Professores da Rede Municipal de Ensino participam da capacitação para melhor utilizar a Lousa Interativa nas salas de aula
Utilizar novas tecnologias para interagir com a geração que está nos bancos escolares. Com este propósito, professores do 5º ano, da Rede Municipal de Ensino, que atuam com o projeto “Lousa Interativa” participam de encontros de capacitação durante os dias 25, 26 e 27 de março e nos dias oito, nove, e dez 10 de abril, na Regional Maracanã, Pólo Altair da Silva Lema da UAB (Universidade Aberta ao Brasil).
Trata-se de um recurso multimídia composto por três equipamentos básicos; a lousa magnética confeccionada em madeira com fios de cobre, projetor de imagens e notebook. De acordo com a coordenadora do projeto, professora Patrícia Regina Gueno Catapan, a Lousa Interativa pode ser instalada em uma parede ou em um suporte móvel ligada ao computador por meio do cabo USB. “É muito interessante e útil no aprendizado de nossas crianças. Ainda acompanha a lousa interativa duas canetas eletromagnéticas distintas, uma é utilizada pelo educador e outra pelo aluno, com elas é possível interagir na lousa executando as mesmas funções do mouse. Este projeto foi idealizado pela Prefeitura de Colombo, através da Secretaria de Educação, em parceria com a Positivo Informática”, explica Patrícia. Ela disse ainda que atualmente o município conta com 75 lousas interativas instaladas em 42 escolas municipais, com 98 professores capacitados para utilizá-las. “A Lousa Interativa apresenta oportunidades e desafios tanto para educadores e alunos que já estão acostumados com o uso de novas tecnologias em sala de aula, como para aqueles que ainda não as adotam. Ela alcança diversos tipos de inteligência, porque permite um ensino diferenciado e abrangente para atender as diferentes necessidades dos alunos”, ressalta.
Tecnologia – Para melhor atender uma geração que já nasceu com diversos recursos disponíveis e necessita ser estimulada diariamente, acompanha a Lousa Interativa a instalação do software, denominado ActiveInspire, desenvolvido por uma equipe pedagógica especializada, com diferentes metodologias de ensino e estilos de aprendizagem, como: som, imagens e inúmeros aplicativos a serem explorados por professores e alunos. “A tendência da Lousa interativa é se expandir para as demais séries, para que todos tenham contato com a tecnologia, mesmo às crianças menos favorecidas de nossa comunidade que ainda não conhecem esse avançado sistema”, relata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.