentação de painéis temáticos, oficinas técnicas, realização de jogos para a socialização dos participantes e visitas às propriedades rurais de Colombo.
 
Uma destas visitas foi realizada na quinta-feira (29), no sítio Mãe Terra, no bairro Imbuial, onde 40 jovens do grupo total puderem conhecer um pouco mais sobre as práticas e técnicas agro ecológicas do município, como explica o secretário de Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo.

“Cada região do país possui especificidades no modo do plantio e manejo, além de características ambientais, que diferenciam um local de outro, por isso a importância dessa troca de vivências entre os jovens de outras localidades, mostrando a eles também a importância cultural da agricultura familiar na região”, declara.

A visibilidade que a cidade recebe também é um ponto destacado pelo secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Antônio Ricardo Milgioransa. “Possuímos um caráter agrícola muito forte, com muitas propriedades rurais, e com a realização da Jornada Nacional na nossa cidade, mostramos a força do município, valorizando nosso povo”, enfatiza.

Proprietária do Sítio Mãe Terra há 28 anos, Fátima Bianchini, afirma que incentivar essas atividades, para que os jovens visitem as propriedades rurais de Colombo é uma forma de destacar o trabalho feito pelos produtores rurais. “Mostrar para esses jovens, que vem de tão longe, o que fazemos aqui, é uma maneira de valorizar a nossa terra e o nosso trabalho”, defende.

   Jovens de 22 estados participam da V Jornada Nacional do Jovem Rural

A interação e os conhecimentos adquiridos pela troca de experiências são citados como fundamentais na formação dos jovens, como destaca um dos membros do Movimento de Organização Comunitária (MOC), da Bahia, Clécio Geovan Santana. “Através das diferentes vivências, poderemos levar os conhecimentos adquiridos para os nossos estados, além de ver, na prática como é feita a agro ecologia na região”, conta.

O evento irá até está sexta–feira (30), com o encerramento e visitação ao Jardim Botânico em Curitiba. Fizeram parte da organização da Jornada Nacional do Jovem Rural: CEDEJOR – Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural(presente em SC/PR/RS), ARCAFAR SUL – Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (PR/SC/RS), Instituto Souza Cruz (RJ), Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (ES), MOC – Movimento de Organização Comunitária (BA) e SERTA – Serviço de Tecnologia Alternativa (PE).

Fotos: Bruno do Carmo/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.