De forma lúdica e criativa projeto incentiva o hábito de ler e estimula o desenvolvimento de valores como ética, solidariedade e amizade
Crianças interagem durante as aulas de literatura |
“Desenvolver o hábito da leitura é algo que deve ser pensado desde o
princípio da vida escolar da criança”, garante a educadora Deníria
Garcia de Lima, ao desenvolver o projeto “A Literatura na Educação
Infantil” com alunos na faixa etária dos quatro anos, que frequentam a
turma do maternal ll, período integral, do Centro Municipal de Educação
Infantil – CMEI Pedacinho do Céu, em Colombo.
Deníria ao propor o trabalho que é realizado três vezes por semana,
afirma que um dos objetivos trata da importância de incentivar o contato
com as obras literárias e apresenta diversos gêneros aos pequenos.
Lembra ainda que precisa ser valorizada a prática da leitura em sala de
aula como momentos preciosos de aprendizagem, interação e diversão para o
educando.
A educadora cita também que descobriu na literatura infantil uma
atividade lúdica e pretensiosa com consequências que asseguram atenção,
sensibilidade e melhor aprendizado. “Tudo isto sem deixar de lado a
diversão”, relatou.
Temas relacionados aos valores humanos exigidos para alcançar êxito
durante a vida profissional, pessoal e sentimental como respeito ao
próximo, ética, solidariedade, valor da amizade e tolerância são
ensinados através de fábulas, contos de fadas e lendas.
Segundo Deníria a encenação do inusitado, do épico e a narrativa de
imagens despertaram interesses por conteúdos da matemática, linguagem
oral e escrita, natureza e sociedade. A educadora acredita que o conto
infantil leva à imaginação, à criatividade e inteligência, pois ao ouvir
uma história, os alunos viajam por um mundo encantado, onde o feio se
torna belo e o sonho se torna realidade. “O trabalho com a literatura
proporciona momentos de interação com o grupo, assimilação de regras e
normas de boa conduta”, destacou.
Depois da contação de histórias alunos desenvolvem trabalhos manuais |
A educadora do CMEI Pedacinho do Céu lembrou que muitas histórias
contadas e criadas pelos alunos refletem situações de seu cotidiano e da
sociedade que estão inseridos.
De acordo com a diretora do departamento de Educação Infantil, da
Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esporte, Áurea Rosa, a
introdução de atividades literárias na segunda infância, de três a seis
anos, estimula o processo de alfabetização da criança e desenvolve
sentimentos de sensibilidade e independência.
Está, é a fase pré-escolar, quando ocorre o maior desenvolvimento das
capacidades motoras e das capacidades mentais como, memória,
inteligência, linguagem e aprendizagem. “A partir da audição dos contos
infantis os alunos adquirem autoconfiança. É importante incentivar
projetos que colaborem com o desenvolvimento de nossos pequenos”,
acredita.
Cantinho da leitura
Ter um lugar especial, onde a imaginação é estimulada, e a principal intenção é despertar o prazer de ler, este é o lugar que as crianças denominam de Cantinho da Leitura. De maneira didática e divertida, Deníria Garcia relata que o ato de ouvir uma história traz experiências no espaço escolar e amplia o convívio social e afetivo.
A educadora percebeu durante o desenvolvimento do projeto que a
partir da audição dos contos infantis as crianças revelaram
autoconfiança e começaram a interagir com os colegas. Para ela,
favorecer o desenvolvimento da criança implica em conhecer e valorizar
as habilidades características de sua faixa etária e propor-lhes
desafios compatíveis.
Atividades como, rodas de histórias, dramatizações, mímicas,
imitações, produções orais e escritas são métodos utilizados para
enriquecer as aulas. A avaliação das aulas de leitura é realizada de
forma contínua ao longo do desenvolvimento do trabalho com atividades
manuais e a participação das crianças.
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